Governo facilita saída de quem recebe Bolsa Família indevidamente

A exclusão é destinada a “quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil”, pessoas que declararam morar sozinhas, mas que moram com a família.



Pessoas que recebem o Bolsa Família de forma indevida podem solicitar sua exclusão do Cadastro Único voluntariamente. A remoção pode ser solicitada no aplicativo do Cadastro Único de segunda a sexta, das 7h às 21h. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em uma portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).


Segundo a pasta, a exclusão é destinada a “quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil”, nome que substituiu o Bolsa Família adotado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).


Podem se retirar do cadastro pessoas que declararam morar sozinhas, mas que moram com a família. A categoria é considerada pelo governo como a maior fonte de fraudes no Bolsa Família. A estimativa do ministério é que 2,5 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício indevidamente. Durante 2023, 5 milhões de pessoas se cadastraram como “morando sozinhas”.


Como fazer


Para excluir o cadastro, basta acessar o aplicativo ou o site do Cadastro Único, clicar em “consulta completa”, depois no botão “voltar” e, no botão vermelho, escolher “cancele o seu cadastro” para confirmar a decisão. A recomendação do MDS é utilizar a versão mais recente do aplicativo. A pasta divulgou um passo a passo para auxiliar os interessados.


Para evitar sobrecarga nos locais de atendimento, o MDS definiu com municípios e estados um cronograma para a averiguação dos cadastros unipessoais, que irá de março a dezembro de 2023. “As pessoas serão avisadas por mensagens de extrato e até mesmo por SMS”, informou a pasta em nota.


BPC


Segundo o ministério, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não estão envolvidos na ação, que também não contempla pessoas em situação de rua. “A partir da exclusão, essas pessoas poderão, sem pressa, buscar os locais de atendimento nas cidades e realizar o cadastramento correto em suas famílias”, disse a pasta em nota divulgada à imprensa.

(Com informações da Agência Brasil)


#Artigo_Semanal_em_20_02_2023

POR QUE MESMO REPLETA DE RECURSOS A CIDADE POLO INDUSTRIAL MARACANAÚ NÃO TEM ESPAÇOS PÚBLICOS E EVENTOS GRATUITOS PARA AS FAMÍLIAS APROVEITAREM OS FERIADOS? COMO A POPULAÇÃO PODE MUDAR ESTA REALIDADE NOS PRÓXIMOS ANOS?

O entretenimento e o lazer são tão importantes para as pessoas, igualmente as outras principais necessidades para se ter qualidade de vida. Por isso é assegurado aos cidadãos o direito ao lazer, segundo a Constituição de 1988. A esfera pública tem que atender a demanda da população com frequência, principalmente uma cidade que tem uma grande arrecadação. É uma injustiça social imensurável Maracanaú não ter espaços públicos tradicionais com um calendário de eventos para as famílias terem entretenimento e lazer nos feriados. Isso, por conta da falta de espírito público e desumanidade do grupo que administra a cidade, há quase duas décadas. De 2005 pra cá, dava para ter urbanizado lagoa (s), ter grande espaços públicos para ser realizados shows, ações globais ou algo parecido, piqueniques, tomar banho, além de ter equipamentos de recreação para as famílias aproveitarem os momentos livres e não ficarem só em casa sem usufruírem do seu direito a lazer, principalmente quem mora numa das cidades que mais arrecada no Estado. Por conta da incapacidade do Gestor Municipal que prefere gastar muitos recursos com as pessoas ligadas diretamente ou indiretamente ao seu grupo político, para se garantir muito tempo no poder. Atitude de quem não mora em Maracanaú, não vivenciando o dia a dia da cidade e não sabendo das reais necessidades da população. DAQUI A CERCA DE 19 MESES OS MARACANAUENSES QUE, EM 2022, 80% DO ELEITORADO NÃO VOTOU NOS CANDIDATOS DO GRUPO DA PREFEITURA PODE POR FIM A UM CICLO DE ESTAGNAÇÃO EM MARACANAÚ? É A OPÇÃO DE SAÍDA DO MARASMO MAIS RÁPIDA? Percebemos que sim, e já estará se completando um ciclo político, que segundo a Ciência Política é de cerca de 20 anos. Que a sensação é de décadas perdidas, pois a população maracanauense foi roubada do seu direito de ter a gestão digna de uma cidade com o perfil de Maracanaú. Se tivesse tido um Gestor Municipal sempre aliado ao Estado, e não um egocêntrico que sempre foi egoísta e só o que fez foi querer derrubar o comando do Estado, nas últimas décadas, não importando com as famílias maracanauenses, que perderam o brilho nos seus olhos na perspectiva de um Maracanaú referência em qualidade de vida, nos últimos 18 anos. 

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários