Novidade! Governo limita a 5% desconto do Auxílio Brasil em empréstimos consignados

A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União e já vale a partir de hoje. Antes, a Caixa estava autorizada a descontar até 40% do benefício para a modalidade


O governo federal fixou limite de 5% no desconto mensal de beneficiários do Auxílio Brasil que contratarem empréstimo consignado. A nova regra foi publicada no Diário Oficial da União e já vale a partir de hoje. Antes, a Caixa estava autorizada a descontar até 40% do benefício para a modalidade.


A nova decisão também estipula teto de 2,5% de juros sobre o empréstimo. Na edição anterior, o teto era de 3,5%


No empréstimo consignado, as parcelas são pagas por meio de desconto direto em folha de pagamento ou do benefício recebido. Como o pagamento é garantido e, portanto, mais seguro, os juros nessa modalidade costumam ser menores.


A nova determinação se aplica a beneficiários que, a partir de hoje, ainda não tenham contraído o empréstimo consignado.


Segundo a portaria, a norma também vale para outros programas federais de transferência condicionada de renda. O texto, entretanto, não cita quais são eles.


O UOL entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social para saber quais são os outros programas contemplados e aguarda retorno.


Auxílio Brasil substituiu Bolsa Família no governo Bolsonaro

O Auxílio Brasil foi desenhado para substituir o Bolsa Família. Foi criado em novembro de 2021 para contemplar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil.


O benefício também substituiu o Auxílio Emergencial pagou durante a pandemia da covid-19 e agregou outros programas - como o Auxílio Esporte Escolar e o Bolsa Iniciação Científica.


Em maio de 2022, teve o valor mínimo fixado em R$ 400. Dois meses depois, seu valor foi reajustado para R$ 600, com a previsão de pagamento garantida até o final daquele ano.

(Com informações do UOL)

#Artigo_Semanal_em_06_02_2023

MAIS UMA QUADRA INVERNOSA TRARÁ MUITO TRANSTORNO EM MARACANAÚ? PORQUE MESMO A PREFEITURA TENHA REALIZADO EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS NAS VIAS PÚBLICAS AINDA ESTAR LONGE DA CONCLUSÃO? O GRUPO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL AINDA NÃO DEIXOU DE SER INCOMPETENTE, AO COMPLETAR MAIORIDADE DE 18 ANOS NO PODER?

Uma cidade Polo Industrial que tem uma grande arrecadação deve ser referência em todas as áreas que compõem os pilares da gestão municipal. Caso nas primeiras dezenas de anos da emancipação da cidade, grupos políticos incompetentes atrofiam o desenvolvimento devido dessa esfera pública, pode muito bem com a vinda de um novo ciclo a cidade ser reconstruída. Já que mesmo um grupo tenha completado a maioridade de 18 anos de gestão de uma cidade ainda não tenha a capacidade de administrar adequadamente, isso porque preferiu se capacitar de como se perpetuar no poder sem merecer, ao usar um "modus operandis" repugnante, de se aproveitar da boa fé do povo, que infelizmente, para uma população maltratada, perdura até completar um ciclo político de uma gestão municipal. NA MAIORIDADE DE 18 ANOS DE UM GRUPO NO COMANDO DE UMA CIDADE DE SUPER ARRECADAÇÃO ERA PARA TER UMA MOBILIDADE URBANA DIGNA DE UMA CAPITAL? Pois é! Era para todas as ruas dos bairros há muito tempo existentes, ser asfaltadas, sinalizadas e com saneamento básico e boa iluminação pública. Era para as vias públicas mais movimentadas já ter uma grande infra-estrutura, há muito tempo, evitando o grande caos a cada quadra invernosa, evitando a penitência que a maioria da população tem que suportar "Pelo o Amor de Deus". Era para ter muitos pontos de paradas de ônibus com cobertura. Um transporte público com mais ônibus e um menor espaço de tempo entre um e outro na tabela de horários. Tendo terminais de ônibus com a integração das linhas urbanas, e um tempo de no mínimo 1h30 para os usuários trocarem de ônibus, o quanto necessitarem, pagando a mesma passagem. CONTUDO MARACANAÚ NÃO TEM NADA DISSO AINDA, MAS POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS NÃO É, E SIM POR MUITA FALTA DE  HUMANIDADE E ÉTICA TAMBÉM. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários