Lava-rápido: como 'escovão' pode detonar seu carro e até montadoras alertam

Pode custar caro se a lavagem for feita do jeito errado. Isso inclui os lava-rápidos - máquinas equipadas com "escovões" que automatizam a lavagem do veículo.


Manter o carro limpo dá uma satisfação enorme para o proprietário, que vê seu possante mais bonito e bem cuidado.


Mas essa prazerosa sensação pode custar caro se a lavagem for feita do jeito errado.


Isso inclui os lava-rápidos - máquinas equipadas com "escovões" que automatizam a lavagem do veículo.


Esse tipo de equipamento certamente traz praticidade e baixo custo ao cliente, mas pode danificar a pintura.


Isso acontece porque as cerdas das escovas são utilizadas para lavar diversos carros todo dia, e é normal que elas acumulem resíduos como sujeira e pedras. Assim, eles podem causar danos ao verniz da pintura, por exemplo.


O manual do proprietário de muitos veículos também faz ressalva quanto ao uso dessas máquinas.


Nesse caso, o alerta é referente ao risco de danos a outras partes do veículo.


A Chevrolet, por exemplo, recomenda a remoção da antena antes da passagem do automóvel pelo lava-rápido


A Honda, por sua vez, recomenda rebater os retrovisores externos.


Como é limpeza automotiva ideal


UOL Carros consultou Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de Repintura Automotiva da PPG, para obter orientações sobre limpeza automotiva.


O especialista recomenda que, antes de passar o carro pelo lava-rápido, o cliente certifique-se sobre o estado de conservação e de manutenção do equipamento, se isso for possível.


Também é preciso observar a qualidade dos produtos de limpeza automotiva. De forma geral, para a lavagem de um automóvel, deve-se utilizar um sabão neutro, com o PH 7, e, de preferência, biodegradável"


Veja outras dicas do especialista e das próprias montadoras:


▪ Ao lavar o carro em casa, procure um lugar com sombra para evitar manchas na lataria causadas pela secagem da água


▪ Use um sabão com PH neutro e nunca passe produtos como solventes na superfície pintada. 


Nunca tente remover sujeiras, lama ou pó com a superfície do veículo seca


▪ Não utilize pano ou esponja secos para remover essas sujeiras, para não riscar a pintura nem os vidros do veículo


Lavadoras de alta pressão devem ser usadas com cautela para não danificar as borrachas de vedação


▪ Evite utilizar essas lavadoras a uma distância inferior a 30 cm da superfície do veículo


▪ O uso de lavadora de alta pressão superior a 80 bar pode levar a danos ou remoção da pintura e adesivos


▪ Seque o carro com flanela de algodão ou microfibra para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura


Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

(Com informações do UOL)


#Artigo_Semanal_em_06_02_2023

MAIS UMA QUADRA INVERNOSA TRARÁ MUITO TRANSTORNO EM MARACANAÚ? PORQUE MESMO A PREFEITURA TENHA REALIZADO EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS NAS VIAS PÚBLICAS AINDA ESTAR LONGE DA CONCLUSÃO? O GRUPO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL AINDA NÃO DEIXOU DE SER INCOMPETENTE, AO COMPLETAR MAIORIDADE DE 18 ANOS NO PODER?

Uma cidade Polo Industrial que tem uma grande arrecadação deve ser referência em todas as áreas que compõem os pilares da gestão municipal. Caso nas primeiras dezenas de anos da emancipação da cidade, grupos políticos incompetentes atrofiam o desenvolvimento devido dessa esfera pública, pode muito bem com a vinda de um novo ciclo a cidade ser reconstruída. Já que mesmo um grupo tenha completado a maioridade de 18 anos de gestão de uma cidade ainda não tenha a capacidade de administrar adequadamente, isso porque preferiu se capacitar de como se perpetuar no poder sem merecer, ao usar um "modus operandis" repugnante, de se aproveitar da boa fé do povo, que infelizmente, para uma população maltratada, perdura até completar um ciclo político de uma gestão municipal. NA MAIORIDADE DE 18 ANOS DE UM GRUPO NO COMANDO DE UMA CIDADE DE SUPER ARRECADAÇÃO ERA PARA TER UMA MOBILIDADE URBANA DIGNA DE UMA CAPITAL? Pois é! Era para todas as ruas dos bairros há muito tempo existentes, ser asfaltadas, sinalizadas e com saneamento básico e boa iluminação pública. Era para as vias públicas mais movimentadas já ter uma grande infra-estrutura, há muito tempo, evitando o grande caos a cada quadra invernosa, evitando a penitência que a maioria da população tem que suportar "Pelo o Amor de Deus". Era para ter muitos pontos de paradas de ônibus com cobertura. Um transporte público com mais ônibus e um menor espaço de tempo entre um e outro na tabela de horários. Tendo terminais de ônibus com a integração das linhas urbanas, e um tempo de no mínimo 1h30 para os usuários trocarem de ônibus, o quanto necessitarem, pagando a mesma passagem. CONTUDO MARACANAÚ NÃO TEM NADA DISSO AINDA, MAS POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS NÃO É, E SIM POR MUITA FALTA DE  HUMANIDADE E ÉTICA TAMBÉM. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários