Conheça seu nível de organização financeira pelo seu comportamento no Carnaval

Pelo seu comportamento no Carnaval, irá avaliar seu nível de organização financeira pessoal, combinado? Então, será feito algumas perguntas e você considere 1 ponto se sua resposta for SIM e 2 pontos para resposta NÃO. Preparado? Vamos lá

Se você está lendo esta coluna sobre Finanças Pessoais em plena segunda-feira de Carnaval, só existem duas possibilidades: ou você é organizado a ponto de não se abalar com os gastos deste período e busca mais informações sobre seu equilíbrio financeiro ou você já está sem grana e ainda nem chegamos na quarta-feira de cinzas.


Em qualquer um dos dois casos, agradeço seu interesse em conhecer um pouco mais sobre este mundo da Educação Financeira. Mas hoje vamos fazer de uma forma diferente. Pelo seu comportamento no Carnaval, iremos avaliar seu nível de organização financeira pessoal, combinado? Então, farei algumas perguntas e você considere 1 ponto se sua resposta for SIM e 2 pontos para resposta NÃO. Preparado? Vamos lá.


  1. Você decidiu o que iria fazer neste Carnaval com pelo menos 6 meses de antecedência?

  2. Por planejar com antecedência, você conseguiu melhores preços em hospedagem, festas e outros?

  3. De repente, há menos de 1 mês, um grupo de amigos te chamou para viajar no Carnaval e que você ficasse tranquilo porque iriam dividir todas as despesas e ficaria super barato?

  4. Nos dias de Carnaval, você não mede esforços ou dinheiro para aproveitar as festas, as bebidas e a alimentação e passa a ter um coração de ouro pagando para seus amigos?

  5. Na quarta-feira de cinzas, você está sem energia e sem dinheiro e já tem que voltar a trabalhar?

  6. Na quarta-feira de cinzas você descansa, porque a vida não é só festa, e volta ao trabalho com foco em resultados e no seu futuro?

  7. O Carnaval para você só termina quando o dinheiro acaba?


VIDA FINANCEIRA EM ORDEM OU DESORDEM?


Pronto. Se você fez mais de 3 pontos, sua vida financeira está em desordem e precisa, com certeza, de uma Educação Financeira pessoal e familiar, antes que engorde a estatística dos inadimplentes.


Mas, se você fez até 3 pontos, parabéns. Você é bastante organizado com suas finanças e, provavelmente, é um investidor e possui reservas financeiras e, ainda assim, conseguiu curtir o Carnaval.


Como a data hoje é festiva, este game foi para nos conscientizarmos com descontração. Mas, preste atenção, os pequenos gastos podem se tornar o grande vilão das grandes dívidas. Aproveite o que ainda resta do Carnaval e siga firme no propósito do equilíbrio financeiro sempre.

Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora Ana Alves - Economista, Consultora, Professora e Palestrante.

(Com informações do Diário do Nordeste)


#Artigo_Semanal_em_20_02_2023

POR QUE MESMO REPLETA DE RECURSOS A CIDADE POLO INDUSTRIAL MARACANAÚ NÃO TEM ESPAÇOS PÚBLICOS E EVENTOS GRATUITOS PARA AS FAMÍLIAS APROVEITAREM OS FERIADOS? COMO A POPULAÇÃO PODE MUDAR ESTA REALIDADE NOS PRÓXIMOS ANOS?

O entretenimento e o lazer são tão importantes para as pessoas, igualmente as outras principais necessidades para se ter qualidade de vida. Por isso é assegurado aos cidadãos o direito ao lazer, segundo a Constituição de 1988. A esfera pública tem que atender a demanda da população com frequência, principalmente uma cidade que tem uma grande arrecadação. É uma injustiça social imensurável Maracanaú não ter espaços públicos tradicionais com um calendário de eventos para as famílias terem entretenimento e lazer nos feriados. Isso, por conta da falta de espírito público e desumanidade do grupo que administra a cidade, há quase duas décadas. De 2005 pra cá, dava para ter urbanizado lagoa (s), ter grande espaços públicos para ser realizados shows, ações globais ou algo parecido, piqueniques, tomar banho, além de ter equipamentos de recreação para as famílias aproveitarem os momentos livres e não ficarem só em casa sem usufruírem do seu direito a lazer, principalmente quem mora numa das cidades que mais arrecada no Estado. Por conta da incapacidade do Gestor Municipal que prefere gastar muitos recursos com as pessoas ligadas diretamente ou indiretamente ao seu grupo político, para se garantir muito tempo no poder. Atitude de quem não mora em Maracanaú, não vivenciando o dia a dia da cidade e não sabendo das reais necessidades da população. DAQUI A CERCA DE 19 MESES OS MARACANAUENSES QUE, EM 2022, 80% DO ELEITORADO NÃO VOTOU NOS CANDIDATOS DO GRUPO DA PREFEITURA PODE POR FIM A UM CICLO DE ESTAGNAÇÃO EM MARACANAÚ? É A OPÇÃO DE SAÍDA DO MARASMO MAIS RÁPIDA? Percebemos que sim, e já estará se completando um ciclo político, que segundo a Ciência Política é de cerca de 20 anos. Que a sensação é de décadas perdidas, pois a população maracanauense foi roubada do seu direito de ter a gestão digna de uma cidade com o perfil de Maracanaú. Se tivesse tido um Gestor Municipal sempre aliado ao Estado, e não um egocêntrico que sempre foi egoísta e só o que fez foi querer derrubar o comando do Estado, nas últimas décadas, não importando com as famílias maracanauenses, que perderam o brilho nos seus olhos na perspectiva de um Maracanaú referência em qualidade de vida, nos últimos 18 anos. 

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários