Ceará registra 5,7 mil afogamentos por ano; Corpo de Bombeiros dá dicas para prevenir acidentes

75% dos afogamentos ocorrem em águas doces, como açudes, cachoeiras, lagoas e rios, com a presença de buracos profundos, pedras, lodo, barro liso e limo como agentes complicadores, que favorecem os acidentes

O afogamento é uma das fatalidades que mais mata em todo mundo: são 500 mil mortes todos os anos. No Brasil, ainda segundo o CBMCE, são registrados cerca de 5.700 óbitos por ano. 75% destes ocorrem em águas doces, como açudes, cachoeiras, lagoas e rios, com a presença de buracos profundos, pedras, lodo, barro liso e limo como agentes complicadores, que favorecem os acidentes.


Por outro lado, cerca de 85% dos afogamentos em praias oceânicas ocorrem nas chamadas correntes de retorno. Quando as águas mais escuras e profundas costumam confundir os banhistas, enganados pela aparência mais calma das águas em relação ao entorno. Na dúvida, “pergunte ao guarda-vidas onde fica o melhor local para a diversão, pois ele conhece muito bem a área que está supervisionando”.


Basta um momento de descuido, ou imprudência, para se envolver numa ocorrência de princípio de afogamento. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) elaborou uma lista com dicas que ajudam a prevenir esse tipo de ocorrência. “Aprender a nadar é uma das melhores maneiras de prevenir”, sugere os Bombeiros.


Outras dicas valiosas são nunca utilizar álcool, ou drogas, e, antes de entrar na água, conhecer a profundidade, a correnteza, a temperatura e outras condições relevantes. O uso de bebidas alcoólicas, por exemplo, afeta os reflexos e a habilidade de nadar; já as condições da água podem ser conferidas previamente em sites e aplicativos gratuito, como o app da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que traz a tábuas de marés.


“Sempre nadar com um parceiro, ou em grupo, especialmente em águas profundas, ou com correntezas fortes”; e “usar colete salva-vidas, conforme idade e tamanho, quando estiver participando de atividades aquáticas”, são outras dicas valiosas que a corporação oferece aos banhistas. “As crianças precisam ser supervisionadas de perto quando estiverem na água, mesmo se estiverem usando coletes salva-vidas”, complementa o Corpo de Bombeiros.


Acionamento

Ao acionar os guarda-vidas do CBMCE, pelo 193, busque manter a calma e responda as perguntas do atendente. As perguntas mais frequentes são quanto ao tipo de ocorrência, a localização exata da emergência, o número de vítimas e características gerais do evento.

(Com informações do Ceará Agora) 


#Artigo_Semanal_em_06_02_2023

MAIS UMA QUADRA INVERNOSA TRARÁ MUITO TRANSTORNO EM MARACANAÚ? PORQUE MESMO A PREFEITURA TENHA REALIZADO EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS NAS VIAS PÚBLICAS AINDA ESTAR LONGE DA CONCLUSÃO? O GRUPO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL AINDA NÃO DEIXOU DE SER INCOMPETENTE, AO COMPLETAR MAIORIDADE DE 18 ANOS NO PODER?

Uma cidade Polo Industrial que tem uma grande arrecadação deve ser referência em todas as áreas que compõem os pilares da gestão municipal. Caso nas primeiras dezenas de anos da emancipação da cidade, grupos políticos incompetentes atrofiam o desenvolvimento devido dessa esfera pública, pode muito bem com a vinda de um novo ciclo a cidade ser reconstruída. Já que mesmo um grupo tenha completado a maioridade de 18 anos de gestão de uma cidade ainda não tenha a capacidade de administrar adequadamente, isso porque preferiu se capacitar de como se perpetuar no poder sem merecer, ao usar um "modus operandis" repugnante, de se aproveitar da boa fé do povo, que infelizmente, para uma população maltratada, perdura até completar um ciclo político de uma gestão municipal. NA MAIORIDADE DE 18 ANOS DE UM GRUPO NO COMANDO DE UMA CIDADE DE SUPER ARRECADAÇÃO ERA PARA TER UMA MOBILIDADE URBANA DIGNA DE UMA CAPITAL? Pois é! Era para todas as ruas dos bairros há muito tempo existentes, ser asfaltadas, sinalizadas e com saneamento básico e boa iluminação pública. Era para as vias públicas mais movimentadas já ter uma grande infra-estrutura, há muito tempo, evitando o grande caos a cada quadra invernosa, evitando a penitência que a maioria da população tem que suportar "Pelo o Amor de Deus". Era para ter muitos pontos de paradas de ônibus com cobertura. Um transporte público com mais ônibus e um menor espaço de tempo entre um e outro na tabela de horários. Tendo terminais de ônibus com a integração das linhas urbanas, e um tempo de no mínimo 1h30 para os usuários trocarem de ônibus, o quanto necessitarem, pagando a mesma passagem. CONTUDO MARACANAÚ NÃO TEM NADA DISSO AINDA, MAS POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS NÃO É, E SIM POR MUITA FALTA DE  HUMANIDADE E ÉTICA TAMBÉM. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários