Carnaval exige cuidados extras para evitar acidentes ortopédicos

Também é preciso ficar atento com as crianças e com os idosos que adoram pular carnaval. Quedas e entorses neste período do ano também são comuns

Além dos cuidados já conhecidos como não dirigir bêbado, não transar sem camisinha e beber com moderação, os dias de folia também alertam para os cuidados com os acidentes ortopédicos.


A presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dra. Christine Maria Muniz,explica que também é preciso ficar atento com as crianças e com os idosos que adoram pular carnaval.


“A casa neste período também deve ter iluminação adequada para os idosos, retirar tapetes e demais obstáculos do caminho. As crianças, independente da idade, precisam de atenção permanente de um adulto, para que os momentos de diversão não representem perigo, principalmente em ambientes com escadas e janelas sem proteção”, explica Christine.


Quedas e entorses neste período do ano também são comuns. “Uso de salto alto não é recomendado, uma vez que pode favorecer o desequilíbrio e exigir muito da musculatura resultando em dores nos membros inferiores, lesões musculares, distensões de coxa e panturrilha, desconforto na coluna, como também favorecer entorses nos pés, tornozelo e joelho”, detalha a presidente da Coomtoce.


Uma dica importante é quem quiser curtir o carnaval em paz e sem dores, utilizar compressas geladas. Outra opção é congelar água dentro de uma garrafa pet e movimentá-la com a sola dos pés. Escalda-pés de 20 minutos e massagem são mais algumas alternativas. É importante reforçar que, se as dores permanecerem, o ideal é procurar a ajuda rápida de um especialista.

(Com informações do Jornal Jangadeiro)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_02_2023

SÓ O ESTADO MESMO COM UMA EVENTUAL INTERVENÇÃO EM MARACANAÚ, A POPULAÇÃO VAI TER UM TRANSPORTE PÚBLICO DIGNO DE CIDADE DE MAIS DE 200 MIL HABITANTES? A MUDANÇA PODE ACONTECER NAS LINHAS METROPOLITANAS, COM A CHEGADA DE OUTRA EMPRESA, PARA RECEBER O PASSE LIVRE QUE O GOVERNADOR JÁ ESTAR NEGOCIANDO PARA A GRATUIDADE VIGORAR O MAIS BREVE POSSÍVEL; POIS, PERCEBE-SE QUE A VIA METRO É INCAPAZ DE EVITAR AINDA MAIS SUPERLOTAÇÃO QUE VIRÁ POR AÍ? É possível ter uma gestão pública capaz e ética para colocar um transporte público que atenda a população de forma digna. Uma cidade Polo Industrial, com centenas de milhares de habitantes, não deve ter só uma empresa de transporte público, que há décadas nunca atendeu a população devidamente. Frota sucateada, grande demora para passar um ônibus na parada, muitos motoristas necessitando capacitação para atender adequadamente os passageiros, sem terminais na cidade para a integração, etc, isso prejudica demais milhares de passageiros diariamente. Mesmo a passagem de valor muito alta, termina ano e começa ano, o sofrimento dos usuários de ônibus permanece entre os maracanauenses. SE NÃO BASTASSE, PODE PIORAR MUITO, EM BREVE, COM O PROGRAMA ESTADUAL DE GRATUIDADE DE PASSAGENS, PREJUDICANDO MAIS AINDA QUEM ANDA DE ÔNIBUS JÁ UM BOCADO DE ANOS? Subentendemos que sim, porque quem acredita que a única empresa de ônibus em Maracanaú, de uma hora para outra, vai mudar da água para o vinho? E transformar o Sistema de Transporte Público de Maracanaú? Quem acredita que o gestor municipal que sempre esteve na oposição ao Governo do Estado vai dar outra concessão a outra empresa de transporte público para contribuir para o sucesso do programa de gratuidade do novo governo estadual? Pois fazer o melhor para a população, já-se sabe, há 18 anos, que parece não é primeiro plano do grupo que está na Prefeitura, pois se fosse, a cidade de Maracanaú nunca tinha se estagnado, e imagine como poderia ser o transporte público, saúde, educação, desenvolvimento social e econômico maracanauense se viesse tendo muitas parcerias com o governo do Estado de 2005 pra cá? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários