Rotina nas férias escolares: crianças precisam de horários definidos, refeições nutritivas e atividades estimulantes; veja dicas

Especialistas ouvidos alertam que é preciso colocar regras e limites e dão orientações de como otimizar o período de férias para que a volta às aulas não seja um processo traumático


Assim como em outras famílias, na casa da dentista Tathiany Almeida, que mora no Rio de Janeiro, a rotina de Davi, de 9 anos, muda nas férias escolares. "Fica mais flexível. Eu permito que meu filho assista à TV ou jogue videogame até mais tarde e durma um pouco mais tarde também", conta.


Comuns nesse período, essas pequenas mudanças no dia a dia dos pequenos não representam um problema, mas especialistas ouvidos pelo g1 alertam que é preciso prestar atenção a alguns pontos para garantir que as férias sejam mais proveitosas e facilitar na volta às aulas. Confira as dicas abaixo:


1 - Orientações sobre a rotina nas férias


Segundo o psicólogo infantil Luiz Carlos de Azevedo, as crianças precisam:


Dormir em horários regulares, pelo menos 8 horas por noite, e ter horários para dormir e acordar.

Fazer atividades estimulantes física e mentalmente.

Ter refeições balanceadas e nos horários adequados.

Evitar ficar em excesso na frente de telas, como celulares e tablets.


2 - Horários das refeições


Com a mudança na hora de as crianças irem pra cama, o horário das refeições também costuma sofrer alterações durante as férias.


É como acontece, por exemplo, com o filho de Tathiany: "A alimentação também fica mais flexível nos horários. Por exemplo: café da manhã é mais tarde, às 9h30. Com isso, damos mais tarde o almoço, às 13h30, e o jantar, às 20h30. Apesar das mudanças de horário, mantemos sempre a rotina da alimentação saudável", explica.


A nutricionista familiar Rachel Francischi vê como natural a mudança no horário das refeições durante as férias, mas faz as seguintes recomendações:


Não pular refeições.


Nem exagerar nos alimentos com baixo valor nutricional e, por isso, as crianças não podem ter acesso livre aos alimentos.


Produtos industrializados podem ser consumidos desde que inseridos em uma refeição bem estruturada.


O único item a que a criança deve ter acesso indiscriminado é água.


As crianças precisam fazer de 4 a 5 refeições por dia e sempre respeitando as necessidades nutricionais. Isso garante que elas tenham disposição e foco, e ajuda até no crescimento físico

— Rachel Francischi, nutricionista familiar


A nutricionista Gisele Haiek, pós-graduada em nutrição clínica funcional, destaca ainda a importância de os pais darem o exemplo na alimentação.


"Não adianta os pais falarem que a criança precisa comer mais frutas, beber mais água, comer mais salada se eles mesmos não fazem isso, se acabam exagerando no álcool e deixando a atividade física de lado, e não se preocupam com horário para dormir e acordar. As crianças são mais ensinadas pelo exemplo do que por instruções", observa.


3 - Brincadeiras e atividades lúdicas


Outro foco de atenção nas férias é em relação às atividades e brincadeiras. No caso de Tathiany, ela incentiva o filho a passar um tempo ao ar livre, brincando na piscina ou jogando futebol com os amigos. "E, à noite, antes de dormir, por volta das 22h, mantenho o hábito da leitura de um livrinho. Ele adora!", diz.


A psicopedagoga Aline Silveira König, que é vice-diretora do Colégio Leonardo da Vinci Beta, em Porto Alegre, aprova esse cuidado.


"Nas férias, as crianças e adolescentes devem ter uma rotina mais lúdica, com atividades ligadas às artes, aos esportes ao ar livre e oportunidades para descobrir e explorar novas habilidades", explica.

Aline também lembra que há uma série de atividades que podem ser feitas dentro de casa e em família que são positivas para os estudantes no período sem aulas, tais como:


Jogos e brincadeiras que não estão inseridos no dia a dia do período de aulas; e

Sessões de filme (sem esquecer de estipular um limite de tempo na frente das telas).


"O que a criança precisa entender é que dá para se divertir, aprender e aproveitar mesmo não estando com um celular e, em geral, estes aprendizados são muito mais profundos e positivos", avalia o psicólogo infantil Luiz Carlos de Azevedo. 


4 - Volta à rotina


Mais próximo ao retorno das aulas, a psicopedagoga Aline Silveira König ressalta que é importante que toda a família retome os combinados anteriores, como horário das refeições, hábitos de sono e de estudos e demais atividades do dia a dia.


Segundo Luiz Carlos de Azevedo, a volta ao ritmo deve ser gradual e natural. "Já é difícil para os adultos passarem por uma mudança nos afazeres do dia a dia. Imagine, então, para uma criança", pondera.


Além disso, o profissional lembra que é preciso tratar como "normal" a volta às aulas para que a criança não veja o momento como negativo.


"Estudar não é punição e os pais podem ajudar a criança a lembrar que é divertido aprender, que é na escola onde os filhos vão rever os amigos e que tudo isso faz parte de algo positivo", diz.

Com informações do G1. 



#ARTIGO_SEMANAL_EM_02_01_2023

APÓS MAIS UM ANO DA VOLTA DO GESTOR MUNICIPAL A PREFEITURA CONTINUA O FESTIVAL DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS EM MARACANAÚ; ISSO DEU VITÓRIA A 3ª VIA EM 2022 E A SUA CHEGADA AO PALÁCIO DO JENIPAPEIRO NÃO PASSARÁ DE 2024?

Mesmo que com o tempo as pessoas podem mudar para melhor, há quem não muda, pior ficam é pior. Parte dessas ficam cegas no poder enquanto o seu modelo que só é bom para seu grupo dê certo. Em Maracanaú, passou mais um ano do atual mandato municipal e é mais perceptível que a população maracanauense caiu mesmo no "conto do vigário" a dar oportunidade ao chefe do grupo que está na Prefeitura há 20 anos voltar ao poder. Pois o que dava receio a muita gente, assim que ele assumiu há dois anos, se conclui, que é igual a 2005, foi só um show de promessas mesmo. Com isso, depois só muita indignação de uma grande parte da população, por perceber que pouco foi cumprido. Isso porque o chefe do grupo político que estar há 18 anos, de forma egoista, prejudicou a cidade ao ser sempre oposicionista ao Governo do Estado e em muitos anos sendo oposição do Governo Federal. E vai continuar. ENTÃO O QUE PODE SE PERCEBER DE BOM NESSA VIRADA DE ANO EM MARACANAÚ FOI A CHEGADA DA 3ª VIA NO LEGISLATIVO ESTADUAL E AGORA É CONTAGEM REGRESSIVA PARA ASSUMIR A PREFEITURA DAQUI HÁ DOIS ANOS TAMBÉM? Sim! Porque nas eleições gerais em 2022, 80% do eleitorado maracanauense muito cansado de tanta enrolação do grupo robertista deu uma demonstração que caminha mesmo para não passar de 2024, a colocação da 3ª VIA na Prefeitura. Pois foi demonstrado também que a 2ª VIA não é bem vista para voltar à Prefeitura depois de decadas, com a votação pífia desta em Maracanaú, em 2022. QUE O QUE ARRANCA SUSPIRO DOS MARACANAUENSES É UMA ALTERNÂNCIA DE VERDADE COM UM GRUPO ADVINDO DO MEIO DO POVO, QUE HÁ DECADAS VIVENCIA MARACANAÚ 24 HS POR DIA. Iniciar um Ano Novo dessa forma, percebe-se que foi a melhor sensação que aconteceu com os maracanauenses na entrada de ano, ultimamente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários