Como ser bem-sucedido em processos seletivos? Veja dicas

Ter uma oportunidade! Ser convidado é apenas a ponta do iceberg, mas aproveitar bem esse momento também é de suma importância para que a oportunidade não escape de seus dedos


Se você está fora do mercado de trabalho, é comum ficar ansioso para participar de um processo seletivo. Ter uma oportunidade! Ser convidado é apenas a ponta do iceberg, mas aproveitar bem esse momento também é de suma importância para que a oportunidade não escape de seus dedos. Neste post, seguem algumas dicas para que você seja bem-sucedido e tenha mais chances entrar no jogo e passar de fase. Vamos entender?


ANTES DO PROCESSO…


Processos seletivos, normalmente, são compostos por várias etapas. Alguns utilizam plataformas online, como a Gupy, por exemplo. Entender como utilizar este tipo de tecnologia é o primeiro passo para estar à frente nos processos seletivos.


Ao procurar vagas em qualquer uma delas, verifique com cuidado as informações do anúncio da vaga para que sua candidatura seja coerente com o que você realmente deseja. Com certeza, você avançará com mais facilidade nas fases do processo e terá mais segurança na hora da entrevista.


Manter o seu currículo e o Linkedin atualizados é imprescindível. Em cada experiência profissional, elenque suas atribuições, mas enfatize, também, os resultados que você conquistou. Inclua referências relevantes sobre o seu trabalho e, além disso, cuidado com os erros de ortografia e de gramática. Você pode analisar o seu currículo em um corretor ortográfico e gramatical gratuito.


Evite se candidatar em vários processos seletivos sem avaliar se realmente está disposto a assumir os desafios anunciados e se a vaga está alinhada com a sua experiência e a sua qualificação.


DURANTE O PROCESSO…


Se você foi convidado para participar de entrevista, fique atento às dicas elencadas abaixo. Elas o apoiarão para que você passe para a próxima fase:


1- PESQUISE SOBRE A EMPRESA CONTRATANTE


Um recrutador reconhece um candidato que pesquisou sobre a empresa. Isso demonstra interesse pela vaga e uma postura proativa. Além disso, conhecer a empresa contratante o ajudará a conectar sua experiência ao nicho de mercado em que a contratante atua.


Visite as redes sociais da organização, site, e, se possível, converse com colegas que trabalharam ou trabalham no local. Estude segmento de atuação, produtos ou serviços que a empresa oferece e quais são os seus principais programas.


2- ANALISE O SEU CURRÍCULO E VEJA COMO A SUA EXPERIÊNCIA PODE AGREGAR VALOR AO NEGÓCIO DA CONTRATANTE


Se você tem experiência como consultor de vendas de serviços e a contratante foca a venda de produtos, analise os pontos comuns entre as duas funções e exponha como você pode agregar valor à empresa. Isso valorizará os seus pontos fortes. Em contrapartida, seja humilde para se mostrar aberto a desenvolver novas habilidades.


3- OUÇA COM ATENÇÃO


Ouça a pergunta do entrevistador com atenção plena para não correr o risco de responder algo totalmente diferente. Não deixe o nervosismo tomar conta. Respire fundo e se concentre.


4. SAIBA VENDER A SUA IMAGEM PROFISSIONAL, MAS CUIDADO COM A ARROGÂNCIA


Apresente quem você realmente é para o entrevistador e explique porque é a melhor opção para a vaga. Antes de participar da entrevista, prepare uma apresentação curta, que reúna os seus pontos fortes, as suas conquistas, os seus objetivos profissionais, e treine. Demonstrar segurança ao falar de si atrai a atenção.


Evite desconsiderar a contribuição dos outros na sua trajetória profissional. Ninguém evolui sozinho e reconhecer quem fez parte de sua evolução demonstra humildade.


5. EVITE FALAR MAL DE ANTIGOS GESTORES E EMPREGADORES


É comum ser indagado sobre os motivos de transição entre empresas. Nesse caso, evite demonstrar rancor ou falar mal da empresa na qual trabalhou.


Se a empresa o demitiu, é mais fácil responder. Você pode dizer que foi devido a uma reestruturação, por exemplo. Mas se você pediu demissão, e o motivo envolve questões delicadas, tais como: assédio moral, incompatibilidade com o líder, desconexão com a empresa, entre outras, seja sincero sem ser antiético. Elenque os motivos que o levaram a essa decisão e, preferencialmente, correlacione-os aos seus valores e aos seus objetivos profissionais.


6- FAÇA PERGUNTAS INTELIGENTES


Demonstre interesse pela empresa e pela vaga à qual está concorrendo, mas cuidado com as perguntas inconvenientes, tais como detalhes da remuneração e dos benefícios. Se o anúncio da vaga não deixou claras essas informações, e o empregador tiver dúvidas quanto a sua pretensão salarial, certamente fará essa pergunta ao final da entrevista.


Sinta o ritmo da conversa para perceber o momento certo de fazer seus questionamentos. Pergunte sobre o momento da empresa, as expectativas do empregador ou sobre as próximas etapas da seleção.


7. ESTEJA DISPOSTO A DAR UM PASSO ATRÁS PARA AVANÇAR DEPOIS


Quando o profissional atuou nos seus últimos empregos, em cargos de gestão ou de assessoria, é comum o apego a essa posição e a não aceitação em cargos de nível hierárquico menor.


Nestes casos, o profissional deve se questionar se não é o caso de dar um passo para trás para depois avançar, quando estiver dentro da organização. Principalmente nos casos em que o candidato não tem reserva financeira, escolher demais pode prejudicar a estabilidade da família e a sua saúde mental.


8. TENHA FOCO NA HORA DAS DINÂMICAS E DOS TESTES


Não deixe a ansiedade e o nervosismo atrapalharem a sua concentração na hora de fazer os testes e/ou participar das dinâmicas. Preste atenção às orientações do recrutador para que seu desempenho seja satisfatório. Evite distrações, principalmente nas as redes sociais.


APÓS O PROCESSO...


9. SEJA GRATO PELA OPORTUNIDADE


Independentemente do resultado do processo, seja grato. Se foi aprovado, demonstre gratidão e se informe sobre os próximos passos. Se não foi dessa vez, agradeça a oportunidade e se coloque à disposição. Essa postura pode abrir portas em outras seleções.


10. APRENDA COM O PROCESSO


Se você não foi aprovado, aproveite o momento para aprender e se qualificar melhor para o próximo momento. Analise o aconteceu em cada etapa, faça uma autocrítica e defina ações de melhoria. Reflexão: o que preciso melhorar/desenvolver para estar mais próximo do que desejo profissionalmente?


Nesta coluna, trarei para você assuntos relacionados a carreira, liderança, coaching e tendências sobre os assuntos. Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando este post ou enviando mensagem para o meu Instagram: @delaniasantoscoach.

(Com informações do Diário s9 Nordeste)


#Artigo_Semanal_em_23_01_2023

MAIS UM EMPRÉSTIMO É O MOTIVO DA VIAGEM PARA O EXTERIOR DO GESTOR MUNICIPAL NÃO NÉ? JÁ NÃO BASTA OS DOIS COM O BID E UM BANCO BRASILEIRO? DE R $ CENTENAS DE MILHÕES QUE DEVE SER HERANÇA MALDITA PARA O EVENTUAL NOVO CICLO A PARTIR DE 2025 EM MARACANAÚ

Um gestor público tem o dever de quando se licencia para fazer uma viagem internacional, durante semanas, deixar bem explicado o que vai fazer. Não só dizer que vai a busca de negócios para a cidade que administra. Principalmente quando o grupo político que ele comanda deixa muito a desejar, e estar só a alguns anos do final do seu ciclo numa gestão municipal. Levando em conta que um ciclo político dura cerca de 20 anos, segundo a Ciência Politica. SERÁ EMPRÉSTIMO PARA FAZER UM ESTÁDIO DE VERDADE PROMETIDO HÁ QUASE 20 ANOS PELO DITO CUJO GESTOR? Duvido não, se for, pra que isso, já que deve ter gasto de R $ 15 à 20 milhões em um estádio inacabado e num time de futebol, durante 18 anos, em vez disso poderia ter feito um empréstimo em 2005 e com dois anos depois ter entregado o terceiro maior estádio multiuso do Estado a população maracanauense, perdendo só para o PV e o Castelão. Estádio Almirzão e/ou Dutrão servindo também para os eventos religiosos, culturais, etc. Atendendo todos os gostos das dezenas de milhares de maracanauenses. EM VEZ DE UM EVENTUAL EMPRÉSTIMO O QUE DEVE SER BUSCADO PARA MARACANAÚ, LA NO EXTERIOR? Complicado! Para a atual gestão e seu grupo político. Porque o que tem para mostrar de realização em 18 anos de gestão para atrair os investimentos? Que garantia vai ser dada que o atual grupo político no comando de Maracanaú há 18 anos vai contrariar a Ciência Política e esticar um ciclo politico para 4 anos a mais do que duas décadas já no poder? Então, o melhor a ser feito já há dois anos que o chefe do grupo político voltou a prefeitura de Maracanaú já era para estar acontecendo há dois anos. Que era ter deixado de contratar com altos salários centenas de amigos de políticos de fora, ter deixado de contratar os amigos que moram mesmo em Maracanaú, mas sem a necessidade destas contratações. Ter aplicado os recursos públicos; em áreas que são as prioridades numa gestão municipal competente. Aí a cidade estaria desenvolvida como deveria, e sem ter necessidade de empréstimos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários