Conheça os sintomas e as causas do Ataque Isquêmico Transitório sofrido por Didi

A doença, que era pouco conhecida, chamou a atenção da população, afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil casos de AIT são diagnosticados anualmente somente no Brasil

Recentemente o comediante Renato Aragão, conhecido popularmente por Didi, sofreu um episódio de Ataque Isquêmico Transitório (AIT). A doença, que era pouco conhecida, chamou a atenção da população, afinal, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 150 mil casos de AIT são diagnosticados anualmente somente no Brasil. De acordo com a neurocirurgiã Danielle de Lara, o Ataque Isquêmico Transitório é considerado um mini Acidente Vascular Cerebral (AVC).


“A condição acontece quando uma artéria cerebral entope e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento). A principal diferença entre AIT e AVC, é o tempo, o AIT ocorre de forma temporária e costuma durar menos de meia hora ou até 24 horas, sendo que após esse tempo o paciente recupera as funções neurológicas”, explica


A neurocirurgiã alerta que o AIT começa com sintomas de AVC. “Por mais que a condição tenha chamado a atenção da população recentemente por conta da internação do comediante Didi, é importante lembrar que o ataque isquêmico transitório é bastante frequente, apesar de muitas vezes não diagnosticado”, alerta.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o AIT pode preceder o AVC isquêmico em uma parcela que vai de 9,4% a 26% dos casos. “Após o primeiro caso, o risco do AIT reverter para AVC é grande”, comenta Danielle.


Sintomas e causas do Ataque Isquêmico Transitório


A especialista explica que as causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. “Isso pode ocorrer por alguns motivos, como colesterol alto, pressão alta, anomalias cardíacas ou estresse agudo”, esclarece.


“Vale reforçar que o ataque isquêmico transitório acontece de repente, por isso ficar atento aos sintomas é muito importante. Os sintomas dependem da localização e do tempo em que o cérebro deixa de receber sangue e oxigênio e podem ser vertigem súbita, fala enrolada, dificuldade de mover braços ou pernas, desequilíbrio e visão dupla”, alerta.


Danielle lembra que o AIT tem tratamento e cura dependendo da causa. “O paciente que sofreu um AIT deve ficar em constante observação médica, já que este é um dos principais fatores de risco para o AVC”, conclui a neurocirurgiã.

Com informações do GC MAIS.


#Artigo_Semanal_em_12_12_2022 POR QUE O ATENDIMENTO DA UPA PAJUÇARA, MESMO A GESTÃO SENDO AGORA DA PREFEITURA, PODE SER UMA TROCA DE SEIS POR MEIA DUZIA?

Quando há um município que não realiza a devida gestão pública, não dá para sair logo comemorando quando a Prefeitura assume uma Unidade de Saúde - que antes era administrada por uma empresa; o Estado e a dita Prefeitura. Em Maracanaú, há 18 anos, a Prefeitura deixa muito a desejar no atendimento no Hospital Municipal e nos postos, por isso não dar pra acreditar que agora que a gestão municipal vai assumir a UPA Pajuçara no lugar da PROVIDA vai ser melhor o atendimento? Que vai servir mais só para os amigos dos políticos e servidores públicos do grupo Robertista? O QUE PODE ESTAR POR TRÁS DESTA MUDANÇA? Interesse político? Outros grupos políticos de Maracanaú estariam sendo beneficiados? Ou possivelmente seria a partir de agora, a dois anos da eleição municipal que deve ser a mais acirrada do século, em Maracanaú. Que o grupo Robertista estaria "cortando as asas" de um ou mais grupos políticos que podem encher a UPA de recursos públicos, que passaria atender mais a oposição em Maracanaú? Ou é estratégia para tentar reduzir o aumento do desgaste que deve culminar com o fim do ciclo Robertista em 2024? A UPA era para desde quando foi inaugurada ter tido uma fiscalização rígida da Prefeitura e a cobrança para a empresa que administrava ter realizado um melhor trabalho. Pois é sabido que há muito tempo o atendimento da UPA é abaixo da crítica. Dava para ter tido uma melhor parceria da UPA com o Hospital Municipal, desta forma tinha evitado o grande numero de mortes nos últimos dois anos e meio. ENTÃO, MESMO O GRUPO DA PREFEITURA, MUITO TARDE, TENHA TOMADO UMA ATITUDE RADICAL, NÃO DEVE SE LIVRAR DO AJUSTE DE CONTA EM 2024? Exatamente! Porque chega da população maracanauense não ter uma gestão municipal digna de uma das cidades polos industriais que mais arrecadam nas regiões metropolitanas do Nordeste, que o cúmulo foi o grande número de pessoas que morreram na UPA Pajuçara. Era para ter tido o maior investimento municipal, e ter se tornado referência no atendimento durante a Pandemia, mas quem não se lembra, o prefeito fez foi sumir e trocava de secretários de saúde, mais que não sei o que, não se importando com milhares de famílias que perderam seus ente queridos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários