Novas regras para carne moída entram em vigor em todo o país


Começam a valer hoje, 1º, novas normas definindo identidade e qualidade para a venda de carne moída. Entre as medidas, que deverão ser implementadas pelos estabelecimentos no prazo de um ano, figura a que determina que o produto seja embalado imediatamente após a moagem em pacotes de até um quilo.


Além disso, não será permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.


Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão vale para estabelecimentos e indústrias que produzem carne moída, e não se aplica a supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.


As mudanças têm, entre seus objetivos, o de modernizar processos produtivos e procedimentos industriais. O novo regulamento visa garantir a segurança dos produtos, além de dar mais transparência aos consumidores.


“É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda”, explicou o ministério.


Resfriamento

A mesma portaria estabelece que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser “exclusivamente carne”, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. São proibidas a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.


A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0ºC e 4ºC. Já a temperatura máxima da carne moída congelada é de -12ºC.

Com informações do CN7.

#Artigo_Semanal_em_31_10_2022

MARACANAÚ: GRUPO DA PREFEITURA SERÁ O PRÓXIMO A NÂO SE REELEGER? APÓS AS DERROTAS, NAS ELEIÇÕES 2022, DO CANDIDATO A GOVERNADOR E A PRESIDENTE, ALÉM DE SÓ 20% DOS MARACANAUENSES TER VOTADO EM SEUS DEPUTADOS

Toda cidade tem o seu futuro atrelado ao resultado das eleições que acontecem de dois em dois anos. Em Maracanaú, ultimamente os resultados demonstram que não foram bons para o grupo que estar na Prefeitura. Os maracanauenses continuarão tendo severa consequência, com Maracanaú não sendo aliada ao Estado e a União, após a derrota dos dois capitães. Entretanto, a baixa votação dos deputados do grupo Robertista foi boa para a maioria da população que não aguenta mais ser governada por um mesmo grupo desde 2005, que cada vez mais é um empecilho no desenvolvimento de Maracanaú. Com só 20% do eleitorado maracanauense ainda votando nos deputados robertistas, sinaliza que em 2024 também pode não ter reeleito em Maracanaú. O que será tudo que grande parte da população deseja. Contudo, até lá, durante dois anos, Maracanaú pode continuar sem a saúde, educação, geração de emprego, mobilidade urbana, infraestrutura, etc condizente com uma cidade que estar no Top 5 da arrecadação dos 184 municípios do Ceará. Não se sabe como a cidade vai estar em 2024,, quando a expectativa é que vai ser dado um fim num grupo que atrasou Maracanaú por quase 8 mil dias. Para a indignação dos maracanauenses, está sendo demonstrado que nem sempre dinheiro é tudo, caso não se tenha competência e ética para aplicá-lo da forma devida. FOI ANTIÉTICO E INCOMPETENTE O GESTOR QUE EM GRANDE PARTE DE DUAS DÉCADAS NÃO SE ALIOU COM O GOVERNADOR E O PRESIDENTE. Isso porque o chefe do grupo político que sempre pareceu querer mais era derrubar os FGs e ganhar uma eleição estadual, até que esse dia chegou, mas quis o destino que eaae gestor não ganhasse nada com isso e só prejudica mais ainda Maracanaú que continuará sem ter muitos investimentos do Estado e da União. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários