Ceará registra maior chuva do Brasil pela terceira vez em novembro; veja previsão para o feriado

Ao todo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 45 cidades. Os dados parciais podem sofrer alteração até o final do feriado.



Pela terceira vez em novembro, uma cidade cearense registrou a maior chuva do Brasil para o intervalo de 24 horas. Entre as 7 horas de domingo (13) e 7 horas desta segunda (14), o município de Caririaçu, no Sul do Estado, acumulou pluviometria de 171 milímetros.


Entre domingo e segunda-feira, outras duas cidades também tiveram chuvas acima de 100 milímetros: Aurora, com 123.6 milímetros, e Granjeiro, 117 mm. Ao todo, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 45 cidades. Os dados, no entanto, são parciais e podem sofrer alteração ao longo do dia.


MAIORES VOLUMES DE CHUVA NO CE


Caririaçu: 171 mm

Aurora: 123,6 mm

Granjeiro: 117 mm

Campos Sales: 88,5 mm

Lavras da Mangabeira: 45 mm

Como tem sido habitual neste início de mês, o Sul do Estado tem concentrado os maiores índices pluviométricos. Das oito macrorregiões cearenses, o Cariri é a que acumula o maior índice, com 120 milímetros. O volume é quase 6 vezes acima da média histórica mensal (22,5 mm).


PREVISÃO DE CHUVA PARA O FERIADO


Para este feriado da Proclamação da República, o prognóstico da Funceme aponta céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com possibilidade de chuva isolada no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.


Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas e ventos fortes para 42 dos 184 municípios cearenses. Para estas localidades (confira lista ao fim da matéria) o órgão sugere que as precipitações podem chegar a 50 mm/dia, além da possibilidade de ventos com rajadas de até 60 km/h. 


Este alerta está na classificação de nível 1 - em uma escala que vai até 3 - e, portanto, é '"baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas". 


Os avisos do Inmet são divididos em três níveis de severidade, sendo o primeiro deles o de grau 1 ou 'perigo potencial'; o segundo, de grau 2, também chamado de 'perigo'; e, por fim, o grau 3 ou 'grande potencial'. Para este último nível, ainda não houve nenhum alerta no Ceará neste ano.


Perigo Potencial: Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo: Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande Perigo Grande Perigo: Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.


Cidades inclusos no estado de alerta:


Abaiara 

Acopiara 

Aiuaba 

Altaneira

Antonina do Norte 

Araripe 

Arneiroz

Assaré 

Aurora 

Barbalha 

Barro 

Brejo Santo 

Campos Sales

Caririaçu

Cariús 

Catarina 

Cedro

Crateús 

Crato 

Farias Brito

Granjeiro 

Iguatu 

Independência 

Juazeiro do Norte

Jucás 

Lavras da Mangabeira

Mauriti 

Milagres 

Missão Velha 

Mombaça

Nova Olinda

Novo Oriente

Parambu 

Porteiras 

Potengi

Quiterianópolis 

Saboeiro 

Salitre 

Santana do Cariri

Tarrafas 

Tauá 

Várzea Alegre

Com informações do Diário do Nordeste. 


#Artigo_Semanal_em_14_11_2022

O QUE ESPERAR DE MAIS UMA ALTERNATIVA PARLAMENTAR MARACANAUENSE NA ASSEMBLÉIA DO ESTADO DO CEARÁ? ALÉM DA HISTÓRICA POLARIZAÇÃO

Numa cidade, a medida que essa vai tendo décadas que foi emancipada vão se apresentando mudanças no seu cenário politico que chama muita atenção. Que podem ser muito boas para a cidade ter muitas conquistas e a população vivenciar um tempo melhor. Percebemos que é só questão de tempo para além de uma polarização politica na cidade, surgir uma opção extra, a medida que dois grupos, que há muitos anos se duelam, estão muito desgastados. EM QUARENTA ANOS DE EXISTÊNCIA, MARACANAÚ CHEGA Á UM NOVO CAPITULO NA POLÍTICA COM TRÊS REPRESENTAÇÕES NO PARLAMENTO ESTADUAL, O QUE ESPERAR? Então! Levando em conta o contexto, faz-se necessário esperar para ver como os representantes maracanauenses vão agir. A alternativa ante a tradicional polarização maracanauense tem um desafio gigantesco, diante de um quadro desfavorável a ele. Mas como soube construir a viabilização da sua surpreendente vitoria em 2022, há uma expectativa que este possa se sobressair no contexto que vivencia e assim realizar um razoável mandato para o melhor de Maracanaú. MAS COMO? SE PARA NÃO ATRAPALHAR O PROJETO DE OUTRO REPRESENTANTE DE MARACANAÚ ALIADISSIMO AO NOVO GOVERNOESTADUAL A ALTERNATIVA ANTE POLARIZAÇÃO MARACANAUENSE PODE SER ESCANTEADA? Pois é! Uma opção será fazer uma oposição forte escancarando as visceras dos grupos desgastados de Maracanaú. Paralelamente a isso, apontando soluções para resolver os problemas que mais afetam Maracanaú e realizando denuncias que vindo a tona no Parlamento Estadual deve balançar as estruturas de Maracanaú, mas para o bem dos maracanauenses. PRA ISSO A ALTERNATIVA ANTE A POLARIZAÇÃO MARACANAUENSE TERÁ QUE MUDAR MUITO, LEVANDO EM CONTA SEU HISTÓRICO POLITICO NÉ? Sim! Espera-se isso, ao contrário pode só esquentar cadeira na Assembleia Legislativa Cearense e decepcionar os maracanauenses que o elegeu. Também, este pode estar desperdiçando uma grande oportunidade de ter voos mais altos na politica de Maracanaú, a não se tornar o lider do novo ciclo que deve se iniciar em 2025 na cidade Polo Industrial. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários