Unha encravada: entenda as possíveis causas e como tratar

O problema pode ser causado por fatores como sapatos e meias mal ajustados, prática contínua de esportes, hiperidrose (transpiração excessiva), trauma e unhas mal cortadas, dentre outros


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação segundo a Justiça Eleitoral

Eleições: o que funciona em Fortaleza e na RMF no feriado de domingo (02/10)

Maracanaú: Metrô vai funcionar em regime especial neste domingo  (2)

Ainda não sabe? Passe livre: Fortaleza tem passagem de ônibus gratuita no primeiro turno das eleições 

Novidade! Caucaia bate próprio recorde mundial com 884 kitesurfistas na Praia do Cumbuco

Oportunidade! Curso gratuito de bartenderz abre mais de 600 vagas no Ceará; veja como se inscrever 

A onicocriptose, conhecida popularmente como unha encravada, é uma doença inflamatória que acontece quando uma das bordas da unha cresce e penetra as dobras onde pele e unha se encontram. Os sintomas mais comuns são dor no dedo, inchaço e manchas vermelhas na pele.


Ela é mais comum em homens e em pessoas na segunda e terceira década de vida. Em jovens, o problema pode ser causado por fatores como sapatos e meias mal ajustados, prática contínua de esportes, hiperidrose (transpiração excessiva), trauma e unhas mal cortadas, dentre outros.


Além disso, fatores genéticos como o tamanho dos dedos e a presença de deformidades no pé podem levar a uma predisposição a unhas encravadas. Em idosos, ela também pode estar relacionada a doenças cardíacas, renais e de tireoide.


O dermatologista Emanuel Magalhães explica que, em geral, tudo começa quando a unha é cortada muito curta, gerando incômodo. Diante disso, as pessoas optam por um corte redondo ou triangular na tentativa de aliviar o desconforto. “Isso forma pequenas pontas na parte lateral da unha, que penetram na pele das laterais gerando dor e inflamação”, informa.


O tratamento depende do estágio em que o paciente se encontra e a especialidade do profissional procurado. Há desde métodos mais conservadores, como esparadrapagem, até procedimentos cirúrgicos. Quando a situação é mais grave, é necessário procurar um médico.


Segundo Magalhães, nesses casos, a técnica mais empregada pelos dermatologistas é a matricetomia química com fenol 88%. Normalmente, os procedimentos cirúrgicos para tratamento de onicocriptose são realizados em clínicas, com anestesia local, e duram cerca de 45 minutos.


Casos mais leves podem ser resolvidos por um podólogo a partir de técnicas como o acolchoamento da unha, esparadrapagem, aplicação de órteses

(dispositivos externos) ou reconstrução parcial da unha.


A podóloga Rita Artêmia Araújo atende pacientes com unhas encravadas cotidianamente. A abordagem usada pela profissional consiste em limpar a área afetada, aplicar pomada anestésica e remover a parte da unha que tem causado o encravamento.


Ela explica que, no caso de um paciente diabético ou que tenha um processo infeccioso relevante e necessite de medicamentos, ele deve ser encaminhado para um médico.


Rita aponta que a prevenção para a onicocriptose consiste no uso de calçados adequados, hidratação e acompanhamento com um podólogo. Além disso, é importante evitar a remoção excessiva da cutícula, região camada de pele em torno da unha, e cortar as unhas de maneira correta.


Como previnir unha encravada:


- Corte as unhas retas;

- Utilize sapatos de tamanho e formato adequado;

- Faça acompanhamento com um podólogo;

- Não retire excessivamente a cutícula das unhas.

Com informações do O Povo Online.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_09_2022

MARACANAÚ PODE CONTINUAR COM UMA GESTÃO QUE DEIXARÁ CADA VEZ MAIS A DESEJAR? A CONTINUAR SEM SER ALIADA AO NOVO GOVERNO DO ESTADO; PORQUE O GRUPO ROBERTISTA NÃO SAI DAS ELEIÇÕES 2022 FORTALECIDO? E DEVE TER QUATRO VIAS NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE MARACANAÚ, EM 2024?

Percebe-se que sim! Porque custa crê que o grupo político que estar na Prefeitura de Maracanaú, desde 2005, vai agora apoiar o Governo do Estado. Já que uma parte considerável da oposição de Maracanaú já estar com o novo Governador. Então, Maracanaú pode continuar deixando de ter um apoio significativo do Estado, completando duas décadas de uma imensidão de realizações que deixaram de acontecer na cidade. PORQUE OS PARLAMENTARES DO GRUPO DA PREFEITURA, COMO OPOSITORES, SÓ ELES SE DARÃO BEM NA ASSEMBLÉIA E CÂMARA? Então, não dá para concluir que será diferente disso. A não ser que com a pressão da população maracanauense, estes deixem de fazer "oposição burra" ao Estado. Que pelo menos na reta final do ciclo do grupo deles na Prefeitura, estes sejam da base aliada do Governo do Estado. Com isso minimize as perdas que Maracanaú acumula há 18 anos. Enquanto isso as outras cidades da RMF estão se dando bem, usufruindo do que deveria ter e estar vindo para Maracanaú. TUDO ISSO E SOMADO A OUTROS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2022 DEVEMOS TER QUATRO VIAS EM 2024, ACRESCIDO UM GRUPO CAPITANEADO POR UM RACHADOR DO GRUPO ROBERTISTA. Isso mesmo! O que se por um lado os maracanauenses vão ter mais opções, por outro vai ser exigida mais atenção para não cair em uma cilada: para não escolher o mesmo do mesmo, se passando por uma nova opção de verdade, mas que suas raízes demonstram que são Fakes. Daí o MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) que traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos, vai continuar transformando, mais ainda, a capacidade dos maracanauenses de tomar melhores decisões sobre o futuro da jovem cidade de Maracanaú. Dessa forma a mudança daqui a alguns anos deve ser acertada, nada de trocar seis por meia dúzia.

Comentários