Eleitor que se ausentou no 1º turno tem 60 dias para justificar voto

No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 70 anos


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Saiba o que pode e o que não pode no dia da votação segundo a Justiça Eleitoral

Eleições: o que funciona em Fortaleza e na RMF no feriado de domingo (02/10)

Maracanaú: Metrô vai funcionar em regime especial neste domingo  (2)

Ainda não sabe? Passe livre: Fortaleza tem passagem de ônibus gratuita no primeiro turno das eleições 

Novidade! Caucaia bate próprio recorde mundial com 884 kitesurfistas na Praia do Cumbuco

Oportunidade! Curso gratuito de bartenderz abre mais de 600 vagas no Ceará; veja como se inscrever 


No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com idades entre 18 e 70 anos. Os eleitores que não compareceram ao seu domicílio eleitoral no último dia 2 de outubro têm até 60 dias após a data das eleições para justificar sua falta. A justificativa pode ser dada por meio do aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica e nos locais recomendados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).


O que acontece quando a ausência no dia da votação não é justificada?


O eleitor deve justificar o motivo da ausência no pleito para evitar o cancelamento do título de eleitor e futuros problemas com a Justiça Eleitoral. As penalidades aplicadas para quem não esclarecer a abstenção vão desde multas, até impossibilidade de se inscrever em concursos públicos e de obter documentos.


Como justificar pelo e-Título?


O aplicativo além de emitir a via digital do título de eleitor serve também para justificar a ausência dos eleitores na votação. O e-título pode ser baixado gratuitamente por meio da App Store, para iPhone e do Google Play, para Android. Veja as etapas para justificar a ausência:


Abra o aplicativo, caso ainda não tenha conta, insira seus dados e crie uma senha;

Acesse a aba de “mais opções”;

Clique em “Justificativa de ausência”;

Preencha o formulário com as informações: “eleição que deseja justificar”, ”Justificativa de ausência” e “e-mail”.


Como justificar por meio de requerimento?


Para justificar por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral o

nline, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicar no botão de “iniciar requerimento”;

Preencha os dados solicitados e declare o motivo da ausência no pleito;

Anexe a documentação digitalizada.


Já para justificar a ausência presencialmente, o interessado deve obter o formulário para preenchimento manual nos portais online do TSE e TREs e também nas unidades de atendimento da Justiça eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento).


O requerimento do eleitor será encaminhado à zona eleitoral de origem e aguardará decisão do juiz responsável. A justiça eleitoral tem até o dia 7 de dezembro de 2022 para notificar e informar aos ausentes se as justificativas foram ou não aceitas.


Eu estava fora do país no momento das eleições. Como proceder?


Para quem estava fora do país no momento da votação de 2022, o prazo para justificar a ausência é de 30 dias a partir da data em que retornar ao Brasil. O procedimento de justificativa é o mesmo, por meio do e-Título ou por meio de requerimento online ou de modo presencial. O cidadão deve anexar a documentação que comprove a estadia no exterior na data da eleição. 

Com informações do O Povo Online


#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_09_2022

MARACANAÚ PODE CONTINUAR COM UMA GESTÃO QUE DEIXARÁ CADA VEZ MAIS A DESEJAR? A CONTINUAR SEM SER ALIADA AO NOVO GOVERNO DO ESTADO; PORQUE O GRUPO ROBERTISTA NÃO SAI DAS ELEIÇÕES 2022 FORTALECIDO? E DEVE TER QUATRO VIAS NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE MARACANAÚ, EM 2024?

Percebe-se que sim! Porque custa crê que o grupo político que estar na Prefeitura de Maracanaú, desde 2005, vai agora apoiar o Governo do Estado. Já que uma parte considerável da oposição de Maracanaú já estar com o novo Governador. Então, Maracanaú pode continuar deixando de ter um apoio significativo do Estado, completando duas décadas de uma imensidão de realizações que deixaram de acontecer na cidade. PORQUE OS PARLAMENTARES DO GRUPO DA PREFEITURA, COMO OPOSITORES, SÓ ELES SE DARÃO BEM NA ASSEMBLÉIA E CÂMARA? Então, não dá para concluir que será diferente disso. A não ser que com a pressão da população maracanauense, estes deixem de fazer "oposição burra" ao Estado. Que pelo menos na reta final do ciclo do grupo deles na Prefeitura, estes sejam da base aliada do Governo do Estado. Com isso minimize as perdas que Maracanaú acumula há 18 anos. Enquanto isso as outras cidades da RMF estão se dando bem, usufruindo do que deveria ter e estar vindo para Maracanaú. TUDO ISSO E SOMADO A OUTROS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 2022 DEVEMOS TER QUATRO VIAS EM 2024, ACRESCIDO UM GRUPO CAPITANEADO POR UM RACHADOR DO GRUPO ROBERTISTA. Isso mesmo! O que se por um lado os maracanauenses vão ter mais opções, por outro vai ser exigida mais atenção para não cair em uma cilada: para não escolher o mesmo do mesmo, se passando por uma nova opção de verdade, mas que suas raízes demonstram que são Fakes. Daí o MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) que traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos, vai continuar transformando, mais ainda, a capacidade dos maracanauenses de tomar melhores decisões sobre o futuro da jovem cidade de Maracanaú. Dessa forma a mudança daqui a alguns anos deve ser acertada, nada de trocar seis por meia dúzia.

Comentários