Saiba quais as 12 situações é possível faltar ao trabalho sem ter desconto no salário

Muitas vezes, mesmo sendo um bom funcionário e que realmente é competente no que faz, o empregador não libera uma folga para que o trabalhador consiga resolver o imprevisto


Para que o trabalhador consiga receber seu salário integralmente, uma das obrigações é que o mesmo frequente todos os dias o ambiente de trabalho.


No entanto, é mais comum na vida de qualquer pessoa, que o trabalhador sofra algum previsto e consequentemente não consiga comparecer ao trabalho.


Além disso, muitas vezes, mesmo sendo um bom funcionário e que realmente é competente no que faz, o empregador não libera uma folga para que o trabalhador consiga resolver o imprevisto.


Dessa forma, no final do mês o trabalhador acaba tendo o dia faltado descontado do seu salário e ficando no prejuízo.



Contudo, é importante que o trabalhador saiba que existem algumas situações em que é possível para o trabalhador se ausente de suas funções sem que tenha nada descontado do seu salário.


Nesse sentido, hoje vamos apresentar quais são as situações em que o trabalhador pode se ausentar do trabalho sem qualquer tipo de desconto. Mas lembre-se, em todo caso é sempre preciso comprovar o motivo da falta.


Motivos que o trabalhador pode faltar sem ser descontado

Vamos apresentar os motivos em que o trabalhador pode se ausentar do trabalho, conforme previsto pelo artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que trata das faltas justificadas, sem qualquer prejuízo ao salário.


1º motivo: Falecimento de algum parente ou dependente


O trabalhador pode se ausentar do trabalho por até dois dias no caso de perda de esposa/marido, pais, filhos, irmãos e pessoas que dependam economicamente de você.


2º motivo: Casamento


Ao casar-se, o trabalhador pode se ausentar até três dias do trabalho, mas lembre-se que são dias corridos e não dias úteis. Logo, caso o casamento ocorra no sábado, o domingo também será considerado.


3º motivo: Nascimento do Filho


A mãe terá direito a licença maternidade de 120 dias. Já o pai também terá a licença paternidade, contudo o pai possui direito a cinco dias corridos.


4º motivo: Doação de sangue


A lei trabalhista permite que o trabalhador falte uma vez por ano para doar sangue, todavia, o trabalhador deverá comprovar que realmente realizou a doação de sangue.


5º motivo: Tirar o título de eleitor


Conforme expresso na CLT, o trabalhador que vai se alistar como eleitor poderá se ausentar do trabalho por até dois dias consecutivos.


6º motivo: Ser mesário voluntário


O trabalhador convocado para trabalhar como mesário será compensado com duas folgas por dia trabalhado, que podem ser utilizadas de acordo com o que foi negociado com a empresa.


7º motivo: Cumprir exigência do serviço militar


Como o processo de alistamento é obrigatório para todos os homens no país. Os mesmos não precisam trabalhar no dia do alistamento, dispensa, ou de qualquer outra convocação do serviço militar, pelo tempo necessário.


8º motivo: Realizar prova para ingressar no ensino superior


A CLT permite que o trabalhador se ausente para prestar o vestibular, mediante apresentação de declaração da instituição educacional.


9º motivo: Comparecimento à Justiça


Caso o trabalhador seja requerido pela justiça comparecer em Júri, o trabalhador poderá se ausentar do trabalho no dia da audiência.


10º motivo: Acompanhar esposa ou companheira grávida ao médico


O trabalhador pode se ausentar em até 6 consultas médicas ou exames pelo tempo necessário.


11º motivo: Acompanhar filho de até seis anos em consulta médica


O trabalhador pode se ausentar uma vez ao ano para acompanhar o filho em uma consulta médica, sem ter o dia descontado do salário.


12º motivo: Realização de exame preventivo de câncer


Nessa questão é permitido que o trabalhador se ausente até três dias a cada 12 meses para realizar exames de prevenção ao câncer.


Nota! Independente do caso é sempre importante que o trabalhador comprove a ausência para não ter o dia descontado.

Com informações do Jornal Contábil 


#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_07_2022

PEGUE O QUE A PREFEITURA ESTAR DISPONIBILIZANDO SÓ AGORA, MESES ANTES DE OUTUBRO, E NÃO ESQUEÇA DO QUE NÃO É FEITO NOS OUTROS ANOS DE UM MANDATO, PARA MAIS UMA VEZ NÃO PERDER A OPORTUNIDADE DE DAR UM BASTA, NA HORA H, DAQUI A CERCA DE 100 DIAS

Um absurdo, um grupo que mesmo há mais de uma década e meia no poder, de uma Prefeitura, tenha avançado muito pouco no atendimento às necessidades e desejos da população. Pior! Continua ainda "Com a Cara de Pau" de tentar tirar muito proveito da carência da população e a cada dois anos, meses antes de outubro, é que vai cumprir várias obrigações primordiais. Com isso, buscando iludir os beneficiados e os menos informados que se enganam ao acharem que a atual gestão municipal faz muitas coisas. A POPULAÇÃO CAI PORQUE QUER NA LÁBIA DE UM GRUPO? PODE SER, MAS TEM QUE SER SEMPRE CONDENADA A ATITUDE DE UM GRUPO ANTIÉTICO AO SE APROVEITAR DO POVO COM POUCA CONSCIÊNCIA E QUE DEIXA SER ENGANADO. Cabe-nos, mais conscientes, batalhar para evitar que as pessoas continuem ainda sendo muito enganadas por um grupo que está há muito tempo na gestão pública. Sobretudo por ter tido tempo de sobra para se desenvolver, e ter realizado uma gestão que fosse referência, mas não, parece que a falta de caráter se expressa mais, esse querendo se aproveitar muito da população até o último minuto do ciclo de um grupo numa Prefeitura. Em Maracanaú, que em 2020, já era mais de 50 mil pessoas do total que foram às urnas e disseram não ao grupo da atual gestão municipal, percebemos que já aumentou muito mais. Isso, levando em conta o grande número de pessoas que, indignadas, expressam nos quatro cantos da cidade que se arrependeram por dar mais uma chance ao chefe de um grupo, voltar ao poder executivo. Uma parte considerável desta fatia da população que está muito aborrecida e não esconde isso, nas redes sociais, também denunciando na imprensa já está exercendo muito bem a Cidadania Ativa. Que vai se aproximando mais ainda da alternância no poder municipal. Isso porque, só um novo grupo vem com um Novo Olhar para realmente atender muito mais o que a população mais necessita e deseja. Também sem os vícios que o grupo anterior tinha, por isso a cidade de Maracanaú, estagnou-se, fazendo dezenas e dezenas de milhares de habitantes não terem tido um período de vida digno de uma das cidades que mais arrecadam em um Estado que é referência nacional e internacional. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários