Dor de cabeça, câimbras e fadiga: confira esses e outros 4 sinais de desidratação

 Nutricionista explica como a boa ingestão de água pode ajudar até em processos de emagrecimento e ganho de massa muscular




A ingestão de água é fundamental para diversos processos do organismo e é peça importante também para quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular. A baixa concentração da substância no corpo pode gerar desidratação e, segundo o nutricionista Leonardo Pontes, sintomas como o inchaço no corpo, dor de cabeça, tontura, câimbras frequentes, fadiga, baixo desempenho esportivo e falta de concentração podem aparecer. 


A desidratação se caracteriza quando há baixa concentração de água no organismo, acompanhada da diminuição de eletrólitos importantes para as reações, como o sódio e o cálcio. “Em um adulto, a água representa cerca de 60% do total corporal, enquanto na criança essa porcentagem sobe para 80%. Dessa forma, é natural concluir que a falta de água pode ser um risco para a saúde”, diz Leonardo.


O nutricionista explica que a desidratação engana o corpo e o faz pensar que a pressão está muito alta e a maneira mais simples do organismo controlar essa situação é eliminando líquido. Nesse contexto, podem surgir as câimbras que fazem com que a musculatura do corpo se torne menor e mais fraca. 


“Com a redução da água há retenção de compostos, inclusive os tóxicos, no organismo. Isso acontece porque há pouca formação de urina. Assim, o indivíduo poderá ficar com o metabolismo lento e com fadiga nos músculos, prejudicando a contração muscular e a coordenação motora”. 

LEONARDO PONTES

Nutricionista


A desidratação faz também com que os níveis de volume de sangue caiam. O especialista revela que isso pode levar o paciente a ficar tonto e fadigado. “Treinar desidratado não apenas atrapalha seu desempenho, mas também aumenta o risco de se machucar”.


Leonardo Pontes conta ainda que quanto mais desidratado a pessoa estiver, mais força ela perderá. Isso acontece, pois os níveis de água diminuem no organismo ocasionando um encolhimento das células, causando a degradação da proteína muscular. 


"Quanto mais desidratado você se torna, mais força perderá. E, se continuar treinando ou realizando uma atividade física, quando estiver desidratado, sua força e tamanho muscular diminuirão”.


Outro fator que pode revelar que a ingestão de água não está nos níveis ideais é a cor da urina. Conforme o nutricionista, quanto mais clara e próxima de transparente, melhor é o estado de hidratação e quanto mais amarelada e escura, pior.  


O profissional reforça ainda que o ajuste da ingestão de água ajuda na diminuição da queda de cabelo, em unhas fortalecidas, pele com menor ressecamento, um hábito intestinal regular, a constância da urina bem clara, o sono ajustado e conseguindo ser profundo em maior períodos. Diminuição das circunferências, um aumento com mais facilidade da massa magra.


INGESTÃO DE ÁGUA E MASSA MUSCULAR 


Beber água durante o dia é parte do plano de quem quer aumentar a massa magra no corpo e ganhar massa muscular. Leonardo Pontes explica que ganhar músculo requer uma boa digestão e absorção de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). 


Beber bastante água (especialmente durante e após as refeições) ajuda na digestão e na manutenção de um sistema digestivo saudável. [..] “Se o objetivo é ganhar músculos, você precisa se manter hidratado, pois ela influencia diretamente na sua capacidade de força”, ressalta.


EMAGRECIMENTO   


Já para quem quer emagrecer, a ingestão de água vai impulsionar os resultados, sendo notório, de acordo com o especialista, a diminuição de circunferências, pois se reduz também a retenção hídrica.  


"Por não beber bastante água, muitas pessoas incorrem em excesso de gordura corporal, pobre tônus muscular, diminuição da eficiência digestiva, aumento da toxicidade no corpo, dor nas articulações e músculos e retenção de água”.


QUANTO DE ÁGUA SE DEVE BEBER   


De forma geral, o nutricionista afirma que é aconselhado o consumo de 8 copos de água de 250 ml por dia. No entanto, essa quantidade não é suficiente para quem quer ganhar músculo, por exemplo. 


Seu consumo deve ser calculado da seguinte forma: 1L de água por 1.000 calorias gastas por dia ou 0,035ml x peso corporal. Então, alguém que queima 2.500 calorias, deve beber cerca de 2,5 litros diariamente”. 


SONO  


A boa hidratação também auxilia, segundo o nutricionista, em uma noite de sono mais tranquila e é também uma forma de recuperar os nutrientes e minerais do corpo. "Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia". 

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_08_08_2022

CURSO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES PRA QUE? EM VEZ DE TER CURSO PARA MANUTENÇÃO DE CELULARES E DESENVOLVIMENTO MOBILE, SECRETARIA DE TECNOLOGIA DE MARACANAÚ ESTAGNOU TAMBÉM?

Hoje em dia, cada vez mais, faz-se necessário ser dinâmico nas mudanças, levando em conta o quanto o mundo avançou, em diversas áreas, por conta da Pandemia. A área da Tecnologia, pode até ser dito, que foi uma das que mais avançou. Ao ponto de terem especialistas dizendo que avançamos muitos anos na tecnologia, em pouco mais de dois anos de período da Pandemia. ATUAL GESTÃO DA PREFEITURA DE MARACANAÚ JÁ ESTAGNADA ANTES DE 2020, AINDA ESTAR DANDO CURSO DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES? DIGA ONDE TEM EMPREGO PARA TRABALHAR COM ISSO? Pois é! O que parece que de três, uma: quem dar este curso tem alguma proximidade com integrantes da gestão municipal, além de ser um prestador de serviço; ou quem estar na Secretaria de Tecnologia não entende dessa área, como deveria; Ou resolveu contratar o que tem de mais barato no mercado, não se importando se o curso estar quase obsoleto. Um absurdo que Maracanaú não esteja bastante avançado em formação profissional tecnológica. Pois tem recursos até para ser referência nas ações da Secretaria de Tecnologia. Com isso os maracanauenses vão perdendo oportunidades no mercado do trabalho e de ter uma inclusão digital devida por parte da Prefeitura que é uma das que mesmo arrecadando uma imensidão de impostos, o grupo que está há mais de uma década na gestão municipal deixa muito a desejar, sendo uma prova inconteste que dinheiro não é tudo. COM A POPULAÇÃO CONSEGUINDO AVANÇAR EM UM NOVO OLHAR, RECLAMANDO E COBRANDO, MUITO MAIS, UM TRABALHO DEVIDO NA ÁREA DE TECNOLOGIA EM MARACANAÚ, A PREFEITURA VAI TER QUE SER CAPAZ, E DEIXAR DE FAZER CURSOS QUASE OBSOLETOS EM PLENO MOMENTO QUE A TECNOLOGIA ESTAR TENDO UM AVANÇO EXPONENCIAL? Isso! Porque não pode continuar por mais muito tempo o desperdício de recursos públicos da Prefeitura de Maracanaú no trabalho que deixa a desejar na Secretaria de Tecnologia, e frustrando o desejo dos jovens em ter a capacitação devida na área de Tecnologia. Já que pesquisas apontam como uma das áreas que mais tem vagas abertas de emprego, mas as empresas não encontram mão de obra qualificada. Que basta ter uma formação profissionalizante ou técnica ou superior que mesmo sem experiência as empresas estão contratando. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários