Confira dicas de cuidados quando estiver usando o aparelho celular

Na terça-feira (16), um aparelho celular explodiu quando era utilizado por um garoto de 6 anos em uma casa no Ceará. Saiba o que os especialistas recomendam



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS
























A prática de utilizar o aparelho celular enquanto ele está na tomada é um dos riscos que podem provocar explosões. Na terça-feira (16), um aparelho celular da marca Samsung explodiu quando era utilizado por um garoto de 6 anos em uma casa no Centro de Quiterianópolis, a 410 km de Fortaleza. O menino, que tem diagnóstico de autismo, não sofreu ferimentos.


Procurada, a Samsung informou que a segurança é uma prioridade para a empresa e está apurando o caso.


Segundo a mãe da criança, a professora Maria Eugênia, o filho estava assistindo vídeos quando o aparelho começou a soltar fumaça. Ao perceber o perigo, a mãe retirou o filho de perto do celular que começou a inchar e explodiu. O pai da criança chutou o aparelho e jogou água até que a fumaça parou.


Para evitar acidentes, especialistas recomendam que os equipamentos e acessórios comprados devem ser originais. Eles afirmam que os eletrônicos 'piratas' não passam por testes de qualidade e segurança necessária, portanto não possuem garantia.


Outra dica importante é evitar uma prática bastante comum. A do carregamento de celulares em cima de colchões que podem aquecer e pegar fogo. Caso o usuário sinta o celular esquentar ao ponto de causar incômodo, o aparelho deve ser desligado e a bateria retirada por alguns minutos.


Veja mais detalhes abaixo:



1.Tire o celular da tomada durante chuvas fortes e de longa duração


Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone.


Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.


2. Use carregador e cabos originais


Os carregadores originais dos smartphones e outros produtos eletrônicos passam pela certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e contam com um selo.


Eles possuem componentes mantém uma tensão muito baixa para dar choque. É a opção mais segura para carregar o aparelho em qualquer circustância.


Quais os riscos de carregar o celular com um cabo estragado, falso ou defeituoso?

Carregadores paralelos que não são certificados ou recomendados pelas próprias fabricantes podem não ter alguns itens de segurança, além de possivelmente passarem mais carga do que o recomendado.


Evite ainda o uso de adaptadores e muito cuidado com tomadas com mau contato.


3. Bateria também original


É importante também que a bateria instalada no aparelho seja original. Versões paralelas não passam pelas certificações de segurança.


Fique atento com a expansão da bateria – se reparar que o celular está "inchado" ou que alguma parte da tela levantou, deixe de usar o telefone e o leve até uma assistência técnica. Os componentes químicos da bateria podem vazar e causar até explosões.


Fique de olho também na temperatura: se o aparelho estiver esquentando mais do que o normal, procure um especialista.


4. Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro


É muito importante nunca abafar o celular enquanto ele estiver carregamento. Por isso, não deixe o aparelho de baixo de um travesseiro, cobertor ou até mesmo do seu corpo enquanto ele estiver na tomada.


Isso porque o aparelho naturalmente esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões.


Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis. É importante que você não seja pego de surpresa ou que corra grandes riscos caso ocorra um incêndio, por exemplo. São casos raros, mas a precaução é chave.


5. Em caso de telefonema, desconecte o celular do carregador


Caso aconteça algum acidente e o aparelho sofra uma descarga elétrica, ele não estará perto do seu rosto. Também é uma boa ideia não usar fones de ouvido com fio durante o carregamento.


6. Não carregue o celular em locais úmidos, como banheiro


Para evitar choques, não coloque o telefone para carregar em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.


7. Se o aparelho estiver na tomada, procure usar calçado de borracha


A borracha é um material isolante e pode proteger de eventuais choques elétricos.

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_15_08_2022

PRONTO! SE UM DIA FOR DECIDIDO QUE VAI TER ELEIÇÃO TODOS ANOS, O GRUPO QUE GERE A PREFEITURA VAI PASSAR PELO MENOS TRÊS MESES CUMPRINDO COM SUAS OBRIGAÇÕES, PARECE; POR ENQUANTO SÓ CUMPREM DURANTE SEIS MESES NO ESPAÇO DE QUATRO ANOS, Ê O QUE PERCEBEMOS; NÃO É ISSO QUE VOCÊ QUER PARA TODA A SUA VIDA NÃO, NÉ?

Quem se acostuma em se aproveitar muito da vulnerabilidade das pessoas geralmente passará a vida toda assim e não mudará de forma alguma, mesmo sendo necessário para agir com dignidade para com a população de uma cidade, por exemplo. EM MARACANAÚ, O GRUPO DA PREFEITURA FICOU MAL ACOSTUMADO EM ATENDER A POPULAÇÃO, DE FORMA DEVIDA, SÓ EM UM TRIMESTRE A CADA DOIS ANOS? E AINDA SE MANTÉM NO PODER. Então, mas já são mais de 50 mil eleitores de Maracanaú, segundo dados de 2020, que não caem mais na lábia de quem teve mais de uma década e meia para trabalhar direito, mas fez a opção de se aproveitar da inocência das pessoas. Que ainda se deixam levar por "pequenos benefícios" que recebem, pouco tempo antes do dia da votação. Entretanto, só aumenta o número de eleitores que não querem mais ser enganados. Querem chegar logo o dia da grande mudança dos representantes políticos da população maracanauense. Mesmo assim o grupo que estar no comando da Prefeitura de Maracanaú, &q

não "se manca". Em 2022, mesmo, ainda veio fazer inúmeras ações que durante um ano e meio, do atual mandato, não foi feito quase nada. A três meses do dia 02 de outubro é que "as carreiras" disponibilizam vários benefícios à população. Num cinismo gigantesco e não estando nem aí com dezenas de milhares de munícipes que já demonstraram não querer este modelo "sacana" numa gestão municipal. A POPULAÇÃO DEVE USUFRUIR DO QUE ESTÃO DISPONIBILIZANDO, QUASE ENCIMA DO DIA DA ELEIÇÃO, E NO MOMENTO SECRETO DAR MAIS UM PASSO RUMO A MUDANÇA DE GRUPO NA PREFEITURA, JÁ QUE SE APROXIMA DE 20 ANOS, NO PODER, QUE EM QUASE UMA DÉCADA DESTE TEMPO NÃO FOI FEITO QUASE NADA, POIS SÓ QUEREM FAZER EM POUCOS MESES NOS ANOS DE ELEIÇÃO? Isso! O monte de obras inacabadas, tantas outras que necessitam e nem foram iniciadas, dezenas de projetos e promessas em vão, são provas cabais  da incapacidade e incompetência que estar na prefeitura desde 2005. Os maracanauenses podem dar um passo gigantesco para um Novo Tempo na nossa cidade, daqui a sete semanas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários