Preços dos aplicativos de transporte podem mudar após corrida encerrada? Entenda

Reclamações sobre cobranças superiores ao esperado têm se tornado mais comuns entre usuários da Uber e da 99


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Amor e tecnologia: aplicativos têm ajudado a formar casais

Maracanaú está entre as cidades com mais casos de trabalho infantil no Ceará; 140 crianças são flagradas de janeiro a abril

Junho une tradições e simpatias nas celebrações do “Mês dos Santos”

Metrofor: saiba quais são os direitos dos candidatos do concurso após suspensão de provas, horas antes 

Amar traz benefícios ao corpo e à mente; saiba o que dizem especialistas e pesquisas

Dengue, gripe ou Covid-19? Conheça a diferença entre os sintomas de cada uma 

Ainda não sabe? IBGE Ceará oferece mais de 600 vagas para trabalhar de recenseador no Censo 2022

Brasileirão Feminino A2 2022: saiba como Ceará e Fortaleza chegam para a disputa 

Oportunidades! Receita Federal realiza leilão com quase 200 lotes em Fortaleza

Oportunidades! Abertas cerca de mil vagas para brasileiros trabalharem em cruzeiros

São João de Maracanaú 2022: novo decreto recomenda uso de máscara por ser local aberto com aglomeração no Ceará

Maracanaú: família procura homem perdido há mais de uma semana na Serra da Aratanha/Pacatuba

Maranguapense vai comandar as tardes da TV Cidade a partir de  três semanas após ter saído da TV Verdes Mares

Registrado 14.112 infrações por desrespeito a Zona Azul em Fortaleza; saiba como usar o estacionamento rotativo

Show de R $ 600 mil do Wesley Safadão em Viçosa é cancelado e Justiça põe limite de R $ 50 mil em cachês no Estado nordestino 

Pacatuba: urubu acompanha voo de parapente e imagens viralizam; veja vídeo

Aumente suas chances de acertar na Quina

Maracanaú: morador é o segundo caso suspeito da varíola do macaco no Ceará

Oportunidade! Clínica de  Odontológia oferece mais de 300 atendimentos gratuitos por mês

Maracanaú: em quatro Cursos de Graduação, IFCE vai oferecer mais de 200 vagas no SISU 2022.2

Oportunidades! Escola de gastronomia de Fortaleza oferta 180 vagas em cinco cursos gratuitos no mês de junho

Maracanaú: estudantes que possuem cartão do Metrofor devem revalidar cadastro 

Parece, mas não é: produtos similares se multiplicam e confundem consumidores; entenda as diferenças

Maranguaoe: nova loja de Rede de Supermercado prevê centenas de novos empregos

São João de Maracanaú 2022: 10 celulares furtados são encontrados em carrinho de Lanches 

Aprenda a fazer bolo de milho cremoso, receita típica das festas juninas

Sono: você sabe quantas horas precisa dormir? Médico explica 

Nem sempre o valor que aparece no aplicativo de transporte individual na hora de pedir a corrida é o que será de fato cobrado do cliente. Reclamações sobre cobranças superiores ao esperado têm se tornado mais comuns entre usuários da Uber e da 99. 


O preço final cobrado pela corrida pode ser influenciado por mudanças no percurso, trânsito, paradas ou atraso por parte do passageiro. Mas, conforme a advogada e diretora do Instituto de Defesa do Consumidor (IDC), Renata Abalém, essas situações são casos excepcionais.


Caso o passageiro perceba as alterações com frequência ou de forma injustificada, há como recorrer junto às plataformas ou mesmo em canais de defesa ao consumidor, como o Consumidor.gov.  


MUDANÇA NO PREÇO 


O engenheiro de software Leonardo Ribeiro, de 29 anos, conta que nas vezes em que a corrida do Uber sai pelo preço que inicialmente apareceu no aplicativo são exceções. Segundo ele, de 8 corridas que ele costuma pegar em um final de semana, por exemplo, 5 têm um preço diferente acima do exibido originalmente. 


Ele conta que já chegou a ter atrasos devido à mudança nos preços por conta da forma de pagamento que ele utiliza. 


“Minha forma de pagamento é via Apple Pay, então eles primeiro pré-aprovam um valor da corrida que eu estava esperando que fosse e se por algum acaso tiver alteração no valor da corrida, seja por atraso meu, seja por trânsito no trajeto ou mudança de rota, eu tenho que aprovar de novo o pagamento da corrida. Então o tempo inteiro aparece para eu pagar uma corrida passada, e aí eu já sei que mudou o valor”, relata. 


Leonardo afirma que na maioria das vezes a diferença é pequena, questão de centavos. Devido a isso, ele nunca chegou a questionar a empresa.  


A coordenadora de operações Melyssa Diniz, de 26 anos, também percebe com frequência uma mudança de centavos no valor das corridas. Mas ela já passou por uma situação delicada a bordo de um carro da 99. 


Devido a um engarrafamento, o motorista parceiro mudou o caminho previsto, o que acabou por aumentar tanto o tempo da corrida como a distância percorrida.


Eu perdi uma reunião, fiquei muito estressada e falei com ele que eu preferia ir pelo caminho que estava lá, mas ele falou que não ia dar por causa do trânsito. O valor saiu de 27 reais para 43 reais. Eu cheguei em casa, reclamei no aplicativo, e a empresa disse que a alteração foi porque estava engarrafado

MELYSSA DINIZ

coordenadora de operações


Melyssa lembra que a empresa disponibilizou o valor excedente em voucher, mas o motorista chegou a ligar para ameaçá-la após ela ter reportado a situação. 


“O que me deixou super surpresa porque ele não seguiu a minha recomendação, eu perdi uma reunião, gastei mais, tive que contatar o suporte e ainda assim o motorista teve acesso ao meu número e veio tirar satisfação comigo. Isso me deixou com medo porque ele sabia o canto que eu tinha ficado”, diz. 


PREÇO PROMOCIONAL 


Um usuário da plataforma 99, que não quis se identificar, relatou à reportagem que recebeu um aviso de promoção diversas vezes, que tornaria o valor da corrida mais em conta. 


Ele conta que o valor promocional aparecia no momento da solicitação, sem definição clara das regras. Mas, ao chegar ao destino, o valor descontado no cartão era outro.  


"Na primeira corrida do dia, eu notei que o preço estava muito baixo e dizia que era promocional. Ao chegar no destino, o valor cobrado era maior. Entrei em contato com a 99 e eles me falaram que eu não preenchia os pré-requisitos para estar apto ao valor promocional, que era fazer o pagamento pela 99pay”, reclama. 


O Diário do Nordeste entrou em contato com as assessorias da Uber e da 99 para posicionamentos sobre mudança de preços nas corridas. Ambas empresas declinaram a participação na reportagem.  


PODE HAVER MUDANÇA NO PREÇO? 


Conforme Renata Abalém, a mudança no preço das corridas não fere necessariamente o direito do consumidor, já que alguns fatores podem afetar o valor inicialmente previsto. 


Ela destaca que a mudança de preço só é válida se for justificada por mudanças no percurso e ou tempo de viagem, incluindo paradas ou atrasos. Caso não haja nenhuma excepcionalidade, cabe ao usuário recorrer.


Quando não acontece nada excepcional e o consumidor verifica que houve um acréscimo significativo, ele imediatamente tem que fazer uma observação para o suporte técnico do aplicativo

RENATA ABALÉM

advogada e diretora do IDC


A indicação da advogada é que o consumidor mantenha provas, como print do preço previsto ao pedir a corrida. Caso o suporte da plataforma não resolva a situação, ele pode entrar com ação nos órgãos de defesa, como Procon e delegacia do consumidor, Consumidor.gov e mesmo fazer uma queixa no Reclame Aqui.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_06_2022

A JUSTIÇA PODE PROIBIR EVENTOS MILIONÁRIOS EM MARACANAÚ, TAMBÉM? COMO INDICIAR QUEM GASTA HORRORES DA 'DÉCADA RETRASADA' PRA CÁ? E LIMITAR OS GASTOS PÚBLICOS, COM REDUÇÃO DE CERCA DE 80%, COMO ACONTECE EM OUTRAS CIDADES DO NORDESTE?

Percebemos que, mais cedo ou mais tarde, o castelo de uma gestão pública que quase todo mundo sabe que essa 'Pinta e Borda' com os recursos públicos, deixando muita gente sem usufruir devidamente dos seus direitos na cidade, mais cedo ou mais tarde haverá justiça. POR EXEMPLO, O GRUPO QUE POR MAIS DE UMA DÉCADA MALVERSOU OS RECURSOS PÚBLICOS DA SECRETARIA DE ESPORTE DE MARACANAÚ, E O MPCE

DERRUBOU-O EM 2020; EM QUE POLÍTICO E SERVIDORES PÚBLICOS ESPERAM POR JULGAMENTO? Exatamente! Isso chegando na Secretaria de Cultura, a tendência é que haverá indiciado também. Porque deduzimos, que os recursos públicos não estão sendo aplicados devidamente na cultura maracanauense, ao vermos os gastos exorbitantes no São João de Maracanaú. Com a casa caindo no Brasil, no que se refere às contratações de artistas caríssimos nas cidades, em detrimento das prioridades mais necessárias para a população, mais cedo ou mais tarde a justiça vai ser feita na cultura maracanauense também. COMO FOI FEITO NO ESPORTE, em que agora não há indícios de desvios de recursos públicos para favorecer políticos e seus aliados, como também a má aplicação dos recursos públicos que fez o trabalho no esporte, por parte da prefeitura ser um fracasso, para uma cidade Polo Industrial e uma das que mais arrecadam no Estado, que é destaque nacional e internacional.

A INCAPACIDADE E ANTIÉTICA PARECEM QUE PREVALECERAM PARA NÃO TER EVITADO O DESPERDÍCIO DE CERCA DE R $ DEZENAS DE MILHÕES NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ? Sim! Era para ter privatizado este evento, e a Prefeitura ter entrado com uma contrapartida que não tivesse afetado gravemente a cultura de Maracanaú. É inadmissível que uma Cidade Industrial não tenha patrocinadores a altura. Percebemos que se a Prefeitura fosse aliada ao Estado, essa tinha evitado a sangria dos recursos públicos municipais, ao ter mais facilidade de atrair apoiadores ao São João, fazendo um evento cada vez mais bem feito, e não deixando se acabar como está acontecendo. CONTINUAR SE MANIFESTANDO CONTRA O DESMANDO, REIVINDICANDO E AUMENTANDO O ÍNDICE DE DESAPROVAÇÃO DA ATUAL GESTÃO, CADA VEZ MAIS APROXIMARMOS DE UM NOVO TEMPO. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários