Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

O receio não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, ela pode explodir e provocar acidentes graves, em algumas situações, até fatais. Foi o que aconteceu no último Dia das Mães (8)



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Crescem as reclamações contra redes de fast-food
















Para muita gente que cozinha ou que quer cozinhar, a panela de pressão é um dos utensílios mais temidos. O receio não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, ela pode explodir e provocar acidentes graves, em algumas situações, até fatais. Foi o que aconteceu no último Dia das Mães (8), em Ceilândia, cidade a cerca de 30 quilômetros (km) do centro de Brasília. A cozinheira de um restaurante, Jade do Carmo Paz Gabriel, de 32 anos, morreu após a explosão de panela de pressão no restaurante em que trabalhava.


Uso da panela de pressão

A mulher chegou a ser socorrida por unidades avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes de socorro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), mas ferida gravemente, sofreu parada cardiorespiratória e não resistiu. Outros dois funcionários do estabelecimento também foram atingidos, mas sem gravidade.


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro. “A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou a autarquia.


Outra dica do instituto é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal de uma loja é a garantia de troca em casos de defeito. O próximo cuidado é saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação está descrita no manual do fabricante.


Durante a utilização da panela um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão. Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída. Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.


Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída. “Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.


Ao utilizar panelas desse tipo, assim que ela começar a soltar vapor, o fogo deve ser diminuído, pois se a água no seu interior já está fervendo, a chama alta não vai alterar a temperatura do seu interior. O Capitão Paulo Jorge, oficial de informações públicas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, acrescenta que essas panelas nunca devem ser abertas sem que toda a pressão tenha saído. O militar observa que esta prática comum entre cozinheiros não deve ser feita.


“Jamais coloque essas panelas sob a água da torneira para acelerar a retirada do vapor”, alerta. Paulo Jorge lembra que uma panela de pressão não pode ser preenchida totalmente: pelo menos 1/3 dela deve ficar vazia para acúmulo de pressão.

Com informações do GCMAIS.


#Artigo_Semanal_em_09_05_2022

POR QUE O GESTOR MUNICIPAL PODE ESTAR, MESMO, COM A SAÚDE MENTAL ANORMAL? LEVANDO EM CONTA AS ATITUDES EM 16 MESES DE MANDATO; O QUE PROVOCOU UM PROTOCOLO NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MARACANAÚ

A gestão pública requer de um mandatário, que terá a responsabilidade de gerir uma esfera pública, com muita condição física e mental. Pois, ao contrário, como que um gestor vai conseguir colocar em prática o que é necessário para uma cidade, como Maracanaú. Para se ter à gestão digna de município que mais arrecada no Estado que é destaque Nacional.

SENDO DIAGNOSTICADO QUE É MAL DE ALZHEIMER PORQUE É IMPOSSÍVEL UM PREFEITO CONTINUAR NA PREFEITURA? É uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. As conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais importantes. Portanto, é humanamente impossível uma cidade ser comandada por um gestor que esteja acometido deste problema de saúde grave, quanto mais quando o idoso já tem quase 80 anos de idade. O QUE FAZ PENSAR QUE UM GESTOR QUASE OCTOGENÁRIO, COM SEDE DE PODER, ESTÁ COM ESTA DOENÇA E AINDA SE SUBMETE A SER POLITICO? PARECE QUE POR FALTA DE ÉTICA, A QUERER FAZER VISTA GROSSA DA IMPORTANTE ALTERNÂNCIA NA GESTÃO PÚBLICA? Então! analisando as ações em 16 meses à frente da Prefeitura, somadas às outras ações políticas fora da cidade e a denúncia que o gestor parece estar com problema de saúde mental mesmo, partindo de uma forte liderança pública da cidade que conhece muito do grupo político do gestor, cabe no mínimo, uma população de centenas de milhares de pessoas fiscalizar e cobrar mais, pois por mais que possa estar se camuflando esta doença, para um ciclo político não acabar no devido momento, de cerca de 16 anos, segundo a história, já está mais próximo do final da gestão do grupo político em questão. Porque com o protocolo no Ministério Público, se o gestor não vier a público mesmo que seja para processar quem denunciou no MPCE, possivelmente vai prevalecer o ditado: "Quem cala consente". Com isso, a população deve entrar em um movimento que só vai parar quando o gestor se afastar para se tratar. Acabar com novas secretarias, semanas depois de criadas, chamar um presidente de burro com pouco tempo que estava lhe apoiando, não reconhecer o trabalho de centenas de pais de famílias demitidos, que por mais de uma década serviram a população razoavelmente, que deram lugar à pessoas que não têm direito trabalhistas e recebem bem menos que um salário mínimo, parecem atitudes de quem pode estar sem memória mesmo? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários