Oportunidades! Abertas 140 vagas grátis em cursos profissionalizantes de Gastronomia em Fortaleza

"Esses cursos geram oportunidades para iniciarem uma nova carreira no setor de alimentação com conhecimentos que vão além das técnicas de cozinha. As formações contam também com conteúdos que envolvem a cultura alimentar do Ceará e a valorização dos nossos ingredientes e modos de cozinhar”, explica superintendente da EGSIDB



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Por que tantos funcionários estão pedindo demissão? Fenômeno global chega ao Brasil 

De dores no corpo a estresse tóxico: que efeitos o uso excessivo de telas gera em crianças e adultos

1º de maio: por que o Dia do Trabalho é comemorado nesta data?

Oportunidades! mutirão com mais de 3 mil empregos, concessão de crédito e serviços autônomos será promovido nesta segunda (2), em Fortaleza 

Como se proteger contra golpes virtuais no celular? especialista em cibersegurança ensina

Exercício físico em casa: como manter a frequência e ver resultados

Como poupar: Técnicas para o dinheiro render

Profissionais pró-ativos têm mais chances de conseguir um emprego

Atletismo aguarda volta de PA e sonha que patrocinadores o acompanhem

Dia da Sogra: confira lindas mensagens para homenageá-la

Bateu a vontade de atacar a geladeira? Especialista indica alimentos ideais para comer antes de dormir

Papa defende sogras, mas diz que elas devem ‘ter cuidado com a língua’

Maracanaú: fábrica abre 2 mil vagas para capacitação gratuita de jovens

Galvão Bueno desiste da aposentadoria e assina com empresa de Felipe Neto

Caixa: 800 mil pessoas com nome sujo já conseguiram empréstimo; veja como solicitar

Com preços populares, Clínica Veterinária será inaugurada nesta quinta 28 em Fortaleza 

Dicas para “mandar bem” em uma entrevista de emprego

Maracanaú: Carga pende para o lado direito, e veículo tomba em curva; vídeo 

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, realiza inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes de Cozinha Básica, Panificação e Confeitaria, de 3 a 10 de maio no site da Escola (gastronomiasocial.org.br). 


No total, são 140 vagas distribuídas entre os três cursos nos turnos manhã e tarde. Todos os cursos são gratuitos, presenciais e têm carga horária de 260h. “Esses cursos geram oportunidades para jovens iniciarem uma nova carreira no setor de alimentação com conhecimentos que vão além das técnicas de cozinha. As formações contam também com conteúdos que envolvem a cultura alimentar do Ceará e a valorização dos nossos ingredientes e modos de cozinhar”, explica Selene Penaforte, superintendente da EGSIDB.


O público preferencial da formação é composto por jovens entre 18 e 29 anos, inseridos em ações afirmativas ou em situação de vulnerabilidade social. Para participar da seleção, os candidatos devem ter a partir de 18 anos, Ensino Fundamental completo e disponibilidade por quatro meses, de segunda-feira a sexta-feira no turno escolhido (manhã ou tarde). Após a inscrição no site, o processo seletivo será seguido de avaliação do perfil dos candidatos e entrevista presencial. As aulas terão início no dia 1º de junho. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital publicado em https://gastronomiasocial.org.br/


Sobre a Escola

Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) e faz parte do Cultura em Rede, programa da Secult Ceará que integra ações e políticas culturais na sua rede de equipamentos públicos. O centro de formação, inaugurado em 2018 no bairro Cais do Porto (Fortaleza), é um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome, por meio de cursos gratuitos de longa e curta duração, que acontecem na sede da Escola e no interior do Ceará.


Serviço:

Inscrições para o processo seletivo dos Cursos Profissionalizantes 2022.1 – De 3 a 10 de maio  no site https://gastronomiasocial.org.br/

Mais informações: (85) 99972 5507 | (85) 3263 4596 ou coordenacaopedagogica.gastronomiasocial@idm.org.br |  instagram.com/escolagastronomiasocial.

Link direto para o edital: https://drive.google.com/file/d/1Z2fKLTNZQCGKjYhiwKlnLyoZoCVNsBjE/view


Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

Cronograma – Processo seletivo – Cursos Profissionalizantes 2022.1

3 a 10 de maio – Período de inscrição para o processo seletivo;

16 de maio – Divulgação do resultado da 1ª fase;

18 de maio – Início das entrevistas presenciais na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco;

24 de maio – Resultado do Processo Seletivo no site www.gastronomiasocial.org.br

25 a 27 de maio – Matrícula dos alunos selecionados na secretaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

1º de junho – Início das aulas

Com informações do GCMAIS.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_02_05_2022

CADA VEZ MAIS O DIA DO TRABALHO, EM MARACANAÚ, REDUZ O INTERESSE DE SER COMEMORADO, PELOS SERVIDORES MUNICIPAIS E TRABALHADORES DO POLO INDUSTRIAL? DEVIDO UMA GESTÃO QUE AVANÇA SÓ EM CADA VEZ MAIS DEIXA A DESEJAR; COMO PODE SER MUDADO ISSO "DA ÁGUA PARA VINHO" NESSA DÉCADA?

O Dia do Trabalho serve muito para realizar uma reflexão de como vai o trabalho em uma cidade, principalmente quando esta é um Polo Industrial e estar entre as primeiras que mais arrecadam no Estado. Percebemos que em Maracanaú, os trabalhadores estão vivenciando um cenário desanimador, devido a falta de políticas públicas do grupo que está na Prefeitura desde 2005. Com isso, a desvalorização no salário e condições de trabalho dos servidores públicos cada vez mais aumenta. De forma indireta, a Prefeitura também prejudica os trabalhadores do Polo Industrial, devido nunca ter sido aliado do Governo do Estado, em 17 anos, o Setor Industrial maracanauense estagnou, gerando desemprego e a paralisação no avanço da carreira profissional de quem trabalha em uma indústria. Poderia até ter tido uma política pública municipal que amenizasse as perdas da não parceria com o Estado, mas a incompetência, incapacidade e a falta de empatia do grupo que está na Prefeitura foi o que prevaleceu. ERA PARA TER HAVIDO CONCURSOS PÚBLICOS PERIODICAMENTE, A PRÁTICA DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AS INDÚSTRIAS FORTALECIDAS, OUTRAS SE INSTALANDO COM FREQUÊNCIA, MUITA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E OS JOVENS E FAMÍLIAS REALIZADOS; SE HOUVESSE UM NOVO OLHAR NA GESTÃO MUNICIPAL. Pois é! Percebe-se que é possível uma transformação em Maracanaú. Com uma gestão encabeçada por "sangue novo" na política maracanauense, nome que tenha um trabalho prestado na cidade, com décadas de convivência 24h por dia com a população maracanauense e, com um projeto que só um "Novo Olhar" consegue ter. Dessa forma, Maracanaú poderá retomar aquele sentimento que entusiasmou a maioria da população até a década passada. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários