Menina Benigna: conheça a história da mártir que vai ser a primeira beata do Ceará e quarta do Brasil

O Vaticano anunciou para 2022 a data de oficialização da beatificação da cearense. Ela morreu há 80 anos em uma tentativa de estupro, e desde então tem sido venerada por fiéis da regiãoa



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Por que tantos funcionários estão pedindo demissão? Fenômeno global chega ao Brasil 

De dores no corpo a estresse tóxico: que efeitos o uso excessivo de telas gera em crianças e adultos

1º de maio: por que o Dia do Trabalho é comemorado nesta data?

Oportunidades! mutirão com mais de 3 mil empregos, concessão de crédito e serviços autônomos será promovido nesta segunda (2), em Fortaleza 

Como se proteger contra golpes virtuais no celular? especialista em cibersegurança ensina

Exercício físico em casa: como manter a frequência e ver resultados

Como poupar: Técnicas para o dinheiro render

Profissionais pró-ativos têm mais chances de conseguir um emprego

Atletismo aguarda volta de PA e sonha que patrocinadores o acompanhem

Dia da Sogra: confira lindas mensagens para homenageá-la

Bateu a vontade de atacar a geladeira? Especialista indica alimentos ideais para comer antes de dormir

Papa defende sogras, mas diz que elas devem ‘ter cuidado com a língua’

Maracanaú: fábrica abre 2 mil vagas para capacitação gratuita de jovens

Galvão Bueno desiste da aposentadoria e assina com empresa de Felipe Neto

Caixa: 800 mil pessoas com nome sujo já conseguiram empréstimo; veja como solicitar

Com preços populares, Clínica Veterinária será inaugurada nesta quinta 28 em Fortaleza 

Dicas para “mandar bem” em uma entrevista de emprego

Maracanaú: Carga pende para o lado direito, e veículo tomba em curva; vídeo 

Uma menina de 13 anos, assassinada brutalmente ao recusar ter relações sexuais com outro jovem. A recusa de Benigna Cardoso da Silva a tornou símbolo da Igreja Católica em Santana do Cariri, no interior do Ceará, mas a história da adolescente conquistou devotos por todo o estado, e atravessou fronteiras: em outubro de 2022, o Vaticano vai oficializar a Menina Benigna como primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil.


A data da beatificação foi anunciada na última segunda-feira (2). Por isso, o g1 traz um perfil da Menina Benigna com as principais informações para quem deseja conhecer mais detalhes da história da — futura — primeira beata cearense. As informações são da comissão responsável por reunir os relatos sobre Benigna para o processo de beatificação junto ao Vaticano.


Onde e quando Benigna nasceu?

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 no Sítio Oiti, em Santana do Cariri, no interior cearense, a cerca de 500 km de Fortaleza.


Segundo o relato de pessoas que conviveram com Benigna, ela era uma menina simples, sem vaidades, muito estudiosa e com muita fé em Deus.


"Ela se relacionava bem com todos, era gentil, muito educada, não usava de palavrões e se ocupava responsavelmente com os estudos. Nela se destacava a simplicidade e a prudência. Sua fama de santidade e martírio é justa", conta Raimundo Alves Feitosa, de 98 anos, que conviveu com a mártir. Ele foi uma das testemunhas que deram depoimento ao Vaticano no processo de beatificação.


Quando Benigna morreu?

No dia 24 de outubro de 1941, Benigna foi assassinada aos 13 anos por Raul Alves, com golpes de facão. Raul tinha 17 anos de idade e costumava cortejar Benigna, mesmo ouvindo sempre as negativas da adolescente. O acusado, então, tentou forçadamente ter relações sexuais com a menina, mas ela se recusou. A negativa enraiveceu Raul, que acabou assassinando a jovem.


Desde então, fiéis da igreja católica passaram a associar a resistência de Benigna com a manutenção da castidade, contra o pecado, o que tem movido as romarias em veneração à menina.


Quando Benigna vai se tornar oficialmente beata?

A oficialização do processo de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, vai ocorrer no dia 24 de outubro, conforme anunciou a Diocese do município do Crato, no Ceará, no último dia 2 de maio.


Quando começou o processo de beatificação?

O processo de beatificação de Benigna começou em 2013, quando a Diocese do Crato recebeu do Vaticano o "Nihil Obstat", ou seja, o "Nada Impede" para que se pudesse dar início à busca pelo título de beata.


Em 2019, o Papa Francisco reconheceu a história de Benigna para que ela se tornasse a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. A beatificação faz parte do processo para tornar Benigna uma santa para a Igreja Católica, faltando a canonização.


Qual o impacto da Menina Benigna na Igreja Católica do Ceará?


Mais de 80 anos depois, o martírio de Benigna ainda movimenta intensamente os católicos na região do Cariri. O município de Santana do Cariri, onde ela nasceu e morreu, espera uma quantidade de visitantes cinco vezes maior que o tamanho da população local a cada outubro, quando são realizadas as romarias em homenagem à menina.


Os eventos, inclusive, reúnem dezenas de meninas e meninos vestidos com o típico traje vermelho com bolas brancas, roupa característica da Menina Benigna.


No último dia 27 de março, o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou o início da construção do Santuário de Menina Benigna, em Santana do Cariri. Será construída uma estátua representativa da jovem.

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_02_05_2022

CADA VEZ MAIS O DIA DO TRABALHO, EM MARACANAÚ, REDUZ O INTERESSE DE SER COMEMORADO, PELOS SERVIDORES MUNICIPAIS E TRABALHADORES DO POLO INDUSTRIAL? DEVIDO UMA GESTÃO QUE AVANÇA SÓ EM CADA VEZ MAIS DEIXA A DESEJAR; COMO PODE SER MUDADO ISSO "DA ÁGUA PARA VINHO" NESSA DÉCADA?

O Dia do Trabalho serve muito para realizar uma reflexão de como vai o trabalho em uma cidade, principalmente quando esta é um Polo Industrial e estar entre as primeiras que mais arrecadam no Estado. Percebemos que em Maracanaú, os trabalhadores estão vivenciando um cenário desanimador, devido a falta de políticas públicas do grupo que está na Prefeitura desde 2005. Com isso, a desvalorização no salário e condições de trabalho dos servidores públicos cada vez mais aumenta. De forma indireta, a Prefeitura também prejudica os trabalhadores do Polo Industrial, devido nunca ter sido aliado do Governo do Estado, em 17 anos, o Setor Industrial maracanauense estagnou, gerando desemprego e a paralisação no avanço da carreira profissional de quem trabalha em uma indústria. Poderia até ter tido uma política pública municipal que amenizasse as perdas da não parceria com o Estado, mas a incompetência, incapacidade e a falta de empatia do grupo que está na Prefeitura foi o que prevaleceu. ERA PARA TER HAVIDO CONCURSOS PÚBLICOS PERIODICAMENTE, A PRÁTICA DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AS INDÚSTRIAS FORTALECIDAS, OUTRAS SE INSTALANDO COM FREQUÊNCIA, MUITA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E OS JOVENS E FAMÍLIAS REALIZADOS; SE HOUVESSE UM NOVO OLHAR NA GESTÃO MUNICIPAL. Pois é! Percebe-se que é possível uma transformação em Maracanaú. Com uma gestão encabeçada por "sangue novo" na política maracanauense, nome que tenha um trabalho prestado na cidade, com décadas de convivência 24h por dia com a população maracanauense e, com um projeto que só um "Novo Olhar" consegue ter. Dessa forma, Maracanaú poderá retomar aquele sentimento que entusiasmou a maioria da população até a década passada. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários