Maracanaú' açudes que abastecem a cidade chegam a 100% da capacidade

Aporte positivo dá autonomia aos reservatórios para o abastecimento de Maracanaú e cidades vizinhas sem a necessidade de transferência das águas do Castanhão




CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Entenda os benefícios da prática de futsal para o corpo e a mente

Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

Atividade física depois dos 90: conheça a história da cearense  Dona Telma

Ceará: bombeiros resgatam jiboia 3 metros após família ser alertada por cadela

Guaiúba: sexta-feira 13, casarão abandonado tem histórias de aparição de fantasmas, grito e choro

Pele sensível requer cuidados especiais; confira dicas de especialista

Com unidade em Maracanaú, Rede de de Lojas oferece crédito de R$ 100 a R$ 5.000 em aplicativo

Novidade! Comprovante de vacinação agora pode ser acessado offline

Com unidade em Maracanaú, supermercado abre 250 empregos para nova loja na Capital cearense

Maranguape: filha joga caixa de sapato com dinheiro no lixo, e idoso recupera 'cofre' em lixão

Metade dos pacientes com Covid-19 têm sequelas que podem passar de um ano

Novidade! App testa novo recurso que permite usuário pedir viagens para outras pessoas

http://maracanauensenews.blogspot.com/2022/05/regiao-metropolitana-passageiro-fuma.html

 http://moacirnetosports.blogspot.com/2022/05/champions-league-tem-mudanca-de-formato.html

http://moacirnetosports.blogspot.com/2022/05/voltara-depois-de-tres-anos.html

Os açudes Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba registraram 100% de de volume, o que dá autonomia de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com isso, a região deixa a situação de escassez hídrica.


Na última sexta-feira (20), uma comitiva formada por gestores do Sistema de Recursos Hídricos do Ceará visitou os reservatórios do macrossistema hídrico que abastece a capital e a região.


O cenário permitiu também a revogação do Ato Declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica. Segundo a Cogerh, no mesmo período de 2021 o sistema registrava 71% de sua capacidade.


Ainda de acordo com a Companhia, a quadra chuvosa positiva no Ceará é a responsável pela melhora na capacidade dos açudes.


Um dos exemplos dos feitos da quadra chuvosa é no açude Pacoti, que devido aos anos seguidos de estiagem não vinha acumulando aportes expressivos e estava sem sangrar desde 2009, mas a situação reverteu e o reservatório teve seu primeiro sangramento após esse período no último domingo (15).


Para o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, o cenário é de mais tranquilidade para a RMF, principalmente com relação à garantia para o abastecimento humano. O gestor alerta, entretanto, que a situação em outros locais do Estado ainda precisa de atenção.


“Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central-Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 9%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”, concluiu.

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_16_05_2022

POR QUE ESTÁ SENDO INJUSTA A DISPONIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE GRAÇA EM MARACANAÚ? COM ISSO SÓ UMA PARTE DA POPULAÇÃO ESTÁ SENDO BENEFIFIADA COMO DEVERIA; A PREFEITURA PARECE ESTÁ USANDO DE MÁ FÉ AO PROPAGAR QUE 150 MIL MARACANAUENSES SÃO BENEFICIADOS? Faz-se necessário cada vez mais a sociedade ter muita atenção na propaganda, particularmente da gestão pública. Como vivenciamos um fenômeno de, via Internet, logo muita gente saber das informações divulgadas pelas esferas públicas, e a maior condição de conquistar os internautas, grupos que administram prefeituras estão exagerando cada vez mais na publicidade das suas ações. Acreditando que é só jogar na mídia digital e convencional um plano que é grande só na teoria, mas na prática deixa a desejar, dessa forma, já vai tirar muito proveito. Principalmente em um ano especial como 2022. ENTÃO, TRANSPORTE PÚBLICO SÓ PARA PERFIL DE CADÚNICO, NÃO VALENDO PARA UMA BOA PARTE DESTES ÔNIBUS QUE VÃO PARA FORTALEZA, PACATUBA E MARANGUAPE, E NEM PARA TOPIQUES, EM GERAL NÃO TENDO MUITOS ÔNIBUS E TOPIQUES CIRCULANDO, NO FINAL DE CONTA ESTÁ LONGE DE ATENDER 150 MIL MARACANAUENSES? ROLA MAIS É PROPAGANDA ENGANOSA EM ANO ELEITORAL, DEDUZ-SE? Exatamente! E que ao longo do tempo a maioria da população maracanauense deverá perceber que tentaram engana-la mais uma vez. Deveria, era, ter destinado um subsídio a empresa de ônibus da cidade e a cooperativa de transporte alternativo para reduzirem as tarifas de passagens consideravelmente. Isso valendo, também, para as linhas que vão para outras cidades vizinhas. Aí sim, todos os usuários, de baixa renda, do transporte público seriam beneficiados de verdade. Em que a Prefeitura sendo mais competente e transformando a mobilidade em Maracanaú, abrindo oportunidade para outra empresa de ônibus e outra cooperativa de transporte alternativo prestarem serviços aos maracanauenses, as famílias iriam sentir alívio no bolso e mais qualidade de vida. E não esta falácia do Passe Livre ai e a falta de competência que aumentou consideravelmente os transtornos de quem precisa circular um bocado diariamente, em Maracanaú lidando com a buraqueira lunar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários