Dor no peito: veja 6 causas e quando procurar ajuda

Frequentemente associado ao infarto, existem diversas outras doenças que podem manifestar esse tipo de sinal



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Por que tantos funcionários estão pedindo demissão? Fenômeno global chega ao Brasil 

De dores no corpo a estresse tóxico: que efeitos o uso excessivo de telas gera em crianças e adultos

1º de maio: por que o Dia do Trabalho é comemorado nesta data?

Oportunidades! mutirão com mais de 3 mil empregos, concessão de crédito e serviços autônomos será promovido nesta segunda (2), em Fortaleza 

Como se proteger contra golpes virtuais no celular? especialista em cibersegurança ensina

Exercício físico em casa: como manter a frequência e ver resultados

Como poupar: Técnicas para o dinheiro render

Profissionais pró-ativos têm mais chances de conseguir um emprego

Atletismo aguarda volta de PA e sonha que patrocinadores o acompanhem

Dia da Sogra: confira lindas mensagens para homenageá-la

Bateu a vontade de atacar a geladeira? Especialista indica alimentos ideais para comer antes de dormir

Papa defende sogras, mas diz que elas devem ‘ter cuidado com a língua’

Maracanaú: fábrica abre 2 mil vagas para capacitação gratuita de jovens

Galvão Bueno desiste da aposentadoria e assina com empresa de Felipe Neto

Caixa: 800 mil pessoas com nome sujo já conseguiram empréstimo; veja como solicitar

Com preços populares, Clínica Veterinária será inaugurada nesta quinta 28 em Fortaleza 

Dicas para “mandar bem” em uma entrevista de emprego

Maracanaú: Carga pende para o lado direito, e veículo tomba em curva; vídeo 

A dor no peito é um sintoma que pode indicar alguma condição grave de saúde que pode, inclusive, levar à morte. Frequentemente associado ao infarto, existem diversas outras doenças que podem manifestar esse tipo de sinal.   


A dor na região torácica pode se apresentar em diversos locais, lado esquerdo, direito, no meio do peito, entre outros, além de formas diferentes, como em pontadas, aperto e opressiva, e cada uma delas podem significar um diagnóstico diferente.   


A condição pode ainda ser acompanhada de outros sintomas que indicam o nível de gravidade e quando é necessário procurar uma ajuda especializada.


O que pode ser a dor no peito? 

A sensação de desconforto na região do tórax pode ser causada por diversas doenças ou ser o sintoma de alguma condição, como explica o cardiologista e diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, David Carneiro Neto*. 


A dor no peito é uma das principais causas de procura por serviços de pronto atendimento do País e pode ter origem cardíaca, pulmonar, gastrointestinal, musculoesquelética, psicogênica, além de outras.  


Dor no meio, do lado direito ou esquerdo podem ter causas diferentes? 


A dor no peito pode apresentar-se de diversas formas e em diferentes regiões do tórax, podendo inclusive irradiar para outras partes do corpo, como os braços, os ombros, o queixo e até mesmo para as costas. Como esclarece o especialista, a área onde o desconforto atinge depende do que o está causando.  


Por exemplo, dor no centro do peito pode ser um sintoma de algum problema cardíaco, como infarto. Já a inflamação da membrana que envolve os pulmões, condição chamada pleurite, pode provocar dor na região do peito e das costelas. Desconforto ao movimentar o tórax também pode indicar um quadro musculoesquelético.    


Quando ir ao médico? 

Como já citado anteriormente, a dor no peito é um dos principais sintomas que motivam pacientes a procurarem atendimento médico no Brasil. Ela pode indicar um quadro grave, que pode levar inclusive à morte, como alerta David Carneiro Neto.  


Existem alguns sinais de alerta que podem se apresentar associadamente a um episódio de desconforto no tórax que, conforme o cardiologista, indicam a necessidade de buscar um especialista. São eles: 


Dor opressiva ou em queimação;  

Falta de ar;  

Sudorese;  

Palpitações;  

Sensação de desmaio iminente ou desmaio;   

Associação com náuseas ou vômitos;  

Irradiação da dor para os braços, pescoço, mandíbula, abdômen superior ou em um dos ombros. 


Quais os remédios para dor no peito? 

O médico recomenda que pacientes que sintam desconforto na região do tórax não devem se automedicar ou buscar tratamentos para aliviar a dor na internet.


Como o sintoma pode ser sinal de uma condição grave, que pode causar a morte do indivíduo, ele indica que ao sentir dor no peito acompanhada de algum dos sinais de alerta, citados anteriormente, a pessoa deve buscar atendimento médico, que avaliará a condição e indicará o melhor tratamento.  


Causas de dor no peito


Diversas doenças e condições de origem como cardíaca, pulmonar, gastrointestinal, musculoesquelética, psicogênica, podem provocar desconforte no tórax. O cardiologista indica haver, pelo menos, seis principais causas de dor no peito que são comuns. Ele lista cada um deles e quais os principais sintomas de cada. São eles:  


1.  SÍNDROME CORONARIANA AGUDA (INCLUINDO INFARTO)   

Dor em aperto ou em queimação;  

Região central do tórax (retroesternal);   

Pode irradiar para braços, ombros, mandíbula ou dorso;   

Duração maior do que 20 minutos;   

Frequentemente associada a náuseas, vômitos e sudorese.   


2. PSICOGÊNICA (TRANSTORNO DE ANSIEDADE, SÍNDROME DO PÂNICO, DEPRESSÃO)   

Sensação de sufocamento;   

Formigamento;   

Falta de ar ou hiperventilação (respiração acelerada);   

Palpitações.   


3. PERICARDITE (INFLAMAÇÃO DA MEMBRANA QUE ENVOLVE O CORAÇÃO)  

Dor em pontada;  

Início súbito;  

Piora com a respiração profunda e ao deitar;  

Melhora ao sentar.  


4. PLEURITE (INFLAMAÇÃO DA MEMBRANA QUE ENVOLVE OS PULMÕES)   

Dor na região do peito e costelas;   

Início súbito;   

Piora com a respiração profunda e tosse.  


5. PROBLEMAS DIGESTIVOS (ESPASMO ESOFAGIANO, GASTRITE, ÚLCERA, CÁLCULOS NA VESÍCULA)   

Dor opressiva ou em queimação;   

Região do epigástrio;   

Associado a azia, empachamento;   

Náuseas e vômitos.   


6. MUSCULOESQUELÉTICAS   

Piora com a movimentação do 

tórax;   

Reproduzida pela palpação.


DOR NO PEITO PODE SER ANSIEDADE?


Sim, a sensação de dor no tórax, conforme o médico, é um sintoma frequentemente presente em pacientes durante um quadro de ansiedade.


Além da dor, o indivíduo ainda pode apresentar outros sintomas associado ao transtorno psicológico. São eles: falta de ar; e formigamento, que irradia para diversas partes do corpo, como braços, perna, dedos e pescoço.   


*Joaquim David Carneiro Neto é médico especializado em Cardiologia, com CRM 12.943. É graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com residência em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização e pós-graduação em Cardiologia Intervencionista pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e títulos de especialista em Cardiologia e Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista pela Associação Médica Brasileira (AMB). É diretor técnico da Unidade Hospital do Coração de Sobral Padre José Linhares, onde atua como médico, e é professor efetivo da Faculdade de Medicina da UFC e do Centro Universitário Uninta.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_02_05_2022

CADA VEZ MAIS O DIA DO TRABALHO, EM MARACANAÚ, REDUZ O INTERESSE DE SER COMEMORADO, PELOS SERVIDORES MUNICIPAIS E TRABALHADORES DO POLO INDUSTRIAL? DEVIDO UMA GESTÃO QUE AVANÇA SÓ EM CADA VEZ MAIS DEIXA A DESEJAR; COMO PODE SER MUDADO ISSO "DA ÁGUA PARA VINHO" NESSA DÉCADA?

O Dia do Trabalho serve muito para realizar uma reflexão de como vai o trabalho em uma cidade, principalmente quando esta é um Polo Industrial e estar entre as primeiras que mais arrecadam no Estado. Percebemos que em Maracanaú, os trabalhadores estão vivenciando um cenário desanimador, devido a falta de políticas públicas do grupo que está na Prefeitura desde 2005. Com isso, a desvalorização no salário e condições de trabalho dos servidores públicos cada vez mais aumenta. De forma indireta, a Prefeitura também prejudica os trabalhadores do Polo Industrial, devido nunca ter sido aliado do Governo do Estado, em 17 anos, o Setor Industrial maracanauense estagnou, gerando desemprego e a paralisação no avanço da carreira profissional de quem trabalha em uma indústria. Poderia até ter tido uma política pública municipal que amenizasse as perdas da não parceria com o Estado, mas a incompetência, incapacidade e a falta de empatia do grupo que está na Prefeitura foi o que prevaleceu. ERA PARA TER HAVIDO CONCURSOS PÚBLICOS PERIODICAMENTE, A PRÁTICA DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AS INDÚSTRIAS FORTALECIDAS, OUTRAS SE INSTALANDO COM FREQUÊNCIA, MUITA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E OS JOVENS E FAMÍLIAS REALIZADOS; SE HOUVESSE UM NOVO OLHAR NA GESTÃO MUNICIPAL. Pois é! Percebe-se que é possível uma transformação em Maracanaú. Com uma gestão encabeçada por "sangue novo" na política maracanauense, nome que tenha um trabalho prestado na cidade, com décadas de convivência 24h por dia com a população maracanauense e, com um projeto que só um "Novo Olhar" consegue ter. Dessa forma, Maracanaú poderá retomar aquele sentimento que entusiasmou a maioria da população até a década passada. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários