Maranguape registra caso de meningite até março de 2022; veja mais municípios

Doença pode ter evolução rápida e ser letal, mas vacinas protegem contra tipos diferentes de meningite



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Sabia que existe o golpe da vaga de emprego? Veja como não cair 

Maracanaú: corpo é abandonado em posição de crucificação na Sexta-feira da Paixão

Conta de luz: taxa extra deixa de ser cobrada a partir deste sábado (16)

Passaporte vacinal: mesmo com liberação de máscaras em ambientes fechados no Ceará ainda deve ser apresentado; saiba o porquê

Oportunidades! Caixa abre oferta estágio em todo Brasil para cargos de níveis médio,  EJA, técnico e superior

Uso de máscaras ainda é obrigatório em alguns casos,
mesmo com a liberação da obrigatoriedade decretada nesta 5ª (14); entenda

Maranguape: expansão de fábrica amplia oportunidades de empregos

Veterinário explica os motivos de não dar chocolate para os animais.  

Qual chocolate é mais saudável? Especialista relata melhores opções

Oportunidades! Abertas dezenas de vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em Hospitais, Casa de Cuidados e UPAs em Fortaleza

WhatsApp vai impedir envio de mensagens de pessoas bêbadas

Você sabe como impressionar em uma entrevista de emprego

Oportunidade! Curso de formação de bartenders oferece dezenas de vagas gratuitas em Fortaleza

Maracanaú: família permanece 8 horas sob o poder de criminosos durante roubo em sítio

Ceará: Técnico em informática é preso após criar perfis falsos na internet e extorquir 400 mulheres

Saiba porque vale a pena empreender

O Ceará registra casos confirmados de meningite em pelo menos 12 municípios no início de 2022, como monitora a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) com dados atualizados em 5 de março e divulgados neste mês. No período, 26 casos da doença foram confirmados no Estado.


No Dia Mundial de Combate à Meningite, neste domingo (24), a prevenção da doença ganha maior visibilidade e o contexto do Ceará exige atenção devido à baixa cobertura vacinal contra as meningites.


CONFIRA OS MUNICÍPIOS CEARENSES COM CASOS CONFIRMADOS DE MENINGITE ATÉ MARÇO DESTE ANO:

Fortaleza

Caucaia

Aquiraz

Pindoretama

Maranguape

Redenção

Itapiúna

Santana do Acaraú

Quixeramobim 

Alto Santo

São João do Jaguaribe

Palhano


A cidade de São João do Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, apresentou o maior indicador detectado pela Sesa com 13,08 casos por 100.000 habitantes. Esse momento inicial serve como alerta para a proteção contra a doença.


A imunização contra a meningite, com as vacinas BCG, Meningococo C, Pentavalente e Pneumocócica, não atingiu a meta em 2020 e 2021. Além disso, o retorno do convívio social sem as restrições da pandemia também facilita a transmissão da doença.


"A meningite é a inflamação da meninge, que é uma membrana que reveste o sistema nervoso central como, por exemplo, o cérebro", explica Lauro Vieira Perdigão Neto, diretor técnico e infectologista do Hospital São José (HSJ).


Essa é uma condição médica de extrema importância, porque pode levar a casos graves, incluindo, sequelas e até óbito

LAURO VIEIRA PERDIGÃO NETO

Infectologista


Por isso a imunização no período adequado e com todas as doses previstas é determinante para a proteção contra as meningites, que podem ser causadas por vírus, bactérias e até fungos.


"A principal forma de prevenção da meningite é manter o calendário vacinal em dia, porque a vacinação permite a proteção e produção de anticorpos contra boa parte desses agentes causadores de meningite", reforça.


ESTÃO DISPONÍVEIS 4 TIPOS DE VACINAS CONTRA MENINGITES PARA CRIANÇAS E 1 OUTRA PARA ADOLESCENTES, CONFORME A SECRETARIA DA SAÚDE.

BCG: Prevenção contra formas graves de tuberculose (incluindo o tipo de meningite causada pela doença) - aplicação em dose única ao nascer.

Pentavalente: Prevenção contra meningite e infecções causadas pelo H. influenzae tipo B - aplicação aos 2, 4 e 6 meses de vida.

Pneumocócica 10 valente: Prevenção contra doenças invasivas e otite média aguda causadas por Streptococcus pneumoniae - aplicação aos 2, 4 e 12 meses.

Meningocócica C conjugada: Prevenção da doença sistêmica causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C - aplicação aos 2, 4 e 12 meses.

Meningocócica ACWY: Prevenção contra meningite e infecções causadas pela bactéria

Meningococo dos tipos A, C, W e Y. Meningocócica - aplicação em dose única aos 11 e 12 anos.

Sintomas e riscos da doença

A volta das crianças às escolas e ambientes fechados facilita a transmissão das meningites por vias aéreas, como explica o médico pediatra Valderi Júnior. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça e rigidez na nuca. Os pequenos também podem ter maior irritabilidade.


"Tem uma característica muito forte da dor de cabeça, que a gente chama de cefaleia holocraniana, que pega a cabeça inteira da criança", frisa o especialista. Ele destaca a necessidade da avaliação médica rápida para evitar as formas graves da meningite.


"Uma forma gravíssima das meningites é a meningococcemia, é uma disseminação da bactéria pelo corpo inteiro causando, inclusive, lesões de pele que podem necrosar", explica.


O MINISTÉRIO DA SAÚDE INDICA SINTOMAS E TRATAMENTOS CONFORME A CAUSA DA MENINGITE. CONFIRA AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES:

MENINGITES VIRAIS (QUADRO MAIS LEVE)


Sintomas:


Semelhantes aos das gripes e resfriados

Febre

Dor de cabeça

Rigidez na nuca

Perda do apetite 

Irritação

Tratamento:


Os medicamentos combatem febre e dor e são úteis para aliviar os sintomas.

MENINGITES BACTERIANAS (QUADROS MAIS GRAVES)


Sintomas:


Febre alta

Mal-estar

Vômitos

Dor forte de cabeça e no pescoço 

Dificuldade para encostar o queixo no peito

Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo

Nos bebês, a moleira fica elevada.

Tratamento:


Uso de antibióticos aplicados na veia do paciente. Isso precisa acontecer com agilidade para evitar complicações e sequelas.


Já as meningites causadas por fungos ou pelo bacilo da tuberculose, como informa o Ministério da Saúde, exigem tratamento prolongado à base de antibióticos e quimioterápicos por via oral ou aplicados na veia.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_18_04_2022

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO REPUDIA O SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2022 E REIVINDICA MAIS EMPATIA DA PREFEITURA PARA REDUZIR O CAOS NA CIDADE, POR CONTA DA INCAPACIDADE DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA QUE MESMO MERGULHADA EM RECURSOS NÃO SABE APROVEITAR E SER REFERÊNCIA EM OBRAS PÚBLICAS

A população de uma cidade deseja que a prefeitura atenda mais às necessidades diárias, pois é o que mais precisa para se viver de forma digna. Com isso, chega ao ponto da população abrir mão do maior evento de entretenimento da cidade, que dura algumas semanas, porque do que adianta isso se as outras, nas outras dezenas de semanas do ano, é de muita indignação devido a falta de empatia da gestão municipal. A INDIGNAÇÃO DE DEZENAS DE MILHARES DE MARACANAUENSES AUMENTA MAIS COM A "FALTA DE VERGONHA" DA PREFEITURA EM FAZER FESTA EM PLENO CAOS, PODENDO DEIXAR SÓ PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES? Isso! porque parte das obras estaria concluída, e a mobilidade da cidade estaria mais recuperada, evitando o caos no deslocamento da população para o evento, daqui a cerca de seis semanas. A Prefeitura teve tanto tempo para fazer as obras em Maracanaú, de 2020 para cá, por incompetência não aproveitou o tempo em que não havia muita movimentação na cidade, por causa da pandemia, e agora compromete o maior evento de entretenimento da cidade, provocando mais  transtornos à população em junho. POPULAÇÃO DEVE EVITAR A PREFEITURA QUERER MAIS UMA VEZ ENGANÁ-LA E NO MOMENTO CERTO TOMAR UMA ATITUDE PARA MUDAR O RUMO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE QUE NEM "PÃO E CIRCO" SABE DISPONIBILIZAR ISSO DA MELHOR FORMA. Então! Os maracanauenses terão uma grande oportunidade para iniciar bem o final de um ciclo de duas décadas que Maracanaú caiu drasticamente nos índicadores de desenvolvimento social e econômico. Chegando ao cúmulo da cidade parecer um "campo minado", pois em muitos lugares quem ousar circular nas vias públicas pode ter sérios problemas. Percebe-se que Maracanaú tem que ter um "Novo Olhar" para ser reconstruída, ao contrário vai continuar sendo jogado fora anos e anos de vivenciar uma cidade referência em muitos indicadores, pois dinheiro é que não falta. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários