Confira endereços de parques urbanos em Fortaleza que podem ser visitados

Com características, tamanhos e manutenção distintas, as áreas são opções para caminhada, piquenique, brincadeiras infantis e atividades físicas, dentre outros



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Sabia que existe o golpe da vaga de emprego? Veja como não cair 

Maracanaú: corpo é abandonado em posição de crucificação na Sexta-feira da Paixão

Conta de luz: taxa extra deixa de ser cobrada a partir deste sábado (16)

Passaporte vacinal: mesmo com liberação de máscaras em ambientes fechados no Ceará ainda deve ser apresentado; saiba o porquê

Oportunidades! Caixa abre oferta estágio em todo Brasil para cargos de níveis médio,  EJA, técnico e superior

Uso de máscaras ainda é obrigatório em alguns casos,
mesmo com a liberação da obrigatoriedade decretada nesta 5ª (14); entenda

Maranguape: expansão de fábrica amplia oportunidades de empregos

Veterinário explica os motivos de não dar chocolate para os animais.  

Qual chocolate é mais saudável? Especialista relata melhores opções

Oportunidades! Abertas dezenas de vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior em Hospitais, Casa de Cuidados e UPAs em Fortaleza

WhatsApp vai impedir envio de mensagens de pessoas bêbadas

Você sabe como impressionar em uma entrevista de emprego

Oportunidade! Curso de formação de bartenders oferece dezenas de vagas gratuitas em Fortaleza

Maracanaú: família permanece 8 horas sob o poder de criminosos durante roubo em sítio

Ceará: Técnico em informática é preso após criar perfis falsos na internet e extorquir 400 mulheres

Saiba porque vale a pena empreender

Os parques urbanos são áreas verdes que garantem às cidades preservação da fauna, da flora e em paralelo também servem como espaços de convivência e lazer. Eles, em geral, possuem dimensões e complexidades maiores que as praças e os jardins públicos. Em Fortaleza, conforme a Prefeitura, há 27 parques urbanos municipais.


Ao menos 13 deles passaram por processos de revitalização nos últimos anos. Nesses locais, é possível realizar atividades diversas e manter-se em contato com a natureza. Ao todo, a capital cearense tem 18 dessas áreas urbanizadas.

Na Capital, algumas dessas áreas como o Parque Urbano do Lago Jacarey ou o Parque Parreão são conhecidos há alguns anos. Outros, apesar de existirem há muito tempo e terem demanda por revitalização, só passaram por reestruturação recentemente, como o entorno da Lagoa da Parangaba, que oficialmente é também um parque urbano.


O Diário do Nordeste lista, a seguir, alguns desses parques. Com características, tamanhos e manutenção distintas, essas áreas são opções para caminhada, piquenique, brincadeiras infantis, atividades físicas, passeios com pets, e contemplação da natureza, para moradores do entorno e também visitantes. 


O professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que é importante que os parques urbanos sejam colocados de modo estratégico em toda a cidade, inclusive em áreas de vulnerabilidade econômica.


“Não se deve colocar parques urbanos somente nas áreas já valorizadas. Porque isso leva a um aumento da desigualdade dentro das cidades. É importante ter um planejamento da visão da cidade como um todo".

MARCELO SOARES

Professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC


Confira alguns parques urbanos de Fortaleza que podem ser visitados


Parque Arquiteto Otacílio Teixeira Neto (Bisão)


A área também conhecida como Parque do Riacho Maceió está localizada no bairro Mucuripe, e segundo a Prefeitura, foi inaugurada no dia 1º de agosto de 2014. 


São 22 mil metros quadrados de parque urbano no encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, na foz do Riacho Maceió, um dos recursos importantes na história de Fortaleza. O espaço foi recuperado a partir de uma Operação Urbana Consorciada (OUC).


Localização: Encontro da Rua Tereza Hinko com a Avenida Beira-Mar, no bairro Mucuripe.


Parque Linear Adahil Barreto


O Adahil Barreto, conforme a Prefeitura, foi reaberto em 2018. Ele fica em uma área do Parque Estadual do Cocó. No espaço há campo de futebol, playground, academia ao ar livre e quadra poliesportiva. 


O parque é definido como municipal, mas também, ao ser integrado ao Cocó, ficou caracterizado como um parque estadual. 


Localização: Rua Major Virgílio Borba com Rua Vicente Leite, no bairro São João do Tauape.


Parque Linear do Parreão


Ainda na década de 1990, a Prefeitura declarou a área do Parque Parreão como de utilidade pública. Em 2014, um decreto municipal criou o Parque Oficialmente. A área é composta por duas partes e possui o Riacho Parreão como corpo hídrico. 


O trecho 1 do Parreão I é urbanizado, e, conforme a Prefeitura, tem pista de cooper, academia ao ar livre, parquinho e um anfiteatro. 


Já o Parreão II é dividido no trecho 2, 3 e 4. O trecho 2 é urbanizado, e também tem pista de cooper, quadra de futsal, campo de futebol e academia ao ar livre. Os trechos 3 e 4 não são urbanizados. 


Localização: Rua Major Virgílio Borba com Rua Vicente Leite, no bairro São João do Tauape. 


Trecho 1: Av. Borges de Melo, Rua Martinho Rodrigues e Av. Eduardo Girão.

Trecho 2: Av. Borges de Melo, Rua João Araripe, Rua Conselheiro Francisco Lorda e Rua Edgar Pinho Filho.

Trecho 3: Rua João Araripe e Rua Moreira Gomes.

Trecho 4: Av. Luciano Carneiro e Rua Moreira Gomes


Parque Linear Rachel de Queiroz


O Parque Linear Rachel de Queiroz é o maior parque municipal, sendo menor somente que o Parque do Cocó, que é estadual. A área localizada no lado Oeste da cidade tem 19 trechos. São 134 hectares, 12,5 quilômetros de extensão. 

O parque como um todo interliga diversos recursos hídricos, como o Açude João Lopes, a Lagoa do Alagadiço e o Açude Santo Anastácio.


Este ano, a Prefeitura realizou a recuperação dos trechos 1, 2, 5 e 6. Essa extensão é urbanizada.


No local há calçadão para caminhadas, ciclofaixa bidirecional, paisagismo, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes de acesso, quiosques, e equipamentos para o lazer e prática de esportes, como quadras, Areninha. 


Localização: Av. Governador Parsifal Barroso, no bairro Presidente Kennedy


Parque Urbano da Liberdade (Cidade da Criança)


O Parque Urbano da Liberdade, conhecido por Cidade da Criança, esse ano completa 120 anos de história. O espaço que compõe a paisagem do Centro foi inaugurado em 1902 e tombado em 1991. 


A requalificação iniciada em junho de 2020 foi concluída em dezembro de 2021. A obra contemplou a restauração de todo o espaço, que tem um lago, e dentre os imóveis, nove prédios históricos e além de todo o paisagismo. 


O Parque é um espaço de refúgio em meio aos prédios históricos e comerciais do Centro. 


Localização: Rua Pedro I, no bairro Centro.


Parque Urbano do Sítio Tunga


O Parque Urbano do Sítio Tunga, também é conhecido como Parque da Longevidade. Situado no bairro Luciano Cavalcante, foi criado a partir de uma Operação Urbana Consorciada estabelecida em maio de 2011.  Antes, a área era degradada. 


O Parque foi inaugurado em 2020 e tem campo de futebol, parque infantil, cachorródromo e academia ao ar livre. 


Localização: Av. Comodoro Estácio Brígido, no bairro Luciano Cavalcante


Parque Urbano da Lagoa da Parangaba


Segundo a Prefeitura, a Lagoa da Parangaba é a maior em volume de água da Capital. O Parque Urbano no entorno da Lagoa, situado no bairro de mesmo nome, foi criado oficialmente em 2014. No final de 2019 a área foi entregue requalificada.


O entorno da Lagoa ganhou infraestrutura que envolve tanto o comércio local, como o lazer e a prática de esportes.


Com a obra, o parque recebeu novas calçadas e ciclofaixas com piso intertravado, pista de cooper e skate, campo de futebol, quadras de vôlei de praia, uma mini areninha, pracinhas e quiosques de alimentação, convivência e banheiros. 


Também foi feito um novo paisagismo com o plantio de árvores e criação de jardins, conforme a Prefeitura.


Localização: Rua Gomes Brasil, no bairro Parangaba.


Parque Urbano do Lago Jacarey


O lugar conhecido pelos atrativos gastronômicos, teve o  Parque Urbano revitalizado recentemente. O Parque Urbano do Lago Jacarey foi criado oficialmente em 2014 e é referência de área de lazer. 


O local tem lago, marrecos, tartarugas e uma praça com várias opções de barraquinhas de comida, artesanato, entre outros, de acordo com a Prefeitura. A área mistura preservação ambiental e lazer. 


Localização: Av. Viena Weyne, no bairro Cidade dos Funcionários.


Parque Ecológico do Passaré


O Parque Ecológico do Passaré está prestes a virar Parque Zoobotânico do Passaré. Ele abriga o zoológico e o horto municipal, e é reconhecido pela Prefeitura como Parque Urbano, mas ainda não possui instrumento normativo, ou seja, não foi oficialmente criado por decreto. Mas, na prática já é utilizado. 

O Parque tem mais de 150 animais, uma lagoa e um viveiro de mais de 100 mudas de plantas. O espaço foi reaberto em 2022 e, segundo a Prefeitura, os visitantes irão encontrar um grande área verde sombreada por árvores nativas, animais silvestres e selvagens do Zoológico e diferentes espécies de árvores e plantas cultivadas no Horto Municipal.


Localização: Av. Prudente Brasil, 685, no bairro Passaré.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_18_04_2022

GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO REPUDIA O SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2022 E REIVINDICA MAIS EMPATIA DA PREFEITURA PARA REDUZIR O CAOS NA CIDADE, POR CONTA DA INCAPACIDADE DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA QUE MESMO MERGULHADA EM RECURSOS NÃO SABE APROVEITAR E SER REFERÊNCIA EM OBRAS PÚBLICAS

A população de uma cidade deseja que a prefeitura atenda mais às necessidades diárias, pois é o que mais precisa para se viver de forma digna. Com isso, chega ao ponto da população abrir mão do maior evento de entretenimento da cidade, que dura algumas semanas, porque do que adianta isso se as outras, nas outras dezenas de semanas do ano, é de muita indignação devido a falta de empatia da gestão municipal. A INDIGNAÇÃO DE DEZENAS DE MILHARES DE MARACANAUENSES AUMENTA MAIS COM A "FALTA DE VERGONHA" DA PREFEITURA EM FAZER FESTA EM PLENO CAOS, PODENDO DEIXAR SÓ PARA DEPOIS DAS ELEIÇÕES? Isso! porque parte das obras estaria concluída, e a mobilidade da cidade estaria mais recuperada, evitando o caos no deslocamento da população para o evento, daqui a cerca de seis semanas. A Prefeitura teve tanto tempo para fazer as obras em Maracanaú, de 2020 para cá, por incompetência não aproveitou o tempo em que não havia muita movimentação na cidade, por causa da pandemia, e agora compromete o maior evento de entretenimento da cidade, provocando mais  transtornos à população em junho. POPULAÇÃO DEVE EVITAR A PREFEITURA QUERER MAIS UMA VEZ ENGANÁ-LA E NO MOMENTO CERTO TOMAR UMA ATITUDE PARA MUDAR O RUMO DA ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE QUE NEM "PÃO E CIRCO" SABE DISPONIBILIZAR ISSO DA MELHOR FORMA. Então! Os maracanauenses terão uma grande oportunidade para iniciar bem o final de um ciclo de duas décadas que Maracanaú caiu drasticamente nos índicadores de desenvolvimento social e econômico. Chegando ao cúmulo da cidade parecer um "campo minado", pois em muitos lugares quem ousar circular nas vias públicas pode ter sérios problemas. Percebe-se que Maracanaú tem que ter um "Novo Olhar" para ser reconstruída, ao contrário vai continuar sendo jogado fora anos e anos de vivenciar uma cidade referência em muitos indicadores, pois dinheiro é que não falta. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários