Incluindo Maracanaú, 35 cidades do Ceará passam a ter advogado de graça de plantão nos fins de semana

"À medida que o tempo foi passando, pudemos ampliar essa atuação. Na política de expansão da nossa atuação, passamos a ter plantão disponível em diversas cidades, todos os finais de semana, passos essenciais para garantir os direitos fundamentais dos assistidos, em especial em tempos tão adversos como esses da pandemia”, detalha a coordenadora



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS












Todo final de semana, a Defensoria Pública do Estado do Ceará está de plantão. Um serviço que começou apenas na Região Metropolitana de Fortaleza em 2017 e hoje já atende 35 cidades de todo o Ceará. Os atendimentos destinam-se às medidas de caráter urgente que venham a acontecer apenas durante o final de semana nas áreas: criminal, cível/saúde, infância e juventude.


Para a defensora pública Sheila Florencio Falconeri, coordenadora das Defensorias do Interior (CDI), os plantões defensoriais são essenciais para garantir o acesso à Justiça de maneira ininterrupta aos assistidos da Defensoria.


“A medida que o tempo foi passando, pudemos ampliar essa atuação. Na política de expansão da nossa atuação, passamos a ter plantão disponível em diversas cidades, todos os finais de semana, passos essenciais para garantir os direitos fundamentais dos assistidos, em especial em tempos tão adversos como esses da pandemia”, detalha a coordenadora.


Na Capital, o serviço de plantão para atendimentos de demandas cíveis (infância, adolescência e demandas de saúde) acontece na sede da Defensoria, localizada à avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante, de 12 horas às 18 horas. O serviço pode ser acionado pelos telefones (85) 3194.5035, 3194.5034 ou (85) 98400.5997. Já os atendimentos para demandas de urgência na esfera criminal acontecem de 8 horas às 14 horas. Atualmente, as audiências de custódia estão acontecendo por videoconferência e a assistência da Defensoria é direcionada às pessoas que serão encaminhadas às audiências.


As cidades do interior do Estado que têm plantão são: Acarape, Aquiraz, Barreira, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim. Nessas localidades, o serviço acontece de forma remota e o assistido deve encaminhar mensagem por meio de aplicativo de Whatsapp para o número (85) 9 8948.7901, no horário de 08h às 14h.


A Defensoria está de plantão também nas cidades da Região do Cariri. Um defensor público fica de plantão para atender as demandas da população residentes nas cidades: Araripe, Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Nova Olinda , Lavras da Mangabeira e Santana do Cariri. O serviço acontece também pelo número (85) 9.8948.7901, de 08h às 14h.


Por fim, o plantão acontece na macrorregião de Sobral, atendendo as demandas das cidades: Cariré, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Meruoca e Sobral. O atendimento também é remoto por meio do número (88) 9.9261.6701, no horário: 08h às 14h.


Os assistidos devem portar documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e os documentos relacionados a cada ação. Nas demandas relacionadas à saúde, o representante deve apresentar laudo médico constando o quadro clínico do paciente com o Código Internacional da Doença (CID), o tratamento indicado, a urgência com a respectiva prioridade e as consequências caso não consiga o pedido ou ocorra alguma demora na resposta.


Serviço

Plantão da Defensoria no final de semana


Em Fortaleza

Plantão Cível (infância, adolescência e demandas de saúde)

Horário: 12h às 18h.

Tel.: (85) 98400.5997


Plantão Criminal

Horário: 08h às 14h

As audiências de custódia estão acontecendo por videoconferência e a assistência da Defensoria é direcionada às pessoas que serão encaminhadas às audiências de custódia.


Nas cidades de: Acarape, Aquiraz, Barreira, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Umirim.


O serviço acontece pelo número (85) 9.8948.7901

Horário: 08h às 14h

Fonte: site da DPCE.


#Artigo_Semanal_em_28_02_2022

PÃO E CIRCO CHEGA ÀS ESCOLAS MUNICIPAIS, DESVALORIZANDO MAIS AINDA A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE MARACANAÚ? AO ABRÍ-LAS SÓ PARA DAR MERENDA E ATIVIDADES RECREATIVAS 

É a busca de mascarar um problema após a atitude negacionista do grupo político que administra Maracanaú. Que nega um princípio da Educação, ao não valorizar os professores? ao negar o reajuste salarial de 33% aos professores de todo o Brasil a partir de 2022,  sancionado pelo Governo Federal. Uma gestão pública inconsequente a de Maracanaú, que pratica uma narrativa com propaganda enganosa, buscando jogar a população contra os professores. Ainda soma-se a isso outras atitudes que enganam a população. A tentativa de fazer os chefes de famílias ficarem contra os professores é uma prova que AQUI A EDUCAÇÃO É DE FALSIDADE. Os professores que ao longo de duas décadas vêm tendo seus direitos deixados para trás, pelo grupo Robertista. Isso, no tocante ao plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR) que é um eficaz mecanismo adotado, por lei, para estabelecer e assegurar as bases estruturais de cargos e salários de forma coesa e justa, dentro do funcionalismo público.  Portanto, não tem como os professores abrir mão do reajuste nacional de 33%, a partir de 2022. Percebe-se que este reajuste é uma espécie de alívio nas perdas no PCCR dos professores, que a gestão do grupo Robertista não cumpriu em 17 anos. QUEM ESTAR INDO ÀS ESCOLAS SÓ MERENDAR E RECREAR DEVE PROTESTAR EXPRESSANDO QUE NÃO QUER SÓ COMIDA, QUE QUER EM PRIMEIRO LUGAR SÃO OS PROFESSORES RESPEITADOS E DANDO AULAS? Isso mesmo! Somado-se a isso que os maracanauenses continuam reivindicando mais ainda nas redes sociais. Pois, toda a população maracanauense está sendo "sacaneada" pela gestão Robertista. Inadmissível, Maracanaú que tem o quarto maior PIB do Estado não estar entre as dezenas de municípios que já vão pagar o aumento salarial  de 33% aos professores, nesta semana. Com uma pressão incessante, a Prefeitura deve realizar mudanças e resolver a situação dos professores, como também valorizar mais todo o funcionalismo público municipal. Pois A VERDADE é que a população está cheia de narrativa mentirosa, com o objetivo de manchar a reputação da classe dos professores, que todos merecem o maior apreço da sociedade, pois estes proporcionam uma parcela da formação da personalidade, cidadã e profissional da sociedade.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários