Dia da Data Magna do Ceará: o que é comemorado no feriado dessa sexta-feira (25)

O dia celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará. O Estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos



CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS























Na sexta-feira, 25, é comemorada a Data Magna do Ceará, instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, na gestão do ex-governador e atual senador Cid Gomes (PDT). A iniciativa foi do então deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o qual apresentou o projeto. O dia celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará. O Estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos. As informações são da Assembleia Legislativa.


O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, ocorrendo aqui no dia 25 de março de 1884, há 138 anos, enquanto no restante do País aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.


Um personagem teve papel fundamental na luta pela libertação dos escravos da província cearense, Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde. Homem de origem humilde, participou ativamente no Movimento Abolicionista no Ceará.


Luta abolicionista no Ceará


Dragão do Mar teve papel importante na luta abolicionista ao convencer, ainda em 1881, seus colegas jangadeiros a se recusarem a transportar para os navios negreiros os escravos que seriam vendidos para o sul do país. Assim, fechando o Porto de Fortaleza e impedindo o embarque de escravos para outros estados.


Segundo historiadores, apesar da libertação dos escravos no Ceará ser comemorada no dia 25 de março, documentos apontam como início da abolição no Estado a data 1º de janeiro de 1883, naquele ano, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, cidade que fica  a aproximadamente 55 km de Fortaleza, em um ato realizado em frente à igreja Matriz, teriam sido entregues cerca de 116 cartas de alforria para escravos daquela região.


O ato teria contado com a participação de alguns abolicionistas, entre os quais, José do Patrocínio, que também era jornalista e escritor, além de participar ativamente dos movimentos para a libertação dos escravos. 


Acarape, à época, pertencia ao município de Redenção, e se emancipou posteriormente. Os escravos libertos passaram a procurar formas de se reintegrar à sociedade. Muitos fugiram para o quilombo na Serra do Evaristo, em Baturité. Com medo de serem perseguidos, lá eles acreditavam estar seguros da fragilidade da alforria. Outros partiram para Fortaleza, de carta na mão, e viajaram em busca das suas famílias.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_21_03_2022

QUE GESTÃO É ESSA QUE NÃO CUIDA NEM DO PADROEIRO DA CIDADE, QUE TAMBÉM É DO ESTADO, DEDUZINDO QUE SE FOSSE UM (A) PADROEIRO (A) NÃO TANTO CONHECIDO (A) NEM ESTÁTUA DESMORONANDO TINHA?

Com o tempo, seja quem for, vai demonstrar quem realmente é. Igualmente o dizer: "não há crime perfeito", também "não há farsa perfeita". Um gestor público não vai conseguir esconder o que realmente ele é por muito tempo, mesmo não querendo, vai deixar indícios do que realmente é, por exemplo, quando ele não está nem aí para o melhor para a população, em primeiro lugar. Que antes de mais nada, ele vive de satisfazer seus interesses particulares, usufruindo muito dos recursos públicos e o resto que se "lixe". Em Maracanaú, o grupo que está na Prefeitura só  mostra como é incapaz de atuar na gestão pública. Percebemos que nunca realiza a manutenção devida nos bens públicos. Chegando ao cúmulo de deixar a Estátua de São José, padroeiro da cidade, no bairro Centro caindo os pedaços, por meses e meses. Com isso, mesmo chegando a mais uma data do novenário anual em comemoração ao Santo e nada da Prefeitura restaurá-la. E é porque São José também é o padroeiro do Estado e que a cada ano é muito prestigiada as novenas por dezenas de milhares de fiéis. ERA PARA AS ESTÁTUAS DE MARACANAÚ RECEBEREM OS CUIDADOS DEVIDOS, PERIODICAMENTE, ALÉM DOS ARREDORES SER ATRATIVOS TAMBÉM PARA RECEBER VISITAÇÃO O ANO TODO? PORQUE DINHEIRO PÚBLICO TEM MUITO. Pois é! Se o Prefeito morasse em Maracanaú, se tivesse advindo do meio do povão, isso dificilmente aconteceria. Como também toda a gestão municipal que deixa a desejar. Por isso é mostrado "por A mais B" que não dá certo entregar uma cidade a quem mora em bairro luxuoso de outra cidade. Porque o sujeito não vai ter o olhar de quem vive a cidade por décadas, 24h por dia. MARACANAÚ ERA PARA SER REFERÊNCIA NA MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS. Isso porque por ser uma cidade Polo Industrial atrairia mais recursos públicos e qualidade de vida a população. Infelizmente Maracanaú vai caminhando para duas décadas perdidas, em que em nenhum dia a Prefeitura  foi aliada do Estado que é destaque nacional. Devido a isso, a população perdeu dezenas de milhões de investimentos. Porque um grupo político sem empatia, egocêntrico, pensou primeiro em tentar realizar um desejo pessoal que era chegar ao governo do Estado, "deu com os burros n'água". MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários