Covid-19: certificado que comprova a vacinação pode ser emitido


A declaração “apresenta os dados cadastrais do vacinado, data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas






À medida que a vacinação contra a Covid-19 tem avançado, alguns locais estão permitindo apenas a entrada de pessoas imunizadas, especialmente em casos de viagens internacionais a outros países. Neste sentido, o Ministério da Saúde disponibilizou a emissão de um certificado, de forma on-line, que comprova a aplicação das doses.


O documento está disponível em três idiomas: o português, o inglês e o espanhol. 


O comprovante pode ser acessado após a finalização do esquema vacinal via site ou pelo aplicativo ConecteSUS, mecanismo que agrupa informações ligadas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). 


Segundo o portal do Governo Federal, a declaração “apresenta os dados cadastrais do vacinado, data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas”.


PASSO A PASSO PARA A EMISSÃO

1. Complete o esquema de vacinação.


2. Acesse o site ou aplicativo ConecteSUS Cidadão para Android ou iOS. A estimativa é que as informações estejam disponíveis dez dias depois do fim da aplicação.


3. Clique em “Entrar”, faça o cadastramento na plataforma ou o login, caso já tenha cadastro, informando os dados necessários.


4. Após efetuada a conexão, deve-se clicar no ícone “Vacinas”.


5. Em seguida, é necessário clicar nas doses administradas para o detalhamento.


6. Por fim, basta clicar em “Certificado de Vacinação” para emitir o documento on-line, que pode ser baixado em formato PDF.


7. Na mesma página, para selecionar o registro em outro idioma, é preciso clicar no ícone “BRA”, com a bandeira do Brasil, e fazer a alteração.


Se o atestado não aparecer no sistema depois de dez dias da data da vacinação, o interessado pode ir a uma unidade de saúde para verificar se houve “algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à RNDS”, informa o governo.


A autenticação do comprovante é feita por um código de 16 dígitos ou de QR Code presente no documento, podendo ser verificada gratuitamente no próprio aplicativo do ConecteSUS ou pelo site Valida Cidadão. O registro é válido em todo o território nacional e tem validade de um ano a partir da data de emissão.


O Ministério da Saúde comunica ainda que, se houver dúvidas, reclamações ou sugestões relacionadas ao procedimento, as pessoas podem contatar o serviço através de formulário disponível no ConecteSUS, em “Fale com o ConecteSUS”.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_Em_30_08_2021

A DIGITALIZAÇÃO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS ABALA O "MODUS OPERANDI" EM MARACANAÚ?;POR ISSO O POVO QUE LUTE, POIS A ATUAL GESTÃO CONTINUARÁ DEIXANDO MUITO A DESEJAR? COMO QUE A CIDADANIA ATIVA PODE ANTECIPAR ESTA REALIZAÇÃO, AINDA NO ATUAL CICLO?

Por onde a gente se vira, segundo a imprensa, tem cidades aderindo as invenções da tecnologia que bem usada proporciona uma mudança considerável no atendimento do serviço público. AVANÇO A "PASSO DE TARTARUGA " DA DIGITALIZAÇÃO, EM MARACANAÚ, SÓ BENEFICIA OS VÍCIOS DO "TOMA LÁ DA CÁ"? Percebe-se que sim! Pois se reduzir a falta de transparência, "fura fila" e folha salarial, deduz-se que o grupo que está na Prefeitura fica insustentável. JÁ EXISTE MAIS DE 50 MIL MARACANAUENSES QUE DESAPROVAM A ATUAL GESTÃO, imaginou quanto seria se a metade que se "locupletam" não tivesse se cooptado para fazer de conta que tudo está bom. Como tudo tem "começo, meio e fim", a cidadania ativa de Maracanaú cada vez mais amplia sua luta para conscientizar mais dezenas de milhares de maracanauenses: que era para ser feito "muitas coisas" em Maracanaú, pois a cidade até parece que não é a segunda que mais arrecada no Estado. Já que não se destaca positivamente na educação, na saúde, na segurança, no desenvolvimento social e econômico. Só acumula "baixas" nos indicadores de avaliação de gestão pública e qualidade de vida. COBRAR, FISCALIZAR, DENUNCIAR MAIS AINDA PODEM IMPULSIONAR PEQUENAS  MUDANÇAS NA ATUAL GESTÃO, POIS ESSA "VERÁ" AMEAÇADA SUA PERPETUAÇÃO? Então! Subentende que sim. Se a população não se mexer vai perder mais a oferta devida dos serviços públicos.

A cidadania ativa maracanauense deve continuar mais atuante ainda  nas redes sociais da Prefeitura, nos grupos, seus perfis e denunciando mais ainda na imprensa. Com isso a atual gestão ou atende a necessidade e desejo de um mandato digno de cidade Polo Industrial, ou então vai ver que o "toma lá dá cá" também tem seu momento de fracasso. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários