Chef de Cozinha: conheça espaços que oferecem cursos para quem deseja dar os primeiros passos

Aguns espaços oferecem cursos profissionalizantes e experimentais para se liberar os dotes culinários e criar saborosos pratos. Confira!



A pandemia despertou em muita gente a vontade de aprender a cozinhar ou aprimorar seus dotes culinários. Você é uma dessas pessoas? Já pensou em ser chef? Além de cursos universitários na área de gastronomia, a capital cearense dispõe de alguns espaços que oferecem cursos profissionalizantes e experimentais para você dar os primeiros passos, liberar os seus dotes culinários e criar saborosos pratos: a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, o Laboratório de Experiências Gastronômicas e o Senac. Confira!


LEG


Recém-inaugurado, o Laboratório de Experiências Gastronômicas (LEG) é um espaço que se propõe a reunir e promover o melhor do universo da culinária local e do mundo. “O LEG é um lugar que materializa o conceito ‘Sofisticadamente Simples’, a partir da crença de que comer e beber bem alimenta a alma, sendo capaz de mudar um dia e uma história, além de resgatar e criar memórias afetivas”, explica o chef Thales Romão, sócio-proprietário do LEG.


O espaço oferece cursos práticos de culinária, cookshow, eventos, degustações e FoodLab, além de servir de estúdio para gravações e lives. A programação mensal do laboratório é pensada e criada para todos os públicos, desde “Fundamentos e Técnicas Essenciais”, destinado às pessoas que desejam dar os primeiros passos na cozinha, ao curso de inovações para c atering e buffet, para quem já atua na área. Também oferta cursos de cozinha Italiana, francesa, asiática, coreana e também vegana.


MAIS

@legfortaleza


EGSIDB


A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, oferece cursos básicos e profissionalizantes de gastronomia, incluindo cozinha quente, panificação, confeitaria e empreendedorismo, com foco na formação de cozinheiros auxiliares nas respectivas áreas escolhidas. Por conta da pandemia, a escola está ofertando somente cursos básicos on-line, com programação mensal divulgada no início de cada mês e inscrições divididas em dois ciclos por mês. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição e processo seletivo.


Para Selene Penaforte, superintendente da escola, a determinação, a atenção e a vontade de aprender é fundamental para quem deseja trabalhar na cozinha. “A compreensão das técnicas de preparo e da origem dos alimentos, bem como sua importância para a nossa cultura também ajudam o profissional de cozinha a trilhar um bom caminho nessa carreira.  Alunas e alunos que passam pelas formações da Escola de Gastronomia Social, além de técnicas e receitas, têm acesso a conteúdos que provocam a reflexão sobre o papel da alimentação dentro da cultura, promovendo novas perspectivas. Portanto, todos estão aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, como auxiliares de cozinha, panificação ou confeitaria, dar os primeiros passos no empreendedorismo ou mesmo aprimorar atividades já desempenhadas”.


MAIS

Site  www.gastronomiasocial.org.br / Instagram: @escolagastronomiasocial / (85) 3248-8091


SENAC


O Senac é a primeira escola de Gastronomia do Brasil. Em vários estados do País, incluindo o Ceará, a instituição oferta uma diversidade de cursos livres, de qualificação profissionalizante, de aperfeiçoamento, de nível técnico e superior para quem busca iniciar o caminho de se tornar chef de cozinha. Segundo a consultora de Gastronomia do Senac, Vanessa Santos, os cursos são para todas as pessoas, sem nenhum tipo de pré-requisito.


“O aperfeiçoamento em geral é para quem já tem experiência profissional. A qualificação já é para aprofundamento mesmo – cozinheiro, padeiro, salgadeiro – e o nível técnico já é um diploma reconhecido no mercado e tem a mesma intenção de todos os cursos técnicos”, explica ela. “A gastronomia se apresenta como uma prática interdisciplinar que, como tal, exige diversos conhecimentos. Estamos falando de uma necessidade primeira, que representa os grupos sociais de diversas formas, inclusive servindo como linguagem e sempre sendo inclusiva. Portanto, para a prática profissional, sugerimos que a trilha do conhecimento seja seguida toda – cursos livres, qualificação, técnico e superior -, pois em todos estes momentos será um aprendizado diferente e importante”, complementa a consultora.


MAIS

www.cursos.ce.senac.br

Com informações do O Otimista.


#Artigo_Semanal_em_16_08_2021

POR QUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO APÓIA OS MILHARES DE AUTÔNOMOS E EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, COMO FAZ FORTALEZA? EM VEZ DE FAZER EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL DE MAIS DE R $ 100 MILHÕES PARA FAZER OBRAS; PARECE QUE PARA A PREFEITURA, A NECESSIDADE E DESEJO DA POPULAÇÃO POR RENDA BÁSICA, EM TEMPO DE PÓS PANDEMIA, CONTINUA, AINDA, NÃO SENDO MAIS IMPORTANTE? 

Percebe-se que cada vez mais é necessário priorizar o atendimento às necessidades e desejos do ser humano. Por causa disso, na gestão pública, é visto exemplos de  reinvenção, para poder servir mais os cidadãos. Isso mais na esfera pública municipal e estadual, pois a nível federal, esta historicamente já se reinventa a muito tempo. ESTÁ PASSANDO DA HORA DA PREFEITURA DE MARACANAÚ TER UM ÓRGÃO VOLTADO PARA O EMPREENDEDORISMO E INVESTIR NOS MARACANAUENSES QUE PODEM ADQUIRIR RENDA E ALAVANCAR A GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES  QUE AS INDÚSTRIAS NÃO GERAM MAIS? Isso mesmo! Em vez da Prefeitura fazer empréstimo gigantesco para realizar obras no Polo Industrial, que invista na parte da população que está com muita necessidade de voltar a ter uma renda, já que não consegue mais trabalhar no Polo Industrial. A Prefeitura de Maracanaú tem que ter uma política pública de empreendedorismo para dar ocupação a dezenas de milhares de pessoas que não tem uma renda digna para sobreviverem, em plena segunda cidade que mais arrecada no Estado. ISSO PORQUE NOS ÚLTIMOS 16 ANOS E MEIO A PREFEITURA "PISOU NA BOLA", A SER SEMPRE OPOSIÇÃO AO ESTADO, E AO MESMO TEMPO ESTAGNOU-SE O POLO INDUSTRIAL COM AS EMPRESAS SE INSTALANDO MAIS EM OUTRAS CIDADES?

Pois é! Daí agora, tem a  necessidade da população ter uma solução por parte da Prefeitura. Para milhares de chefes de famílias que não conseguem mais empregos na indústria voltarem ter mais qualidade de vida, que a Prefeitura pode dar  oportunidades a estas entrarem no empreendedorismo. A Prefeitura de Maracanaú, por ainda ser a segunda que mais arrecada no Estado, realizando uma reforma administrativa pode ter R$ Dezenas de Milhões disponíveis para investir em um Programa de Empreendedorismo Municipal, que pode ser referência nacional. Maracanaú mostrando que aproveita muito bem a sua arrecadação, ao investir o máximo nas pessoas de forma que os cofres públicos tenham retorno. A FORA ESSA, QUANDO SERÁ QUE A PREFEITURA VEM COM OUTRA SOLUÇÃO? POIS A NECESSIDADE BÁSICA DAS FAMÍLIAS NÃO PODE ESPERAR MAIS TANTO TEMPO NÉ....

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários