Uma mente exausta afeta a atenção e a memória. Saiba como fugir do problema

Uma mente exausta interfere diretamente na capacidade cognitiva do indivíduo. A atenção, a memória e a capacidade de tomar decisões são as primeiras a ser afetadas. Confira algumas atitudes que você pode tomar para fugir da exaustão mental.


Imagem: Reprodução 

OLHA SÓ TAMBÉM


Maracanaú, Maranguape e mais 6 cidades abrem cerca de 10 mil vagas de cursos grátis de Inglês e espanhol

Auxílio emergencial 2021: ainda não sabe que o calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela será enviado por WhatsApp?

Auxílio emergencial: antecipação de várias semanas para muitos, 4ª parcela foi liberada neste sábado (17); calendário 

Redes Sociais: sabia que o comportamento pode provocar demissão por justa causa?

Maracanaú: indiretamente, é criticado pelo Ministro da Saúde por ter criado regras próprias de vacinação

Auxílio Emergencial: mais de 30 mil trabalhadores ganham direito de receber após análise

Olimpíadas Tóquio 2021: a uma semana do início, ainda não sabe quem são os nove atletas que vão representar o Ceará?

Uma mente exausta afeta a atenção e a memória. Saiba como fugir do problema

Maracanaú vai receber um novo Centro de Educação Infantil

Em Avenida que dá acesso a Maracanaú, homem ateia fogo no próprio carro


No limite de Maracanaú: Policiais doam cestas básicas para “Palhaço Zoró” que passava necessidades


Maranguape: apreendida carga de cigarros contrabandeados avaliados em R$ 530 mil, pela PRF


INSS define regras para o funcionamento da análise remota para concessão de BPC a idosos e pessoas com deficiência


Oportunidades! Geração de mais de 20 mil empregos no Ceará é a previsão da iniciativa entre Governo estadual e empresariado 


Maracanaú: distribuição de absorventes para estudantes tem previsão de início no final de julho 


Oportunidades! Abertas 150 vagas em cursos de teatro, audiovisual, fotografia, desenho e pintura, em Fortaleza

Novidade! INSS cria serviço para atender presencialmente o que  não for resolvido pela Internet

Oportunidades Rede de Supermercados, com filial em Maracanaú, vai gerar  1.500 empregos em mais 3 lojas que serão abertas em Fortaleza



Uma mente exausta interfere diretamente na capacidade cognitiva do indivíduo. A atenção, a memória e a capacidade de tomar decisões são as primeiras a ser afetadas. Confira algumas atitudes que você pode tomar para fugir da exaustão mental


Assim como o corpo se cansa ao ser submetido a exercícios físicos de alta intensidade ou por períodos prolongados, nossa mente também sofre os efeitos do trabalho intenso. Sentir-se cansado continuamente e de forma desproporcional às atividades realizadas naquele momento são os primeiros sinais de que a sua mente pode estar exaurida.


A pandemia veio catalisar essa exaustão que já vinha acompanhando muita gente diante de tantas demandas (aparentemente) urgentes que o mundo moderno apresenta. A incerteza contínua, a incapacidade de pôr fim aos fatores estressantes, o home office que passou a exigir mais atenção (e, muitas vezes, mais horas de trabalho), a escolarização em casa, tudo isso ajudou a piorar o quadro de cansaço mental.


“Vivemos, do ano passado até aqui, demandas emocionais muito densas. Um misto de estado de alerta com tantos cuidados que se fazem necessários, o entrar em contato com uma grande temática tabu, que é a morte, nas esferas individuais e sociais, a nível concreto, exponencial e a nível de ameaça, risco iminente, com pouco preparo e manejo emocional das pessoas nesse âmbito, infelizmente”, pontua a psicóloga clínica Marília Coelho.


Ela aponta ainda o uso excessivo das telas e tecnologias como um fator agravante da exaustão mental, apesar de serem grandes facilitadoras da vida moderna. “Percebo essa falta de fronteira que nos cerca, nos pedindo limites o tempo inteiro. Se agora as telas nos acompanham mais intensamente e rotineiramente, investirmos em outros formatos nos momentos de descanso, se faz uma convocação urgente e necessária”, recomenda a psicóloga.


Reflexos da mente exausta 


A exaustão mental afeta, principalmente, a capacidade cognitiva do indivíduo. No início, de forma mais tênue, porém, com o acúmulo de fatores estressores, ela vai se intensificando. “Ela vai alterando a capacidade de manter a atenção focada, de fazer memória, do processamento mental e de tomada de decisão”, explica o psiquiatra Joel Porfírio Pinto, membro da diretoria da Sociedade Cearense de Psiquiatria.


Segundo ele, um exemplo clássico disso foi um estudo realizado ainda na década de 1970, o qual concluiu que médicos não poderiam trabalhar mais de 24 horas initerruptamente, uma vez que, após esse período, aumentavam os riscos de erros médicos, desde os mais leves até os mais graves. Com o passar das horas, a exaustão mental começa a afetar a capacidade de atenção dos profissionais, seu desempenho e interferem nas suas tomadas de decisão.


A exaustão mental leva ainda a uma perda da capacidade de estudar ou trabalhar, o que, de acordo com o psiquiatra, pode virar um ciclo danoso porque a pessoa fica se sentindo mal com a queda de desempenho e isso ocasiona alterações de necessidades básicas para o bom funcionamento do organismo, como no sono ou no apetite. “Esses também são sinais precoces da exaustão. Se tiver a manutenção desse esgotamento, você pode ter alteração de humor, irritabilidade desproporcional à personalidade do indivíduo, o que vai piorar o ambiente de convívio com os outros, até chegar no ponto de perda de interesse pelas coisas de que gosta e que fazem sentido”, alerta o especialista.


Como melhorar


Evitar que, em algum momento, a mente se canse é praticamente impossível. Porém, há formas de amenizar e evitar que a mente chegue à exaustão. As recomendações são velhas conhecidas de todos, mas nunca é demais lembrar que elas precisam ser colocadas em prática.


– Inserir atividade física na rotina: é uma maneira de reduzir os efeitos do estresse sobre o organismo e melhorar a capacidade de enfrentamento para os problemas ou tarefas a serem executadas.


– Momentos de pausa: eles devem acontecer tanto ao longo do dia, como em intervalos mais prolongados, de modo que permitam se dedicar a atividades sociais em família ou com amigos dentro do que é possível neste momento. Momentos de autocuidado também são importantes, equilibrando o zelo pelo outro, mas sem se descuidar e se perder de si.


– Cuidados com a saúde emocional: procure realizar atividades em contato com a natureza; conecte-se com as artes (música, dança, poesia, pintura, desenho); se desconecte das redes sociais e invista em outros tipos de leituras;busque redes de apoio relacionais afetivas e seguras; se achar necessário, busque ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.


– Sono de qualidade: ter uma boa noite de sono influencia em todo funcionamento do seu organismo. Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir dormir, mantenha uma rotina de horários e tente esquecer os problemas que você não vai conseguir resolver enquanto está na cama.


– Organize-se: planejar seus dias, suas semanas e fazer lista de tarefas contribui para uma organização mental e ajuda você a não fazer mil coisas ao mesmo tempo.


– Meditação: para quem ainda não é adepto à técnica milenar de esvaziar a mente, há aplicativos que servem como guias para iniciantes. Começar o dia meditando funciona como uma espécie de limpeza mental.

Com informações do O Otimista.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_12_07_2021

POR QUE EM VEZ DE SE ENDIVIDAR PARA CONSTRUIR OBRAS, A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO APROVEITOU OS 15 MESES SEM AULAS PRESENCIAIS NA PANDEMIA E INVESTIU MILHÕES NA EDUCAÇÃO? REFORMANDO E CONSTRUINDO ESCOLAS E CRECHES E, EQUIPANDO-AS PARA OFERECER ENSINO PADRÃO MEC; IMAGINA SE QUEM COMANDA A PREFEITURA NÃO TIVESSE PROMETIDO, AINDA EM 2004, QUE IA DAR OPORTUNIDADE AOS MARACANAUENSES SE FORMAREM, MAIS UMA DE UM DEMAGOGO NÉ? POIS PARECE QUE VAI DAR DUAS DÉCADAS PERDIDAS, ISSO SIM!

Gente, se liga! Parem de cometer o gravíssimo erro de querer comparar o que Maracanaú adquiriu de 2005 pra cá em relação ao que tinha antes. Qualquer um gestor, no mínimo, ia fazer a maioria das coisas que foram feitas, ao longo da última  década e meia. Os cidadãos têm que se ligarem é no seguinte: a segunda cidade que mais arrecada no Ceará não se desenvolveu na educação, na saúde, na segurança, na geração de empregos, etc, como deveria.

ERA MARACANAÚ QUE DEVERIA SER REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO DO ESTADO, POIS FOI PROMETIDO QUE OS MARACANAUENSES FORMADOS IRIAM TER OPORTUNIDADES. Pois é!

Percebemos que se a maioria das creches e escolas municipais tivessem o modelo padrão MEC que não foram feitas porque a maioria dos funcionários teriam que ser concursados e a maioria dos imóveis deveriam ser próprios, mas isso não daria para ter o "toma lá da cá e a moeda eleitoral" que o "coronel" impõe para ter cidadãos passivos no "cabresto". Olha o preço altíssimo que Maracanaú está pagando. Deixou de ter milhares de jovens capacitados tecnicamente e se graduando, paralelamente à isso poderia ter tido mais residentes de Maracanaú trabalhando no Polo Industrial e mais empresas se instalando na cidade, devido ter muita mão de obra qualificada. Tudo isso, também, traria mais segurança e saúde a Maracanaú.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários