Veja como lidar com o problema presbiopia, ou vista cansada, que costuma aparecer por volta dos 40 anos

Não há nenhum hábito específico que provoque a presbiopia. Assistir televisão ou ler no escuro e usar muito computador não influenciam no problema. Ele é uma consequência natural do envelhecimento do nosso corpo.




OLHA SÓ TAMBÉM

Maracanaú: motoristas de ônibus vão entrar em greve a partir desta terça (8)


Covid-19: proteção de máscaras contra é superior a 90%


Maracanaú: Corpo de Bombeiros resgata cadelinha presa


Atenção! Premiação Sua Nota Tem Valor é alvo de criminosos que aplicam golpe por SMS prometendo R$ 10 mil de prêmio 


Maracanaú: abertas vagas no CENTEC para cursos gratuitos de formação a partir de segunda (7)


Fortaleza x Inter: árbitro já marcou 4 pênaltis para o colorado só em um jogo


Maracanaú: preso homem acusado de atropelar irmã

Veja como lidar com o problema presbiopia, ou vista cansada, que costuma aparecer por volta dos 40 anos

Santos x Ceará: "O futebol emprega muita gente”, diz o árbitro sobre as competições em tempos de Pandemia

Maracanaú: de 01 de maio à 02 de junho houve mais de 80 óbitos e mais de 1.860 novos infectados 



A partir dos 40 anos, os braços começam a ficar curtos para a distância que o papel precisa estar para que o olho foque o que quer enxergar. É nessa idade que costumamos desenvolver a presbiopia, popularmente chamada de vista cansada. Conheça mais sobre o problema.


Chega uma certa idade em que o braço não dá mais conta de afastar o papel para longe o suficiente para que os olhos consigam ler o que está escrito. É o que popularmente chamamos de síndrome do braço curto ou de vista cansada. Oficialmente, o nome do problema é presbiopia, que costuma aparecer por volta dos 40 anos de idade e continua a piorar até os 60 anos.


Aos poucos, a pessoa vai apresentando dificuldade de enxergar coisas de perto. “A gente tem no nosso olho uma lente chamada cristalino e, quando jovem, ela tem a capacidade de mudar o tamanho dela, de ficar mais grossa ou mais fina. Essa capacidade de mudança de tamanho da lente é o que faz a gente conseguir enxergar de longe e de perto. Quando a gente vai envelhecendo, ela vai perdendo essa capacidade, é como se ela perdesse a elasticidade”, explica o oftalmologista Thiago Leite (CRM 10277).


Outra doença que pode atingir o cristalino com o passar dos anos é a perda da transparência da lente. “Quando a gente é novo, a cristalino é toda transparente, com o avançar da idade, ela vai ficado escurecida. É o que a gente chama de catarata”, descreve o médico.


Prevenção


Não há nenhum hábito específico que provoque a presbiopia. Assistir televisão ou ler no escuro e usar muito computador não influenciam no problema. Ele é uma consequência natural do envelhecimento do nosso corpo. Segundo a oftalmologista Niedja Stadtherr (CRM 6787), além da idade (maior fator de risco), algumas outras condições como ter hipermetropia, diabetes e doenças cardiovasculares podem aumentar as chances de uma presbiopia prematura, ou seja, antes dos 40 anos.


Apesar de não ter como evitar a “vista cansada”, há formas de ajudar a retardar aparecimento dela. “Você pode ajudar a proteger sua visão consultando regularmente um oftalmologista, controlando suas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, protegendo seus olhos com óculos de sol com proteção UV, praticando exercícios físicos e com uma alimentação saudável”, orienta a médica, lembrando que crianças e jovens não costumam apresentar presbiopia.


Tratamento


O tratamento para presbiopia é, normalmente, o uso de óculos para perto, que popularmente são chamados de óculos de leitura. “Em pacientes que já têm alguma dificuldade de enxergar de longe, a gente acrescenta o grau para perto em alguma estrutura dos óculos, que são as lentes progressivas”, indica Thiago Leite.


Em casos de pessoas que não querem usar óculos de jeito nenhum, há a opção das lentes de contato, embora sejam menos usadas nos casos de presbiopia pela dificuldade de adaptação dos pacientes. Existem também as opções cirúrgicas que fazem a remoção do cristalino que já perdeu a elasticidade ou que estão opacos – cirurgia de catarata – e, no lugar dele, é colocado uma lente artificial.


Existem opções também de cirurgias a laser, como as que corrigem outros problemas como miopia, por exemplo. “Existem algumas técnicas que a gente pode utilizar para corrigir a presbiopia também”, pontua o oftalmologista.

Com informações do O Otimista.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_05_2021

QUANDO A PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI DEIXAR DE SER MAIS ATRASADA NA VACINAÇÃO? EMBORA SEJA A SEGUNDA CIDADE DE MAIOR ARRECADAÇÃO NO ESTADO E DEVERIA SER MAIS CAPACITADA DO QUE AS OUTRAS; FALTA SÓ A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM? E A  ESTRUTURA NAS ESCOLAS QUE CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR? A PREFEITURA NÃO APROVEITOU O GRANDE PERÍODO DE NÃO TER AULAS, PARA REFORMAS NÉ? POR QUE, COMO VAI SER PARA NÃO TER AGLOMERAÇÃO NO ÚNICO BANHEIRO E BEBEDOURO? VÃO TER PONTOS COM ÁLCOOL GEL PARA A HIGIENIZAÇÃO? SERÁ QUE A PREFEITURA VAI QUERER SE LIVRAR DA PANDEMIA SEM DAR  DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS AS CRIANÇAS PARA O ENSINO REMOTO? PRETENDEM FAZER O QUE COM O MONTANTE DE RECURSOS QUE NÃO GASTARAM EM MAIS DE UM ANO DE PANDEMIA? 

É fundamental estar informado sobre o que é relevante no nosso dia a dia. Desta maneira, percebemos, se a gestão pública realiza corretamente o dever de atender a população devidamente. Geralmente, se a população não ficar de olho reivindicando a prestação dos serviços públicos da forma que deve ser, pode ser enganada. Pois, quem está no poder quer trabalhar de um jeito, de acordo com seus interesses, atendendo só a parte da população, que lhe colocou no poder. E muitas vezes não é a parte que necessita mais. A PREFEITURA DE MARACANAÚ SE APROVEITOU DA POPULAÇÃO E NÃO OFERECEU UM ENSINO REMOTO COMO DEVERIA! Isso mesmo. Era para as famílias ter recebido tablets e as crianças terem aulas remotas todos os dias. Com monitores estagiários  auxiliando os professores repassam o conteúdo digital devidamente. Recursos têm, mas a Prefeitura preferiu ficar parada e prejudicando milhares de crianças que tiveram muitos meses desperdiçados em um momento importantíssimo da vida delas. MESMO VACINADOS OS PROFESSORES ESTARÃO SE ARRISCANDO IR PARA AS SALAS DE AULAS, POIS NÃO REFORMARAM AS ESCOLAS? Pois é! já que correm o risco devido não terem ampliado o número de banheiros, bebedouros, cantinas e ventilação nas salas de aulas. Pode haver ainda uma grande circulação do vírus nas escolas e as pessoas se contaminarem em maior número. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários