Transporte Público: saiba como se proteger ao usá-lo

Se usado corretamente, já é comprovado que um acessório é uma das ações preventivas mais importantes na batalha contra o novo coronavírus.  Dentre outras recomendações, confira:

Para muitas pessoas que precisam sair de casa para o trabalho, o transporte público é a única alternativa viável de locomoção. Neste caso, os cuidados de proteção devem ser intensificados.  


O Ministério da Saúde recomenda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça o uso de máscaras (compradas ou caseiras) como base de proteção coletiva. Se usado corretamente, já é comprovado que o acessório é uma das ações preventivas mais importantes na batalha contra o novo coronavírus.  


Outra recomendação é que durante o trajeto e, até que as mãos sejam higienizadas, o passageiro não toque no rosto, boca, nariz e cabelos. Se a viagem for longa, passe álcool em gel nas mãos ao longo do percurso e assim que sair do veículo. Ao chegar ao local de destino, lave as mãos e o antebraço com água e sabão. 


De acordo com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), os terminais de ônibus receberam pias externas com água, sabão líquido e 500 litros de álcool gel por mês para higienização dos usuários.  


Além disso, foram distribuídas 500 mil máscaras nos terminais e reforçada a fiscalização para não permitir o embarque de passageiros sem máscaras. O órgão informou ainda, por meio de nota, que “agentes da Etufor realizam diariamente a organização das filas e a sinalização dos terminais para que sempre seja respeitado o distanciamento social entre os passageiros”. 


Reforço 


Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), informa que desde março de 2020, a frota de ônibus do sistema regular de Fortaleza circula com as janelas abertas, uma das medidas de enfrentamento ao Covid-19.  


O Sindicato informa ainda que todos os funcionários receberam máscaras, álcool em gel e material educativo, além de disporem de acompanhamento com médico do trabalho e pias com água e sabão. “Todas as orientações sobre o uso do álcool em gel e da obrigatoriedade da máscara facial são reforçadas diariamente junto aos motoristas e passageiros nos terminais de ônibus”, diz a nota. 


Recomendações aos passageiros: 


- Use máscara;

- Lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel. O terminal disponibiliza pias com água, sabão e álcool em gel nas plataformas para auxiliar a higienização dos passageiros;

- Use o aplicativo Meu Ônibus, antes de sair de casa, para verificar a chegada do seu ônibus;

- Se possível, utilize os ônibus fora do horário de pico (das 5h às 7 horas e das 17h às 19 horas);

- Quando o veículo chegar aos pontos de parada, não faça aglomeração. Espere com cuidado e mantenha a distância entre os outros passageiros no coletivo e nas filas de pelo menos 1,5m.

- Utilize o Bilhete Único para realizar a integração entre os transportes coletivos usando apenas uma passagem e evitando o uso dos terminais. 


Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza.



#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_02_2021

O QUE ESPERAR DO ENFRENTAMENTO DA 2ª ONDA DE UM GESTOR MILIONÁRIO DO GRUPO DE RISCO QUE PARECE NÃO COLOCAR OS PÉS EM MUITOS LUGARES ONDE DEVERIA FREQUENTAR? QUE PARECE SEMPRE ESTEVE AO LADO DOS "NEGACIONISTAS"; SEU GRUPO POLÍTICO, NÃO AGIU DEVIDAMENTE, E MARACANAÚ ULTRAPASSOU A 10.000 INFECTADOS; NEM PARECE SER A 2ª CIDADE COM MAIOR PIB, COM QUASE UM ANO DE PANDEMIA NÃO TEVE INICIATIVA EXEMPLAR PARA ATENDER QUEM MAIS NECESSITA E MAIS DESEJA? TIPO GERAR RENDA VIA CONCURSO PÚBLICO  OPORTUNIZAR A TODOS, DISPUTAR VAGA NO QUADRO DA PREFEITURA, E NÃO SÓ OS AMIGOS E FAMILIARES DOS POLÍTICOS,; MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) E A CIDADANIA ATIVA ESTAR LUTANDO PARA MUDAR

Uma esfera - seja Municipal, Estadual ou Nacional - geralmente vai mudar mesmo, de forma significativa, só com mais tempo de existência. Enquanto isso, o risco de se deparar com uma gestão que não atende a maior necessidade e desejo da maioria da população pode estagnar e haver décadas perdidas, numa cidade. Mas, sabe-se, que nada é pra sempre. Mudanças, com alternância no poder, vão vim. Só assim vai haver um Novo Olhar para as maiores necessidades e desejos de um povo. A história mostra isso, quando se faz um recorte, e se ler o que aconteceu na gestão pública, no último século. JÁ SÃO MAIS DE 50 MIL MARACANAUENSES QUE, INCONSCIENTEMENTE, PERCEBEM ISSO? Pois é! E vai aumentando. Dificilmente num cenário que se tem um grupo querendo se perpetuar no poder, a qualquer preço, com o tempo ele vai conseguir atender as demandas do "toma lá da cá". Porque numa cidade com centenas de milhares de habitantes, igual Maracanaú, a cada final de mandato pode ter dezena (s) de milhar (es) de pessoas insatisfeitas. Depois de ver recursos que poderiam ser aplicados na amenização, das necessidades e desejos do dia-a-dia, sendo gastos com o que só beneficiam os políticos e seus amigos e familiares. A SITUAÇÃO É MAIS GRAVE QUANDO UM GOVERNO NÃO TEM PERFIL DE MEMBRO DO POVÃO? Isso mesmo! O olhar dele pode nunca ver o que é mais relevante para a maioria da população  Principalmente quem sempre ganhou eleição gastando horrores e depois fazendo o que não interessa a maioria do povo. Parece só aumentar o número de maracanauenses que não querem mais político assim. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários