Pandemia: veja quais os cuidados devem ser adotados após um familiar testar positivo

As pessoas com Covid-19 que não precisam de internação hospitalar devem ficar em isolamento em suas próprias casas para evitar a disseminação da doença. 


Com mais de 410 mil casos confirmados da Covid-19 em todo o Estado do Ceará e vivendo um aumento exponencial da doença, que vem sendo considerado uma segunda onda de contaminação, é preciso cada vez mais a conscientização de todos para diminuir a circulação do vírus. E nesse contexto vale destacar os cuidados ao sair de casa e no tratamento de pessoas da família contaminadas pelo coronavírus.


Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de autoridades de saúde, as pessoas com Covid-19 que não precisam de internação hospitalar devem ficar em isolamento em suas próprias casas para evitar a disseminação da doença. 


Separamos algumas orientações:


Cuidados no isolamento em casa


No quarto: a pessoa deve permanecer isolada, com boa ventilação no ambiente, as refeições devem ser feitas no quarto e todo o lixo gerado como lençóis, máscaras etc, deve ser jogado em em saco e dentro de um recipiente adequado de descarte.


Contato: Tudo o que necessitar deve ser deixado do lado de fora do quarto e a pessoa isolada deve pegar. No caso de ajuda, tanto o doente como o familiar têm que usar máscara.


Quarto compartilhado: Se o paciente tiver que compartilhar o quarto com outra pessoa, busque colocar as camas com pelo menos dois metros de distância e, se possível, uma barreira física ao redor (Exemplo: cortina de chuveiro).


Banheiro: Caso a pessoa não tenha um banheiro separado, ao utilizar o banheiro deve entrar de máscara e depois limpar as superfícies com quais entrou em contato e caso não tenha condições de fazer essa limpeza, outra pessoa deve higienizar usando máscara e luvas destacáveis. O ideal é usar o banheiro depois das outras pessoas da casa usar.


Limpeza de objetos


O mais importante de tudo é não compartilhar objetos com o paciente.


A pessoa infectada deve usar os próprios pratos, talheres, xícaras, etc;

Na lavagem desse utensílios do paciente é preciso usar luvas, detergente, água quente e lavar as mãos ao terminar;

As roupas utilizadas pelo paciente não devem ser sacudidas, ponha para lavar em água quente e se possível, secar em uma secadora.

Observação: Ao ter qualquer contanto com o familiar doente é necessário a lavagem das mãos.

(*) Com informações do Ceará Agora 


#ARTIGO_SEMANAL_EM_22_02_2021

O QUE ESPERAR DO ENFRENTAMENTO DA 2ª ONDA DE UM GESTOR MILIONÁRIO DO GRUPO DE RISCO QUE PARECE NÃO COLOCAR OS PÉS EM MUITOS LUGARES ONDE DEVERIA FREQUENTAR? QUE PARECE SEMPRE ESTEVE AO LADO DOS "NEGACIONISTAS"; SEU GRUPO POLÍTICO, NÃO AGIU DEVIDAMENTE, E MARACANAÚ ULTRAPASSOU A 10.000 INFECTADOS; NEM PARECE SER A 2ª CIDADE COM MAIOR PIB, COM QUASE UM ANO DE PANDEMIA NÃO TEVE INICIATIVA EXEMPLAR PARA ATENDER QUEM MAIS NECESSITA E MAIS DESEJA? TIPO GERAR RENDA VIA CONCURSO PÚBLICO  OPORTUNIZAR A TODOS, DISPUTAR VAGA NO QUADRO DA PREFEITURA, E NÃO SÓ OS AMIGOS E FAMILIARES DOS POLÍTICOS,; MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) E A CIDADANIA ATIVA ESTAR LUTANDO PARA MUDAR

Uma esfera - seja Municipal, Estadual ou Nacional - geralmente vai mudar mesmo, de forma significativa, só com mais tempo de existência. Enquanto isso, o risco de se deparar com uma gestão que não atende a maior necessidade e desejo da maioria da população pode estagnar e haver décadas perdidas, numa cidade. Mas, sabe-se, que nada é pra sempre. Mudanças, com alternância no poder, vão vim. Só assim vai haver um Novo Olhar para as maiores necessidades e desejos de um povo. A história mostra isso, quando se faz um recorte, e se ler o que aconteceu na gestão pública, no último século. JÁ SÃO MAIS DE 50 MIL MARACANAUENSES QUE, INCONSCIENTEMENTE, PERCEBEM ISSO? Pois é! E vai aumentando. Dificilmente num cenário que se tem um grupo querendo se perpetuar no poder, a qualquer preço, com o tempo ele vai conseguir atender as demandas do "toma lá da cá". Porque numa cidade com centenas de milhares de habitantes, igual Maracanaú, a cada final de mandato pode ter dezena (s) de milhar (es) de pessoas insatisfeitas. Depois de ver recursos que poderiam ser aplicados na amenização, das necessidades e desejos do dia-a-dia, sendo gastos com o que só beneficiam os políticos e seus amigos e familiares. A SITUAÇÃO É MAIS GRAVE QUANDO UM GOVERNO NÃO TEM PERFIL DE MEMBRO DO POVÃO? Isso mesmo! O olhar dele pode nunca ver o que é mais relevante para a maioria da população  Principalmente quem sempre ganhou eleição gastando horrores e depois fazendo o que não interessa a maioria do povo. Parece só aumentar o número de maracanauenses que não querem mais político assim. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários