Maracanaú: projeto da prefeitura pode tirar o sossego da área indígena

Sem saber se a lei permite, sem ter informação se a população indígena concorda, prefeitura pode transformar a terra dos pitaguarys em ponto turístico.



Diário do Nordeste: O município de Maracanaú abriga um dos povos indígenas cearenses: os Pitaguary. Quais devem ser as ações da Prefeitura para este povo? 


Prefeito: Eu pretendo criar a Secretaria de Agricultura Familiar e Programas Indígenas. Vai ser criada por projeto de lei na Câmara Municipal. A escolhida (como titular da pasta) foi Aline Vieira, que é agrônoma e foi prefeita de Boa Viagem. Eu gosto muito dos índios. Para se ter ideia, nas eleições em que fui reeleito, com 87% dos votos, (tive) 96% entre os indígenas. Só que tem muito o que fazer lá. Vamos incentivar o cultivo de mudas de árvores frutíferas, lá tem um açude lindo… Tudo temos que ver se a lei permite.


Vou conversar com a Funai para saber até onde a Prefeitura pode ir. Lá tem um morro, chamado Morro do Urubu. Tem uma vista de Fortaleza, de Maranguape, uma beleza. A minha ideia é fazer um restaurante panorâmico lá, com um bondinho e colocar mão de obra dos índios. O lugar mais bonito de Maracanaú é a terra indígena dos Pitaguary. Quero colocar um gerador de energia eólica para ter energia de graça lá. Não vai faltar nada. Criei até uma secretaria com esse objetivo.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_02_2021

ENTÃO! A GESTÃO MUNICIPAL DEU SINAL QUE O DISTRITO INDUSTRIAL DE MARACANAÚ ESTÁ ESTAGNADO? QUANDO DIZ QUE NÃO TEM MAIS TERRENOS PARA NOVAS EMPRESAS SE INSTALAREM E 30 EMPRESAS FALIRAM: DAÍ PRA QUE FAZER EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL DE R$ 160 MILHÕES PARA UMA BOA PARTE SER GASTO NO DISTRITO INDUSTRIAL? EM VEZ DISSO PORQUE NÃO ENXUGA A FOLHA SALARIAL E O ORÇAMENTO  DAS SECRETARIAS? PARA OBTER RECURSOS PARA ADOTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE GERAÇÃO DE RENDA QUE VENHAM ATENDER AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO?

Existem informações de que uma cidade por mais que seja próspera, rica, nas mãos de uma gestão incompetente e/ou de má fé, uma cidade "quebra que aparta". E que o  grupo político que comete esta "desgraça" continuará sugando os cofres públicos até vim um novo grupo com um Novo Olhar pra cidade. COMO TIRAR MARACANAÚ DESSA SITUAÇÃO? Pois é! nessa situação, mais cedo ou mais tarde a grande mudança necessária vai acontecer. Já são 50 mil eleitores que querem isso. E com o aumento das ações da Cidadania Ativa, criando movimentos como, por exemplo, o Movimento Eleitor Participativo  (EL-PARTICIPA) que impulsiona a maior conscientização da população e luta para um dia acontecer uma transformação. Não há dúvida que cada dia que se passa é um passo realizado rumo a um novo tempo. SE O GRUPO QUE QUER SE PERPETUAR NO PODER SE REINVENTAR? Aah! A história mostra que com o tempo, só novas caras em um novo grupo tem a disposição e as condições para atender as maiores necessidades e desejos da maioria da população. Porque isso passa por extinguir as práticas ilícitas de um grupo desgastado. Que só eles se dão bem com os recursos e serviços públicos, que também é moeda de troca para ganharem eleições. SÓ UM NOVO GRUPO VAI FAZER CONCURSOS, VAI TER GESTÃO TRANSPARENTE,  VAI DIGITALIZAR TUDO E ACABAR COM O "FURA FILAS" ETC? Sim! Pois se a atual gestão fizer isso não terá como comprar eleições, como se suspeita. E a cada dia aumenta o número de insatisfeitos que não tarda alcançar a grande mudança.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


#

Comentários