Maracanaú e Pacatuba: barreiras 24h são instaladas em vários acessos

Policiais verificam justificativas de acesso de entrada e saída entre as cidades.


Com os festejos de Carnaval proibidos em 2021, órgãos de segurança pública montaram uma grande operação de fiscalização em oito pontos de acesso entre Fortaleza e os seis municípios da Região Metropolitana que fazem limite com a Capital, de acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE). Segundo a entidade, as barreiras sanitárias funcionarão 24 horas por dia até 17 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas.


A tenente-coronel Fátima de Paula, da assessoria de comunicação da PM, disse que os locais não podem ser divulgados por questões de segurança, mas a reportagem do Sistema Verdes Mares verificou a montagem das estruturas em vias de grande movimentação entre a Capital e Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz.


“Estamos fazendo o controle de deslocamentos desnecessários ao interior do Estado. Está sendo averiguado se há mesmo necessidade, e se as pessoas moram ou trabalham, têm que comprovar a documentação necessária”, destaca ela.

Segundo a tenente-coronel, a PM atua junto a outros órgãos do poder público municipal em todos os 184 municípios do Estado. Ela declarou ainda que os engarrafamentos formados durante a ação ocorrem pelo cumprimento correto do decreto.


“A parada para a fiscalização forma um congestionamento, mas é porque procuramos verificar tudo direitinho. Para evitar passar por isso e se sentir incomodado, só saia se for extremamente necessário”, garante.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que fará reforço operacional nas rodovias federais, com os principais objetivos de coibir ultrapassagens irregulares, consumo de álcool, uso de celular ao volante e trânsito irregular de motocicletas.


Fluxo intenso


A Prefeitura de Fortaleza também instalou barreiras em pontos como a Barra do Ceará e o Caça e Pesca, de acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda. A ação tem apoio da Guarda Municipal e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).


“Essas medidas ocorrem para que possamos frear os números da pandemia. Precisamos convencer cada cidadão a permanecer na cidade porque, nesse período, é comum procurarem outros municípios para viajar. Neste momento precisamos fazer um esforço para garantir a vida de todos”, explica Holanda.

Em Caucaia, segundo o capitão Jean Alcântara, da PM, a barreira de fiscalização de veículos foi montada às 6h da manhã, com a participação de 22 agentes. O fluxo intenso gerou um congestionamento quilométrico na BR-222, que foi complicado pela chuva. “A demanda é muito grande, mas a gente aborda os veículos e verifica qual é a intenção de onde estão vindo e para onde vão”, explica.


Já em Maracanaú, a operação começou às 7h e, nos próximos dias, deve continuar até durante a madrugada. O tenente Francisco Aldísio, do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), considerou o movimento “tranquilo”. “Acho que o próprio pessoal está tendo a consciência de não viajar. Teve um engarrafamento cedo, mas diminuiu bastante”, relata.


A vendedora Sandra Pereira, 40 anos, não pegou engarrafamento saindo de Maracanaú em direção à casa da mãe, no bairro Aeroporto, em Fortaleza. “Todo dia faço esse trajeto. Acredito que algumas pessoas vão respeitar sim, mas tem aquelas que não”, opina. A também vendedora Daiane Ernesto, 27 anos, bateu o pé: “nesse carnaval eu vou ficar em casa”.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_02_2021

ENTÃO! A GESTÃO MUNICIPAL DEU SINAL QUE O DISTRITO INDUSTRIAL DE MARACANAÚ ESTÁ ESTAGNADO? QUANDO DIZ QUE NÃO TEM MAIS TERRENOS PARA NOVAS EMPRESAS SE INSTALAREM E 30 EMPRESAS FALIRAM: DAÍ PRA QUE FAZER EMPRÉSTIMO INTERNACIONAL DE R$ 160 MILHÕES PARA UMA BOA PARTE SER GASTO NO DISTRITO INDUSTRIAL? EM VEZ DISSO PORQUE NÃO ENXUGA A FOLHA SALARIAL E O ORÇAMENTO  DAS SECRETARIAS? PARA OBTER RECURSOS PARA ADOTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE GERAÇÃO DE RENDA QUE VENHAM ATENDER AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO?

Existem informações de que uma cidade por mais que seja próspera, rica, nas mãos de uma gestão incompetente e/ou de má fé, uma cidade "quebra que aparta". E que o  grupo político que comete esta "desgraça" continuará sugando os cofres públicos até vim um novo grupo com um Novo Olhar pra cidade. COMO TIRAR MARACANAÚ DESSA SITUAÇÃO? Pois é! nessa situação, mais cedo ou mais tarde a grande mudança necessária vai acontecer. Já são 50 mil eleitores que querem isso. E com o aumento das ações da Cidadania Ativa, criando movimentos como, por exemplo, o Movimento Eleitor Participativo  (EL-PARTICIPA) que impulsiona a maior conscientização da população e luta para um dia acontecer uma transformação. Não há dúvida que cada dia que se passa é um passo realizado rumo a um novo tempo. SE O GRUPO QUE QUER SE PERPETUAR NO PODER SE REINVENTAR? Aah! A história mostra que com o tempo, só novas caras em um novo grupo tem a disposição e as condições para atender as maiores necessidades e desejos da maioria da população. Porque isso passa por extinguir as práticas ilícitas de um grupo desgastado. Que só eles se dão bem com os recursos e serviços públicos, que também é moeda de troca para ganharem eleições. SÓ UM NOVO GRUPO VAI FAZER CONCURSOS, VAI TER GESTÃO TRANSPARENTE,  VAI DIGITALIZAR TUDO E ACABAR COM O "FURA FILAS" ETC? Sim! Pois se a atual gestão fizer isso não terá como comprar eleições, como se suspeita. E a cada dia aumenta o número de insatisfeitos que não tarda alcançar a grande mudança.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários