Volta às aulas: professores vão poder escolher entre aulas presenciais ou virtuais

 A previsão é que o ano letivo comece, daqui à 10 dias:em 01/02/2021. Agora, a decisão pela adoção de qual modelo adotar  poderá ser decidida individualmente por cada escola, em diálogo com toda a comunidade escolar. Segundo o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc),  O professor poderá decidir se dá aula presencial ou on-line.


A introdução do sistema híbrido de ensino – parte remoto e parte presencial – já tinha sido anunciada pelo governador Camilo Santana como aposta para o ano letivo de 2021. Agora, a decisão pela adoção de qual modelo adotar  poderá ser decidida individualmente por cada escola, em diálogo com toda a comunidade escolar. Segundo o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação do Ceará (Apeoc), diante deste modelo foi sugerido pela instituição, em reunião hoje (21), que o professor poderá decidir se dá aula presencial ou on-line.


A associação informou que propôs, ainda, que os professores da rede pública também possam optar por participar ou não das atividades presenciais, caso o ensino híbrido seja adotado em sua unidade. Esse processo seria acompanhado por uma comissão formada por entidades estudantis, pele próprio Sindicato Apeoc e a Seduc, para monitorar as comunidades atendidas por cada escola. 


Retorno com segurança sanitária


“Nós iremos verificar se as comunidades têm condições de iniciar o ensino híbrido. O início das atividades presenciais, de forma parcial, só deverá acontecer nos conformes da segurança sanitária, das reformas e na garantir do acesso às tecnologias. A comissão vai cumprir esse papel, de verificar isso”, declarou Anízio Melo, presidente do Sindicato.

Segundo ele, as propostas apresentadas já foram acatadas pela Secretaria da Educação. Em nota, a Seduc informou que "o retorno híbrido ocorrerá de forma gradual, por série, observando todas as condições sanitárias". Ainda conforme a secretaria, "cada escola enviará, com antecedência, o cronograma das turmas, com escala de rodízio dos estudantes". O ano letivo de 2021 na rede pública estadual deverá iniciar em fevereiro.


“Nós conseguimos realizar o ano letivo de 2020 de forma remota, e precisávamos garantir os insumos, as reformas e as estruturas para que pudéssemos passar para o sistema híbrido", acrescenta Anízio Melo. "Assim, a gente consegue dialogar com a realidade de uma pandemia que ainda não foi controlada. Os dados nos preocupam, e nós vamos estar atentos a qualquer mudança, de forma geral, nessa crise sanitária".


O presidente do Sindicato reforça que, durante a reunião, foi cobrada também a inclusão dos profissionais da Educação nos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19. 


Respeito ao decreto


Segundo a Seduc, a quantidade de alunos presentes em sala de aula "respeitará o percentual determinado pelos decretos governamentais para cada região de saúde e etapa de ensino". Além disso, ainda de acordo com secretaria, os locais serão preparados para seguir os protocolos de segurança sanitária e regras de distanciamento social.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_18_01_2021

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) DETECTOU A DESATUALIZAÇÃO NAS MÍDIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ, E ERRO DE FORMATAÇÃO NO TEXTO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DIFICULTANDO A LEITURA, TUDO ISSO CONTRARIANDO AS RECOMENDAÇÕES DO MPCE E A CONSTITUIÇÃO; PORQUE A CLAREZA NAS INFORMAÇÕES DA GESTÃO PÚBLICA É FUNDAMENTAL PARA OS MARACANAUENSES TER SUAS NECESSIDADES E DESEJOS CONTEMPLADOS? 

A história mostra que a informação ela faz parte dos acontecimentos que desenvolvem a sociedade. Por isso, na Constituição de 1988 diz que todos e todas têm direito a informação e que é dever da gestão pública e privada torná-la o mais acessível possível, a sociedade. É ILEGAL O INSTA, SITE E O FACE DA CÂMARA ESTÁ DESATUALIZADO? Além disso, é inaceitável que na cidade de segundo maior PIB do Estado isso aconteça. Já que têm recursos até para ter uma Emissora de Rádio e TV com uma programação 24h diariamente. Faz-se necessário isso para atender cerca de 250 mil habitantes de Maracanaú, que necessitam e desejam saber mais do que acontece na gestão pública municipal e na cidade. Para lutarem pelos seus direitos e colaborarem com o desenvolvimento da cidade. ENTÃO! NO DESINTERESSE DE INFORMAR AÍ TEM COISA? Pressupõe que sim! Pra isso a população pode recorrer ao MPCE para dar um basta nesta ação errada. Todas as Câmaras Municipais têm que ter uma Assessoria de Comunicação capaz, competente para proporcionar canais de informação, atualizados a população. Informando tudo que acontece no dia a dia do legislativo e do município. Abrindo espaço para a participação da população também. Para esta denunciar, reivindicar, propor leis, interagir entre si, etc. COM UMA EMISSORA DE RÁDIO E TV NA INTERNET A CÂMARA PODE PRESTAR UM GRANDE SERVIÇO COMO ACONTECE EM OUTRAS CIDADES  POPULOSAS? Exatamente!Porque além de informar tudo que acontece na Câmara Municipal, pode ter muitos programas relevantes para a população; entrevistas, jornalismo, documentários, cidadania ativa, cultural, esportivo, educacional, sobre saúde, prestação de serviços, utilidade pública, participação popular, entretenimento, etc. Maracanaú pode e deve ter isso. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários