Saiba como Técnicas de Jiu-jítsu podem evitar crimes sexuais e violência doméstica

A luta corpo a corpo possibilita, com maior facilidade, imobilizar quem está prestes a praticar um delito. Após render o suspeito, a mulher pode pedir ajuda de vizinhos para acionar as forças de segurança.


Um homem foi preso sob suspeita de estuprar uma adolescente de 13 anos, em Fortaleza. A vítima foi ameaçada com um gargalo de garrafa e obrigada a entrar em um terreno baldio, onde a violência sexual aconteceu. Entre janeiro e novembro de 2020, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou 1.680 casos semelhantes. Especialistas em artes marciais afirmam que o Jiu-jítsu pode auxiliar mulheres que passam por situação de violência.


O esporte é japonês, mas ganhou adaptações exclusivas no Brasil feitas pela Família Gracie, considerada pioneira na modalidade no país. Conhecido como luta de solo, diferente de atividades que utilizam técnicas em defesa pessoal de pé, o esporte pode ser um aliado para vítimas de estupros e violência doméstica.


Não existe uma estimativa que aponte o número de mulheres que aderiram ao esporte, mas a atividade está em alta. Em algumas academias, existem turmas específicas para o público feminino. “Sem dúvida, o Jiu-jítsu é mais que uma arte marcial, é uma modalidade que salva vidas”, afirma Daniel Machado, graduando em Educação Física e faixa preta na modalidade.


O atleta afirma que a luta corpo a corpo possibilita, com maior facilidade, imobilizar quem está prestes a praticar um delito. Após render o suspeito, a mulher pode pedir ajuda de vizinhos para acionar as forças de segurança.


Daniel Machado também reforça que o Jiu-jítsu pode ser utilizado em outras situações adversas como assédio sexual e em outras situações que colocam a mulher em situação de vulnerabilidade.


De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra 181 crimes diários de estupro. O levantamento ainda aponta que uma mulher é vítima de violência doméstica a cada dois minutos.


Com informações do Portal GCMAIS


#Artigo_de_04_01_2021

JÁ É 2021, ENTÃO QUAIS AS AÇÕES DO MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ? COMO PARTE DOS 50 MIL MARACANAUENSES QUE NÃO VOTARAM NO "CONTINUÍSMO" PODEM EXERCER A CIDADANIA ATIVA? ALÉM DE FISCALIZAR E PROPOR IDÉIAS PARA OS POLÍTICOS ATENDEREM AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO, QUAIS SÃO OS OUTROS OBJETIVOS? ALÉM DE CAPACITAR OS CIDADÃOS ATIVOS E OS QUE COMEÇARÃO A SER, PARA TER UMA ESTRATÉGICA EFICAZ NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA, MOSTRANDO O QUE MAIS QUEREM QUE OS POLÍTICOS FAÇAM, QUAIS SÃO AS OUTRAS METAS PARA 2021?

A história mostra que é possível transformar tudo. Mostra que a Cidadania Ativa tem grandes conquistas. Pois é o "bem estar" dos cidadãos a razão da existência da política. Criada pelos cidadãos na Grécia. Quando se reuniam em "espaço aberto" para discutirem o que devia ser o melhor para a cidade. Através de bons argumentos se chegava a uma conclusão do que de melhor a gestão pública deveria colocar em prática. ENTÃO AGORA EM MARACANAÚ O MOVIMENTO  EL-PARTICIPA VAI USUFRUIR DO DIREITO DE PARTICIPAR DA GESTÃO, MOSTRANDO O QUE MAIS A POPULAÇÃO NECESSITA E DESEJA? Sim! Isso é um dos grandes objetivos. E constantemente vão ser disponibilizados as informações e como ter êxito na argumentação. O Movimento Eleitor Participativo, nas Redes Sociais, com a coordenação de um Comunicador Social vai conquistar o que mais a população necessita e deseja. Os políticos que não se adaptarem a esta realidade, vão ter que darem lugar a quem querem  "uma prática política mais eficiente". A FISCALIZAÇÃO É SABER DETALHADAMENTE COMO GASTOS? PROPONDO ALGO MELHOR PARA O DIA A DIA DA POPULAÇÃO?, Isso! e Tornando público os gastos indevidos e será proposto melhores projetos que vão atender as maiores necessidades e desejos da população. EXEMPLO? Em sendo escancarados o mau uso dos recursos com inchaço da "folha salarial", mal distribuição nas secretarias, os privilégios dos políticos e seus apoiadores, será levado a imprensa acompanhado de uma proposta de melhores políticas públicas que a maioria da população mais necessita. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários