Pacatuba: encontrada criança desaparecida; padrastro levou após espancar a companheira

11 dias depois, os dois foram encontrados na casa de uma mulher, que responde por furto e que foi conduzida à delegacia junto ao suspeito e autuada por subtração de menor. O menino estava deitado em uma cama na sala da residência, de acordo com a Polícia.


O menino de seis anos de idade que estava desaparecido desde o dia 12 de janeiro, após sua mãe ter sido espancada a pauladas pelo companheiro em um sítio no bairro Alto Fechado, em Pacatuba, foi encontrado na noite desta sexta-feira (22), em Caucaia. Estava com o padrasto, Antônio Giliarde Araújo de Souza, de 25 anos, que já responde por roubo e foi preso em flagrante. A criança ficou com a guarda do Conselho Tutelar antes de voltar para a mãe.


Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os dois foram encontrados em Capuan, em Caucaia, na casa de Priscila Sacha Rufino, 32, que responde por furto e que foi conduzida à delegacia junto à Giliarde e autuada por subtração de menor. O menino estava deitado em uma cama na sala da residência, de acordo com a Polícia.


Em depoimento aos policiais, o suspeito relatou que, depois que espancou a companheira em Pacatuba, fugiu com a criança — que tem transtornos mentais — para Caucaia, pedindo carona na estrada. A localização dele foi possível após telespectadores verem a divulgação do desaparecimento da criança pelo Sistema Verdes Mares. 


O inspetor Moacir, que atuou na operação que encontrou o garoto e o padrasto, detalhou que as testemunhas viram o homem e o menino em situação de rua numa praça da cidade. “O mais importante foi encontrar a criança viva e aparentemente bem”, disse o policial.


A operação que localizou a criança e prendeu o suspeito envolveu policiais das Delegacias Metropolitana de Maracanaú, 24º Distrito Policial, de Defesa da Mulher de Pacatuba (DDM – Pacatuba), 18º Distrito Policial (Jurema) e Metropolitana de Caucaia.


Volta para casa


Assim que foi resgatado pelos policiais, o menino foi abrigado pelo Conselho Tutelar de Caucaia e, logo depois, levado pelo Conselho Tutelar de Pacatuba de volta à família. Chegou em casa por volta das três horas da madrugada.


Antes, foram feitos exames de corpo delito. “A criança estava bem. Segundo o médico legista, aparentemente não houve nenhum tipo de violação”, informou o coordenador do conselho de Pacatuba, Valnez de Freitas. O gestor também comentou que a criança, que, devido a transtornos mentais, mal fala, compartilhou com a equipe durante a viagem que só queria voltar para a mãe.

Com informações do Diário do Nordeste 


#Artigo_Semanal_em_18_01_2021

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) DETECTOU A DESATUALIZAÇÃO NAS MÍDIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ, E ERRO DE FORMATAÇÃO NO TEXTO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DIFICULTANDO A LEITURA, TUDO ISSO CONTRARIANDO AS RECOMENDAÇÕES DO MPCE E A CONSTITUIÇÃO; PORQUE A CLAREZA NAS INFORMAÇÕES DA GESTÃO PÚBLICA É FUNDAMENTAL PARA OS MARACANAUENSES TER SUAS NECESSIDADES E DESEJOS CONTEMPLADOS? 

A história mostra que a informação ela faz parte dos acontecimentos que desenvolvem a sociedade. Por isso, na Constituição de 1988 diz que todos e todas têm direito a informação e que é dever da gestão pública e privada torná-la o mais acessível possível, a sociedade. É ILEGAL O INSTA, SITE E O FACE DA CÂMARA ESTÁ DESATUALIZADO? Além disso, é inaceitável que na cidade de segundo maior PIB do Estado isso aconteça. Já que têm recursos até para ter uma Emissora de Rádio e TV com uma programação 24h diariamente. Faz-se necessário isso para atender cerca de 250 mil habitantes de Maracanaú, que necessitam e desejam saber mais do que acontece na gestão pública municipal e na cidade. Para lutarem pelos seus direitos e colaborarem com o desenvolvimento da cidade. ENTÃO! NO DESINTERESSE DE INFORMAR AÍ TEM COISA? Pressupõe que sim! Pra isso a população pode recorrer ao MPCE para dar um basta nesta ação errada. Todas as Câmaras Municipais têm que ter uma Assessoria de Comunicação capaz, competente para proporcionar canais de informação, atualizados a população. Informando tudo que acontece no dia a dia do legislativo e do município. Abrindo espaço para a participação da população também. Para esta denunciar, reivindicar, propor leis, interagir entre si, etc. COM UMA EMISSORA DE RÁDIO E TV NA INTERNET A CÂMARA PODE PRESTAR UM GRANDE SERVIÇO COMO ACONTECE EM OUTRAS CIDADES  POPULOSAS? Exatamente!Porque além de informar tudo que acontece na Câmara Municipal, pode ter muitos programas relevantes para a população; entrevistas, jornalismo, documentários, cidadania ativa, cultural, esportivo, educacional, sobre saúde, prestação de serviços, utilidade pública, participação popular, entretenimento, etc. Maracanaú pode e deve ter isso. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários