Oportunidade! 10 mil jovens a partir de 15 anos terão auxílio mensal de R $ 200 no Ceará

 A escolha deverá ser feita por seleção pública. O beneficio será durante dois anos. O  programa deverá ser lançado nas próximas semanas para que os jovens possam se inscrever e já começar a receber em Março.


O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (11), o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) para ampliar a inclusão social e ambiental de jovens e adolescentes em ações sustentáveis. O programa deve alcançar 10 mil cearenses, entre 15 e 29 anos, de família que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).


Os interessados em participar do programa deverão estar matriculados em escola pública ou ter concluído o ensino médio em uma. Conforme o Governo do Estado, a escolha deverá ser feita por seleção pública. Os beneficiados terão um auxílio de R$ 200 por mês, durante dois anos.


Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) explicou que o programa deve "interferir na vida de milhares de jovens e, consequentemente, na realidade ambiental", além de estimular a participação de jovens no contexto ambiental.


"É uma política pública voltada à inclusão social e ambiental. Vamos atender aos jovens mais vulneráveis do Estado. O agente vai contribuir para melhorias ambientais do nosso Estado, nas unidades de conservação, em importantes espaços sociais. É um programa que vai estimular a participação desses jovens no contexto ambiental. Não tenho dúvida que vai ser um aprendizado enorme para eles", disse Camilo.


O edital do programa deverá ser lançado até o fim do mês de janeiro, segundo Camilo, para que os jovens possam se inscrever e já começar as atividades em março. "É oportunidade para os nossos jovens cearenses e o meio ambiente agradece”, disse Camilo.


O programa deve estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, viabilizando o desenvolvimento de competências e habilidades de jovens. O AJA também vai ampliar as oportunidades de trabalho com geração de renda e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.


As atividades


Ainda de acordo com o Governo do Ceará, dentre as ações que serão desenvolvidas está a mobilização da comunidade no entorno dos espaços públicos; o apoio à realização de atividades de educação ambiental para ampliar a conscientização das pessoas no tocante à coleta seletiva, arborização, campanha contra o abandono de animais, ocupações irregulares em áreas de preservação permanente – APP, dentre outros.


O programa também planeja campanhas de reflorestamento, proteção de espécies da fauna e flora, e o manejo sustentável dos espaços naturais.


Depois de selecionados, os jovens vão passar por uma formação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). A capacitação deve respeitar o interesse dos jovens e as particularidades de cada região. Dentre as temáticas abordadas estão: Cidadania, Ética, Sustentabilidade, Noções de Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Resíduos Sólidos.


Aprovado pela Assembleia Legislativa


Em dezembro, o AJA foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará como política pública. Nesta segunda-feira (11), o programa foi sancionado pelo governador. Após o ciclo inicial de dois anos, outros 10 mil jovens serão selecionados para uma nova etapa do AJA e assim subsequentemente.


Com informações do G1 CE


#ARTIGO_DE_11_01_2021

COMO A CIDADANIA ATIVA E O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO  (EL-PARTICIPA) PODEM TRANSFORMAR A CIDADE? ATRAVÉS DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, BUSCANDO A A APROVAÇÃO DE LEIS E MUDANÇAS NAS EXISTENTES? COMO OS VEREADORES PODEM, COM PRESSÃO, EXERCEREM SUAS REAIS FUNÇÕES? MAIS NECESSÁRIAS QUE SÃO ELABORAR LEIS E FISCALIZAR O PREFEITO

Os cidadãos ativos com o tempo conseguem fazer a cidade, mais próxima, do jeito que mais necessitam. Todos têm muitos direitos que deve ir atrás que vão ter conquistas, pois não há quem resista a vontade da população, quando esta busca saciar as suas maiores necessidades e desejos. ENTÃO O PRIMEIRO PASSO É A INICIATIVA? Sim! E é fundamental a população conhecer a Lei orgânica do Município que é como se fosse a constituição de uma cidade. Para isso o Movimento Eleitor Participativo (EL-PARTICIPA) com um Novo Olhar estar capacitando os maracanauenses paralelamente à luta de proporcionar a todos o Direito à Informação. A DISCUSSÃO NECESSÁRIA TAMBÉM INVADE A CIDADE NÉ? Exatamente! O movimento criado pelo Jornalismo MaracanauenseNews que no dia-a-dia estimula discussões na cidade com o noticiário atualizado e opinião abalizada, no Blog, cada vez mais de forma mais avançada deve contribuir mais ainda para um Novo Olhar. Mostrando detalhadamente a realidade da política de Maracanaú e como necessita se transformar. Pois o modelo que aí estar demonstra cada vez mais que dificilmente vai tirar Maracanaú da estagnação, da grande violência, falta de oportunidades e melhores serviços públicos. ENTÃO AS LEIS ORGÂNICAS PROPOSTAS PELO POVO É O CAMINHO? Sim! E com o aumento da Cidadania Ativa "marcando colado" para que a Lei Orgânica do Município seja praticada. Pois tudo, que se necessita e deseja, só é possível alcançar lutando. Com o tempo a população percebe mais ainda que "todo mundo" precisa ser cobrado, monitorado e cumprir leis. Que o direito e dever da população vai muito além do que só votar e esperar a boa vontade dos políticos. Que a população pode participar do mandato sim, de forma indireta e muito eficiente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários