Maracanaú: recebe 3,7 mil doses da vacina pra Covid-19; aplicação até sábado (23) é em 14 locais

Para vacinar o grupo prioritário, trabalho que começa nesta quarta-feira (20). As doses já têm destinatários definidos e ainda são menos do que os que, por prioridade, deveriam receber a vacina. As doses estão armazenadas num local com seguranças na entrada. Escolta de guardas municipais saindo da central para cada um dos postos. São 5 mil a menos que Caucaia embora Maracanaú tenha mais contaminados, na RMF.


A aplicação das primeiras doses da CoronaVac — vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac — na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) foi marcada por atos simbólicos de início da vacinação. Foi o caso, por exemplo, de Maracanaú e Caucaia, que receberam 3,7 mil e 8,8 mil doses, respectivamente. Nestas cidades, foram imunizados profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19, pessoas com deficiência e idosos institucionalizados, além de indígenas.


Diante do cenário, também foi citada preocupação com a conscientização da população sobre o número limitado de doses do imunizante CoronaVac enviadas às cidades para que entendam que, neste momento, existe um público-prioritário. Além disso, aos municípios foram entregues quantidades apenas para a primeira dose desta fase atual. As demais continuam junto à Secretaria da Saúde.  


Galba Freire, secretário de Saúde de Maracanaú, disse que o município organizou 14 locais, incluindo um distrito indígena, para vacinar o grupo prioritário, trabalho que começa nesta quarta-feira (20) e deve seguir até sábado (23). “Não é demanda livre”, destacou o secretário, lembrando que as doses já têm destinatários definidos e ainda são menos do que os que, por prioridade, deveriam receber a vacina. “Nossos indígenas passam de 4 mil. Vamos vacinar somente os idosos e com comorbidades”, disse.


A apreensão dos gestores municipais em torno das expectativas da população sobre a CoronaVac é tanta que, em Maracanaú, por exemplo, as doses estão armazenadas num local com seguranças na entrada. “Temos escolta de guardas municipais saindo da central para cada um dos postos”, afirmou Galba Freire.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_18_01_2021

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) DETECTOU A DESATUALIZAÇÃO NAS MÍDIAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARACANAÚ, E ERRO DE FORMATAÇÃO NO TEXTO DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DIFICULTANDO A LEITURA, TUDO ISSO CONTRARIANDO AS RECOMENDAÇÕES DO MPCE E A CONSTITUIÇÃO; PORQUE A CLAREZA NAS INFORMAÇÕES DA GESTÃO PÚBLICA É FUNDAMENTAL PARA OS MARACANAUENSES TER SUAS NECESSIDADES E DESEJOS CONTEMPLADOS? 

A história mostra que a informação ela faz parte dos acontecimentos que desenvolvem a sociedade. Por isso, na Constituição de 1988 diz que todos e todas têm direito a informação e que é dever da gestão pública e privada torná-la o mais acessível possível, a sociedade. É ILEGAL O INSTA, SITE E O FACE DA CÂMARA ESTÁ DESATUALIZADO? Além disso, é inaceitável que na cidade de segundo maior PIB do Estado isso aconteça. Já que têm recursos até para ter uma Emissora de Rádio e TV com uma programação 24h diariamente. Faz-se necessário isso para atender cerca de 250 mil habitantes de Maracanaú, que necessitam e desejam saber mais do que acontece na gestão pública municipal e na cidade. Para lutarem pelos seus direitos e colaborarem com o desenvolvimento da cidade. ENTÃO! NO DESINTERESSE DE INFORMAR AÍ TEM COISA? Pressupõe que sim! Pra isso a população pode recorrer ao MPCE para dar um basta nesta ação errada. Todas as Câmaras Municipais têm que ter uma Assessoria de Comunicação capaz, competente para proporcionar canais de informação, atualizados a população. Informando tudo que acontece no dia a dia do legislativo e do município. Abrindo espaço para a participação da população também. Para esta denunciar, reivindicar, propor leis, interagir entre si, etc. COM UMA EMISSORA DE RÁDIO E TV NA INTERNET A CÂMARA PODE PRESTAR UM GRANDE SERVIÇO COMO ACONTECE EM OUTRAS CIDADES  POPULOSAS? Exatamente!Porque além de informar tudo que acontece na Câmara Municipal, pode ter muitos programas relevantes para a população; entrevistas, jornalismo, documentários, cidadania ativa, cultural, esportivo, educacional, sobre saúde, prestação de serviços, utilidade pública, participação popular, entretenimento, etc. Maracanaú pode e deve ter isso. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários