Maracanaú: escolas públicas iniciam matrículas online e presencial a partir de 5af. (14)

 “As medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula”, explica a Secretária de Educação Estadual.


A partir desta quinta-feira (14), escolas da rede pública estadual iniciam a abertura de matrículas para estudantes novatos seguindo até dia 28 de janeiro, segundo a Secretaria da Educação (Seduc). Esse grupo concentra alunos que deixaram a rede particular, outros estados ou que abandonaram a escola, desejando ingressar nas escolas estaduais. Para realizar o cadastro, a pasta ofertará possibilidade presencial e online. 


No caso das escolas localizadas em Fortaleza, os pais ou responsáveis devem realizar a matrícula de forma online. Porém, a Seduc aponta que a matrícula presencial em Fortaleza é apenas para quem não tem acesso à internet. “As medidas previstas nos protocolos sanitários estão sendo reforçadas a fim de evitar aglomerações durante cada etapa do período de matrícula”, explica a Seduc.


Para os municípios do interior, a matrícula segue ocorrendo de forma presencial, com cronograma estipulado por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede).


O Ceará, ao todo, contabiliza 730 escolas na rede estadual, de acordo com dados da Seduc. Durante esta etapa, a matrícula irá ocorrer em 453 escolas de Ensino Médio regular e as 155 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral da capital e do interior do Estado.


Documentação


Durante a matrícula online, é necessário levar certidão de nascimento, casamento ou RG, assim como a declaração de matrícula do ano de 2020. Já no processo presencial, os pais ou responsáveis precisam levar:


Cópia da certidão de nascimento;

Transferência ou declaração de escolaridade;

Duas fotos 3×4 do estudante;

Cartão de vacinação (conforme Lei no 16.929 de 09 de julho de 2019 para alunos com até 18 anos de idade e, também, precisamente para os estudantes do Ensino Médio);

Cópia da identidade e número do CPF;

Número de Identificação Social (NIS), somente para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


Matrícula


A fim de realizar a matrícula online, nova ferramenta desenvolvida pela Seduc para agilizar o atendimento e evitar aglomerações, é necessário realizar o cadastro de usuário na plataforma matricula.seduc.ce.gov.br. Com isso, será gerado o login e a senha de acesso do usuário, a serem utilizados no momento do cadastro da matrícula.


Os estudantes maiores de 18 anos ou pais/responsáveis devem acessar o sistema para informar dados pessoais. Tanto esse grupo, quanto o responsável, podem escolher três opções de unidades escolares, incluindo ordem de preferência. Também deve ser selecionado o tipo de ensino, a série e o turno.


“O resultado será indicado pelo sistema. Depois, a vaga precisará ser confirmada com a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida”, aponta a Seduc.


Como acessar o Sistema Online


Abra o Sistema de Matrícula Online;

Escolha a opção “Novos Alunos” (ícone amarelo na página inicial);

Se ainda não tiver uma conta, realize o cadastro, clicando em “Não tem uma conta? Cadastre-se”;

Inclua nome, e-mail, CPF e data de nascimento no cadastro;

Confirme o cadastro de matrícula após receber uma mensagem da Seduc para o e-mail cadastrado;

Uma vez confirmado, realize o cadastro seguindo as orientações.


Calendário


De acordo com plataforma online da Seduc, as matrículas online de estudantes veteranos, transferidos e notavos devem seguir até dia 28 de janeiro, não sendo especificada a data final da matrícula de modo presencial. O cadastro de novos alunos foi divido em três fases:


1ª Fase: 14/01/2021 a 18/01/2021

2ª Fase: 21/01/2021 a 24/01/2021

3ª Fase: 27/01/2021 a 28/01/2021


Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_DE_11_01_2021

COMO A CIDADANIA ATIVA E O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO  (EL-PARTICIPA) PODEM TRANSFORMAR A CIDADE? ATRAVÉS DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, BUSCANDO A A APROVAÇÃO DE LEIS E MUDANÇAS NAS EXISTENTES? COMO OS VEREADORES PODEM, COM PRESSÃO, EXERCEREM SUAS REAIS FUNÇÕES? MAIS NECESSÁRIAS QUE SÃO ELABORAR LEIS E FISCALIZAR O PREFEITO

Os cidadãos ativos com o tempo conseguem fazer a cidade, mais próxima, do jeito que mais necessitam. Todos têm muitos direitos que deve ir atrás que vão ter conquistas, pois não há quem resista a vontade da população, quando esta busca saciar as suas maiores necessidades e desejos. ENTÃO O PRIMEIRO PASSO É A INICIATIVA? Sim! E é fundamental a população conhecer a Lei orgânica do Município que é como se fosse a constituição de uma cidade. Para isso o Movimento Eleitor Participativo (EL-PARTICIPA) com um Novo Olhar estar capacitando os maracanauenses paralelamente à luta de proporcionar a todos o Direito à Informação. A DISCUSSÃO NECESSÁRIA TAMBÉM INVADE A CIDADE NÉ? Exatamente! O movimento criado pelo Jornalismo MaracanauenseNews que no dia-a-dia estimula discussões na cidade com o noticiário atualizado e opinião abalizada, no Blog, cada vez mais de forma mais avançada deve contribuir mais ainda para um Novo Olhar. Mostrando detalhadamente a realidade da política de Maracanaú e como necessita se transformar. Pois o modelo que aí estar demonstra cada vez mais que dificilmente vai tirar Maracanaú da estagnação, da grande violência, falta de oportunidades e melhores serviços públicos. ENTÃO AS LEIS ORGÂNICAS PROPOSTAS PELO POVO É O CAMINHO? Sim! E com o aumento da Cidadania Ativa "marcando colado" para que a Lei Orgânica do Município seja praticada. Pois tudo, que se necessita e deseja, só é possível alcançar lutando. Com o tempo a população percebe mais ainda que "todo mundo" precisa ser cobrado, monitorado e cumprir leis. Que o direito e dever da população vai muito além do que só votar e esperar a boa vontade dos políticos. Que a população pode participar do mandato sim, de forma indireta e muito eficiente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários