Faculdades Particulares vão ofertar 1.917 bolsas de 100% e 2.186 de 50% a partir de 3af. (12)

Como o resultado do Enem do ano passado só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019.


As instituições particulares de ensino superior que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ofertam 162.022 bolsas de estudo na primeira seleção de 2021. Gestor do programa, o Ministério da Educação (MEC) informou que, deste total, 76.855 serão bolsas integrais e 85.167, parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.


No Ceará, o programa oferece 4.103 bolsas para as universidades particulares, sendo destas 1.917 integrais e 2.186 parciais.


A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa, na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância).


As inscrições começam na terça-feira (12) e se encerram na sexta (15). De acordo com o MEC, os estados com o maior número de bolsas ofertadas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.


Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.


Além disso, é necessário que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa – neste caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.


Como o resultado do Enem do ano passado só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019. O MEC pretende aplicar as provas do Enem a partir do próximo dia 17, mas algumas entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tentam obter, na Justiça, o adiamento das provas em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19.


O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 deste mês.


O ProUni oferece ainda duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.


Com informações da Agência Brasil .


#Artigo_de_04_01_2021

JÁ É 2021, ENTÃO QUAIS AS AÇÕES DO MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ? COMO PARTE DOS 50 MIL MARACANAUENSES QUE NÃO VOTARAM NO "CONTINUÍSMO" PODEM EXERCER A CIDADANIA ATIVA? ALÉM DE FISCALIZAR E PROPOR IDÉIAS PARA OS POLÍTICOS ATENDEREM AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO, QUAIS SÃO OS OUTROS OBJETIVOS? ALÉM DE CAPACITAR OS CIDADÃOS ATIVOS E OS QUE COMEÇARÃO A SER, PARA TER UMA ESTRATÉGICA EFICAZ NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA, MOSTRANDO O QUE MAIS QUEREM QUE OS POLÍTICOS FAÇAM, QUAIS SÃO AS OUTRAS METAS PARA 2021?

A história mostra que é possível transformar tudo. Mostra que a Cidadania Ativa tem grandes conquistas. Pois é o "bem estar" dos cidadãos a razão da existência da política. Criada pelos cidadãos na Grécia. Quando se reuniam em "espaço aberto" para discutirem o que devia ser o melhor para a cidade. Através de bons argumentos se chegava a uma conclusão do que de melhor a gestão pública deveria colocar em prática. ENTÃO AGORA EM MARACANAÚ O MOVIMENTO  EL-PARTICIPA VAI USUFRUIR DO DIREITO DE PARTICIPAR DA GESTÃO, MOSTRANDO O QUE MAIS A POPULAÇÃO NECESSITA E DESEJA? Sim! Isso é um dos grandes objetivos. E constantemente vão ser disponibilizados as informações e como ter êxito na argumentação. O Movimento Eleitor Participativo, nas Redes Sociais, com a coordenação de um Comunicador Social vai conquistar o que mais a população necessita e deseja. Os políticos que não se adaptarem a esta realidade, vão ter que darem lugar a quem querem  "uma prática política mais eficiente". A FISCALIZAÇÃO É SABER DETALHADAMENTE COMO GASTOS? PROPONDO ALGO MELHOR PARA O DIA A DIA DA POPULAÇÃO?, Isso! e Tornando público os gastos indevidos e será proposto melhores projetos que vão atender as maiores necessidades e desejos da população. EXEMPLO? Em sendo escancarados o mau uso dos recursos com inchaço da "folha salarial", mal distribuição nas secretarias, os privilégios dos políticos e seus apoiadores, será levado a imprensa acompanhado de uma proposta de melhores políticas públicas que a maioria da população mais necessita. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.





Comentários