Oportunidade! Senai agora oferece Curso de Manutenção de Bicicletas

 "Descomplique sua bike", que vai dar orientações sobre como manter a bicicleta sempre pronta para a próxima pedalada, seja  para um passeio, treino ou trabalho. O curso também prepara quem está em busca de uma oportunidade no mercado e quer empreender com um negócio no ramo.

Basta uma volta pela cidade para constatar que as bicicletas conquistaram a preferência de muitos fo

fortalezenses. Mas, assim como outros meios de transporte, também se desgastam com o uso e precisam de manutenção. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está lançando o curso "Descomplique sua bike", que vai dar orientações sobre como manter a bicicleta sempre pronta para a próxima pedalada, seja  para um passeio, treino ou trabalho. O curso também prepara quem está em busca de uma oportunidade no mercado e quer empreender com um negócio no ramo.


Serão abordados assuntos como freios, sistema de tração, rodas, quadro, lubrificação, entre outros. O curso será na modalidade Educação a Distância (EaD) e terá início no dia 7/12.  Ao término do curso, o aluno será capaz de reconhecer substituição de peças, reparar e testar desempenho de componentes de forma a garantir um bom funcionamento da bicicleta.


De acordo com o especialista técnico do SENAI Ceará na área automotiva, Carlos Roberto Castanha das Neves, a ideia do curso partiu da percepção de as bicicletas estão sendo cada vez mais utilizadas, inclusive em substituição a outros meios de transporte. O SENAI Ceará, atento à essa realidade, formatou o curso para ajudar os ciclistas a conhecerem melhor e a cuidarem de suas bicicletas.


"As pessoas apostam nesse meio de se locomover por diversas razões: qualidade de vida, sustentabilidade, agilidade, prazer. O ideal é você escolher a melhor bicicleta para sua necessidade e conseguir fazer, você mesmo, a sua manutenção. Para isso, é muito importante conhecer os principais componentes da bicicleta e as ferramentas que deve ter em casa", justifica.


O setor em números


De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a frota nacional de bicicletas é de mais de 70 milhões de unidades. O país produz, por ano, cerca de 2,5 milhões de bicicletas, sendo o quarto maior produtor mundial. Em Fortaleza, segundo a Prefeitura Municipal, os deslocamentos realizados na capital por meio desse modal cresceram ao menos 70% desde 2016.


Em setembro, o Sistema Cicloviário de Fortaleza completou 10 anos de criação e conta atualmente com 299,4 km de infraestrutura cicloviária espalhada por toda a cidade, sendo 110,1 km de ciclovias, 179,8 km de ciclofaixas, 9,3 km de ciclorrotas e 0,2 km de passeio compartilhado. A Prefeitura de Fortaleza prevê a expansão dessa malha nos próximos ano, chegando a um total de 524 km em 2030. 


Saiba mais


Ciclovias

As ciclovias são estruturas totalmente segregadas do tráfego motorizado, sendo a alternativa que apresenta maior nível de segurança e conforto para os ciclistas. A ciclovia pode ser implantada na faixa de domínio das vias normais, lateralmente, no canteiro central, ou em outros locais, de forma independente, como parques e margens de curso d’água.


Ciclofaixas

As ciclofaixas se constituem de faixas de rolamento para a bicicleta, indicadas por aplicação de pintura e por colocação de dispositivos delimitadores, com o objetivo de separá-las do fluxo de veículos automotores. As ciclofaixas poderão ser uni ou bidirecionais


Ciclorrotas

As ciclorrotas são caminhos, com ou sem sinalização, que representam uma rota recomendada para o ciclista, com o trajeto sem qualquer segregação ou sinalização contínua, sendo um espaço compartilhado com os veículos automotores. A ciclorrota pode ser implantada em vias de baixa velocidade e sinalizada para os ciclistas e motoristas. O ciclista deve andar no meio da pista, garantindo a visibilidade e, assim proporcionando maior segurança.


Com informações do site Ifiec.


#Artigo_de_21_12_2020

COMO AGORA VAMOS SE BENEFICIAR MAIS DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL DE MARACANAÚ? BUSCANDO PARTICIPAR DAS DECISÕES DA GESTÃO MUNICIPAL E O QUE MAIS? NA CIDADANIA ATIVA, PORQUE O CIDADÃO ATIVO  NÃO SE OPRIME E COMO É A LUTA CONSTANTE PARA PARTICIPAR DAS DECISÕES DA PREFEITURA? A DECISÃO POLÍTICA É QUE DECIDE TUDO QUE FAZ PARTE DA VIDA DO CIDADÃO? PORQUE AO IGNORAR A POLÍTICA FAZ SURGIR OS MAUS POLÍTICOS?  SABIA QUE É DIREITO DOS CIDADÃOS TER AS INFORMAÇÕES SOBRE TUDO? COMO O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ VAI AGIR PARA OBTER RESPOSTAS E AS NOVAS PRÁTICAS NA POLÍTICA? 

A Cidadania Ativa transforma uma cidade. Porque faz os seus direitos serem disponibilizados de acordo com o tamanho do exercício diário dos cidadãos ativos, nos 365 dias do ano. Não só nas eleições, em dois e dois anos. A Cidadania Ativa tem o poder de fazer com que uma forma de gestão municipal  que não supre as principais necessidades e desejos da população, sejam extintas. E sejam criadas novas práticas. Idealizadas pelos cidadãos ativos. Esse direito estar na Constituição Federal e na Declaração dos Direitos Humanos. COM O EL-PARTICIPA, OS 50 MIL ELEITORES E QUEM MAIS SE INTERESSAR, QUE DISSERAM NÃO AO CONTINUÍSMO VAI PODER TER O QUE TANTO A MAIORIA DOS MARACANAUENSES DESEJAM E NECESSITAM? Praticando a cidadania ativa vão sim. Não necessariamente só por projetos de iniciativa popular, referendo e plebiscito. Só em ficar bem informado, pedindo explicações, dizendo o que tem como prioridade em vez de muitas ações descabidas que o atual grupo político que administra Maracanaú costuma fazer, deve haver muitas conquistas da maioria da população. Reduzindo o desmando da prefeitura que proporciona privilégio aos simpatizantes do grupo político que estar no poder. O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO VAI CAPACITAR QUEM NECESSITAR? Vai sim! Além de encabeçar lutas e com  informações fundamentais para os cidadãos ativos ter argumentos, vão ser impulsionadas as bandeiras com as propostas que satisfazem mais os desejos e necessidades MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários