Novidade! Divulgado prazo para quem não estar recebendo Bolsa Família requerer

 O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento.

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras) cancelado, bloqueado ou negado ganharam um prazo para requererem o benefício, informou o Ministério da Cidadania nesta segunda-feira (14). A partir de domingo (20) até 29 de dezembro, a revisão do benefício deve ser pedida no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal).

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas, estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

Contestações

Na última quarta-feira (9), foram reabertos os prazos de contestação para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que tiveram o auxílio emergencial extensão bloqueado, cancelado ou indeferido. O prazo acaba na sexta-feira (18).

O Ministério da Cidadania também reabriu o prazo para quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) ou pela CGU (Controladoria-Geral da União). Os requerimentos podem ser feitos até o dia 20.

A pasta também abriu prazo para a contestação de quem teve a extensão do auxílio emergencial indeferido por não atender aos novos critérios de concessão. Os pedidos poderão ser feitos a partir de quinta-feira (17) até o dia 26.

Ao prorrogar o auxílio emergencial por três meses com metade do valor do benefício, o governo endureceu alguns critérios, como a utilização de dados fiscais de 2019, em vez de 2018.

Com informações do Portal GCMAIS

#ARTIGO_DE_14_12_2020

SABIA QUE A CIDADANIA ATIVA É CRIADORA DE NOVOS DIREITOS E ESPAÇOS? QUE FOI UM MOVIMENTO DE CONSELHOS POPULARES QUE CONSEGUIRAM A CRIAÇÃO DO SUS? QUE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS GARANTE A SOBERANIA POPULAR E A PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL? QUE O CIDADÃO PODE SE CAPACITAR PARA SE LIVRAR DA CIDADANIA PASSIVA? QUE O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO  (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ NA VIRADA POLÍTICA VAI MOSTRAR QUE TEMOS QUE SER "PESSIMISTA NA ANÁLISE, OTIMISTA NA AÇÃO"? SEGUNDO O FILÓSOFO, JORNALISTA E HISTORIADOR ITALIANO ANTÔNIO GRAMSCI

Na luta, capacitando-se, cada vez mais, para um novo desafio na sociedade. Recém-formado em Jornalismo, no Centro Universitário Estácio do Ceará, resolvi além de servir Maracanaú na comunicação e esporte, também encabeçar movimentos para UMA VIRADA POLÍTICA, tipo a virada cultural mais voltada pra política. Todas as ações já executadas, e as que ainda virão, já repercutem até fora de Maracanaú; o que motiva mais ainda ser UM CIDADÃO ATIVO APAIXONADO POR UMA CAUSA. Depois do movimento A TERCEIRA ALTERNATIVA que impulsionou cidadãos ativos  erguerem a bandeira da 3ª VIA em Maracanaú, o Jornalista MARACANAUENSENEWS não para. Um dia depois das eleições 2020, como prometido, já lançou o EL-PARTICIPA. Nos últimos dias, assisti uma palestra da Escritora do Livro Cidadania Ativa, a M. Victoria Benevides, que desde os 14 anos de vida é uma cidadã ativa. Participante de movimentos populares, sociais e políticos. Depois de 30 anos lecionando no Curso Superior lançou este livro. Já captei conhecimentos que serão replicados no Movimento Eleitor Participativo em Maracanaú. O EL-PARTICIPA JÁ VAI MONITORAR E ANALISAR OS PASSOS DOS POLITICOS DE MARACANAÚ? JÁ A PARTIR DO DIA 1º DE JANEIRO DE 2021 Isso mesmo! Agora em Maracanaú vai ter "análise jornalística" do que os vereadores e prefeito,  funcionários dos cidadãos fazem no dia-a-dia dos seus empregos. Vamos também apontar caminhos para a gestão municipal atender as necessidades e desejos prioritários da população. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários