No limite de Maracanaú, Viva o Parque volta a ter lazer, esporte e educação ambiental no domingo (6)

 A programação é gratuita e será realizada em mals três  unidades de conservação (UCs). O programa busca aproximar a população cearense da natureza por meio das atividades.


Neste domingo, 6, o Projeto Viva o Parque volta a oferecer atividades de lazer, esporte e educação ambiental em Fortaleza e Caucaia. Com iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), o programa busca aproximar a população cearense da natureza por meio das atividades. Em atendimento às medidas de segurança sanitária para evitar disseminação do novo coronavírus, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento.

A equipe da Sema, policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizarão blitze e contarão com educadores ambientais aferindo a temperatura, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras.

A programação é gratuita e será realizada nas unidades de conservação (UCs) do Parque Estadual do Cocó, Parque Estadual Botânico do Ceará, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió.

Ao todo, o programa traz atividades de aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais como pipa, bola de gude, ciranda e passeios nas trilhas.

Para quem for conferir as atividades no Cocó, contará com a prática de arvorismo. O local terá 10 estações de ecoaventura voltado ao público mais radical. A prática é um ponto forte das atrações. Outra excelente opção é o passeio de barco pelo Rio. Para saber mais sobre o passeio acesse www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/.

No Botânico, os frequentadores podem visitar o Orquidário e o Meliponário. Por causa das restrições, neste período de pandemia não estão autorizadas as atividades de massoterapia e pintura facial.

Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada coordenam as atividades na APA do Maranguapinho. De acordo com educador ambiental da Sema, Sérgio Mota, no próximo domingo a atração será o Palhaço Kakaka, com muita música, dança e contação de histórias. Além disso, frequentadores poderão contar com serviços de aferição de pressão e testes de glicemia. Já na Arie do Curió vai rolar muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema. “Propicia à população cearense a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação”, destacou o titular da Sema, Artur Bruno. Ainda conforme o secretário, em virtude da pandemia, não será permitida a realização de qualquer evento que gere aglomeração.


Serviço
Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: das 7 às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

Com informações do O Povo Online



#ARTIGO_DE_30_11_2020
É UMA NOVA ERA COM A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO CIDADÃ QUE MARACANAÚ VAI SE LIVRAR DE UM VÍRUS DA VELHA POLÍTICA DISSEMINADO NOS ÚLTIMOS 16 ANOS? ALÉM DE MONITORAR, COBRAR E MANDAR NOS POLÍTICOS, QUE SÃO FUNCIONÁRIOS DO ELEITORADO
Definindo cidadania, já que o processo de comunicação é criado para construir a cidadania, vamos entender do que se trata. De acordo com a pesquisadora Cicília Peruzzo, ser cidadão é: "Ter direito de ver-se protegido legalmente, de locomover-se, de interferir na dinâmica, de votar e ser votado, de expressar-se.” Ainda conforme destaca  a autora, o conceito de cidadania é bem mais amplo, como veremos a seguir. Construindo o cidadão, Cicília Peruzzo acrescenta que a definição de cidadania também contempla aspectos como: "Ter o direito de morar numa casa digna, de comer bem, de poder estudar e trabalhar”. Critérios igualitários ajudam a consolidar o conceito de cidadão, que, de acordo com a fundamentação da autora: "É ter o direito de participar, com igualdade, na produção, na gestão e na fruição dos bens econômicos e culturais”. Ferramentas disponíveis, o direito à informação é a maneira mais eficiente (senão a única) de assegurar a consolidação da cidadania. Devemos considerar que o fortalecimento (empoderamento) dos indivíduos advém do conhecimento (reconhecimento) de seus direitos e deveres. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão- 1789 diz que a declaração Universal dos Direitos Humanos prevê o direito à informação como essencial à vida cidadã. ENTÃO! O QUE A 3ª VIA PROPÕE: "UM NOVO OLHAR PRA MARACANAÚ" COM OS POLÍTICOS FUNCIONÁRIOS DO ELEITORADO TENDO QUE MUDAR MUITO, JÁ DEVE  ACONTECER? A tendência que sim! O eleitorado agora vai estar no dia-a-dia se educando com as ações do EL-PARTICIPA, participando diretamente ou não, assim fazendo com que a gestão pública seja cobrada de acordo com as leis. Que os funcionários políticos agora vão ter que trabalharem corretamente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários