Dep. do partido de grupo político de Maracanaú apalpa seio de deputada é afastado 1 dia depois; veja vídeo

"O que é necessário para um deputado que comete assédio em pleno plenário é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado", disse a deputada, momentos depois da decisão partidária.



Para a deputada estadual Isa Penna (PSOL), a decisão do Cidadania em afastar o deputado estadual Fernando Cury do partido não é suficiente. "O que é necessário para um deputado que comete assédio em pleno plenário é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado", afirmou ao UOL após reunião jurídica.

Para ela, essa é uma "obrigação moral e cívica" do Cidadania e também da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

" Nós estamos falando de assédio em pleno plenário, em plena sessão, com todas as câmeras ligadas."Isa Penna (PSOL-SP)

Na tarde de hoje, a deputada está reunida com advogadas e assessores jurídicos para avaliar os próximos passos a serem tomados em relação ao caso.

"O mandato [da deputada Isa Penna] está no aguardo de orientação para novos passos a tomar. As advogadas Mariana Serrano, Danyelle Galvão e Júlia Almeida, além de colegas de profissão da deputada, são também militantes feministas", diz uma nota divulgada hoje pela assessoria da deputada.

O Cidadania informou na tarde de hoje que afastou o deputado estadual Fernando Cury de todas as funções do partido. A decisão acontece após Cury ser filmado apalpando a deputada Isa Penna durante uma sessão na Alesp.

Mais cedo, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e o presidente estadual do partido em São Paulo, deputado Arnaldo Jardim, apresentaram uma representação contra Cury ao conselho de ética da sigla. A primeira reunião da comissão deve acontecer já na noite de hoje.

Entre as medidas que podem ser definidas pelo conselho de ética, está uma possível expulsão do deputado da sigla, confirmou Freire ao UOL.

"Pela gravidade do caso, talvez a expulsão seja o que possa vir a ser definido", disse o presidente do partido.

Cury diz não ter sido informado do afastamento

Procurada pela reportagem, a assessoria de Cury afirmou que os esclarecimentos necessários poderiam ser encontrados na nota e no pronunciamento dele na Alesp.

Em nova nota, Cury escreve não ter sido informado oficialmente pelo partido da decisão de afastamento de suas funções diretivas no Cidadania.

"Também ressalto que não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética, e por isso, tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", concluiu.

Com informações do UOL

#ARTIGO_DE_14_12_2020

SABIA QUE A CIDADANIA ATIVA É CRIADORA DE NOVOS DIREITOS E ESPAÇOS? QUE FOI UM MOVIMENTO DE CONSELHOS POPULARES QUE CONSEGUIRAM A CRIAÇÃO DO SUS? QUE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS GARANTE A SOBERANIA POPULAR E A PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL? QUE O CIDADÃO PODE SE CAPACITAR PARA SE LIVRAR DA CIDADANIA PASSIVA? QUE O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO  (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ NA VIRADA POLÍTICA VAI MOSTRAR QUE TEMOS QUE SER "PESSIMISTA NA ANÁLISE, OTIMISTA NA AÇÃO"? SEGUNDO O FILÓSOFO, JORNALISTA E HISTORIADOR ITALIANO ANTÔNIO GRAMSCI

Na luta, capacitando-se, cada vez mais, para um novo desafio na sociedade. Recém-formado em Jornalismo, no Centro Universitário Estácio do Ceará, resolvi além de servir Maracanaú na comunicação e esporte, também encabeçar movimentos para UMA VIRADA POLÍTICA, tipo a virada cultural mais voltada pra política. Todas as ações já executadas, e as que ainda virão, já repercutem até fora de Maracanaú; o que motiva mais ainda ser UM CIDADÃO ATIVO APAIXONADO POR UMA CAUSA. Depois do movimento A TERCEIRA ALTERNATIVA que impulsionou cidadãos ativos  erguerem a bandeira da 3ª VIA em Maracanaú, o Jornalista MARACANAUENSENEWS não para. Um dia depois das eleições 2020, como prometido, já lançou o EL-PARTICIPA. Nos últimos dias, assisti uma palestra da Escritora do Livro Cidadania Ativa, a M. Victoria Benevides, que desde os 14 anos de vida é uma cidadã ativa. Participante de movimentos populares, sociais e políticos. Depois de 30 anos lecionando no Curso Superior lançou este livro. Já captei conhecimentos que serão replicados no Movimento Eleitor Participativo em Maracanaú. O EL-PARTICIPA JÁ VAI MONITORAR E ANALISAR OS PASSOS DOS POLITICOS DE MARACANAÚ? JÁ A PARTIR DO DIA 1º DE JANEIRO DE 2021 Isso mesmo! Agora em Maracanaú vai ter "análise jornalística" do que os vereadores e prefeito,  funcionários dos cidadãos fazem no dia-a-dia dos seus empregos. Vamos também apontar caminhos para a gestão municipal atender as necessidades e desejos prioritários da população. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários