Em Maracanaú: alunos vão fazer duas séries no mesmo ano em 2021, devido à pandemia

 O ano letivo de 2021 também poderá ser reprogramado, aumentando-se os dias de aulas e a carga horária. Cada instituição de ensino vai realizar avaliações diagnósticas do desempenho dos alunos, dentro deste prazo de dois anos, mas seguindo seus próprios critérios.



No Ceará, o Conselho Estadual de Educação (CEE) está finalizando o texto de uma resolução na qual serão definidas as orientações para a rede pública no próximo ano letivo


Além de permitir a ampliação da validade do ensino remoto para dezembro do ano que vem, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no último dia 6, a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 nas redes de ensino da educação básica, por meio de um continuum curricular de dois anos.


Conforme a resolução, será permitido um reordenamento curricular do que restar do ano letivo de 2020. Consequentemente, o ano letivo de 2021 também poderá ser reprogramado, aumentando-se os dias de aulas e a carga horária.


Membro do CNE e catedrático da Universidade de São Paulo (USP), Mozart Neves Ramos explica que a pandemia da Covid-19 se trata de uma situação emergencial, que permite a integração de ciclos.  


Cada instituição de ensino vai realizar avaliações diagnósticas do desempenho dos alunos, dentro deste prazo de dois anos, mas seguindo seus próprios critérios. "Isso é autonomia de cada rede. Nesse ponto o Conselho [Nacional] não se envolveu", endossa Mozart Neves Ramos.


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A partir disso, deverá ser definido um plano de atividades de aulas, tomando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  


Em São Paulo, por exemplo, os estudantes da rede pública de ensino serão avaliados em oito bimestres, e não nos quatro bimestres usuais. Portanto, o fim de 2020 não vai resultar, necessariamente, no fim de um ciclo. "Você vai integrar os conhecimentos de uma maneira lógica, de forma mais sistêmica, e não mais fragmentada anual".


No Ceará, o Conselho Estadual de Educação (CEE) está finalizando o texto de uma resolução, na qual serão definidas as orientações para a rede pública no que se refere ao próximo ano letivo. Ainda não há data prevista para a conclusão.  


"Com sensibilidade e responsabilidade, não vamos deixar os alunos para trás. A partir do nível em que se encontrar cada aluno, vamos replanejar e revisar o calendário pedagógico", garante a presidente do CEE, professora Ada Pimentel.


Para que a fusão dos dois anos se torne viável, as instituições de ensino de todo o País são orientadas a priorizar as chamadas atividades essenciais, em detrimento dos conteúdos complementares

Legenda: Para que a fusão dos dois anos se torne viável, as instituições de ensino de todo o País são orientadas a priorizar as chamadas atividades essenciais, em detrimento dos conteúdos complementares

Foto: Fabiane de Paula

Foco nas atividades essenciais 

Mãe de duas estudantes do 2ª ano do ensino médio, a autônoma Zuleide Souza de Lima considera "complicada" para os alunos a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, tendo em vista que as matérias vão ficar acumuladas.  


O que tornaria ainda mais "pesada" a rotina de estudos dos alunos que, como suas filhas, vão se preparar para o Enem. "São matérias que vão acumular e lá na frente vão ser cobradas e os alunos não vão saber responder", resume a dona de casa.    


Ramos, por sua vez, esclarece. Para que a fusão dos dois anos se torne viável e os anos letivos de 2022 em diante não sejam impactos, as instituições de ensino de todo o País são orientadas a priorizar as chamadas atividades essenciais, em detrimento dos conteúdos complementares. 


“As atividades previstas na BNCC compreendem basicamente 60% do currículo, que deixava 40% para as escolas complementarem, de acordo com o interesse do plano pedagógico. E a fusão desses dois anos será com base nessas atividades previstas na BNCC. Esses 40% de complementaridade não tem como você dar”, esclarece Ramos.

"O Enem vai seguir muito a BNCC. Então, se fizer direitinho a fusão de dois anos, com as aprendizagens essenciais esperadas pela BNCC, o prejuízo será muito menor", soma. 


Ano suplementar

A fusão dos anos letivos 2020 e 2021 ainda vem acompanhada de outra permissão importante.


O texto da resolução aprovada pelo CNE indica que os sistemas de ensino da rede escolar pública poderão matricular o concluinte do Ensino Médio, excepcionalmente e mediante disponibilidade de vagas, em "períodos de estudos flexíveis, presenciais ou híbridos, de até um ano letivo suplementar, no ano subsequente ao afetado pelo estado de calamidade pública". 


Portanto, o estudante que se sentir prejudicado pode voltar a estudar. "Esse aluno do 3º ano vai poder fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e, se ele não passar por conta dessa preparação que não foi adequada, ele pode fazer um quarto ano. É como se ele pudesse voltar ao 3ª ano pra suprir essas deficiências que não foram corrigidas a tempo de ele fazer o Enem em janeiro de 2021", afirma o membro do CNE.  


"O Conselho [Nacional] não fecha, mas abre caminhos, possibilidades e indica condições [na resolução]", defende Ada Pimentel.


Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_de_19_10_2020
VAMBORA AVALIANDO 0UTRA VIA VELHA! HÁ 3 DÉCADAS NA POLÍTICA DISPÕE DE CANDIDATO QUE EM MANDATOS, HÁ UMA DÉCADA, NÃO TEVE CORAGEM DE DENUNCIAR OS DESMANDOS EM MARACANAÚ; PORQUE SEGUNDO UM APOIADOR SEU QUE VIVE VIRANDO A CASACA, UMA POLÍTICA DA OUTRA VIA VELHA, HÁ ANOS, PERGUNTOU AO  "DITO CORAJOSO QUE FOI CALADO" SE IA QUERER TER FAMILIAR POLÍTICO, DO QUAL ELE É SOMBRA, SENDO  DESMASCARADO; AGORA VEM COM CONVERSA FIADA QUE TEM CORAGEM; SÓ SE FOR PROVOCANDO AGLOMERAÇÕES QUANDO MARACANAÚ PODE ESTAR TENDO UM SURTO NA PANDEMIA; O NOVO OLHAR  COM REVITALIZAÇÃO DA POLÍTICA ESTÁ OU NÃO  ESTÁ NA 3a VIA? 
Então! Percebe-se que nunca os integrantes da velha política agem com "hombridade" para dar espaço a uma VIA NOVA. Tentam é não parar de enganar, com candidatos novos só na idade, mas o DNA É DA POLÍTICA VELHA. Daí a importância da avaliação dos candidatos. E a imprensa auxiliando com informações contextualizadas ao longo da vida dos candidatos.
É só pesquisar que dar pra chegar a esta conclusão. Por isso que não agregou forças em Maracanaú.  E estar iludido que em sendo apadrinhado por um ícone da política estadual os maracanauenses vão lhe encher de sufrágios. Só que estar provado que transferência de votos não é só querer não. É só ver o que aconteceu nas últimas eleições em Maracanaú. Que cada eleição A OUTRA VIA VELHA vem tendo cada vez menos votos, mesmo seu padrinho  cada vez mais tirou mais votos. 
TIPO O QUE A OUTRA VIA VELHA NÃO CONSEGUE ESCONDER E SÓ SE ENGANA QUEM QUER?

Olha só! A danação é grande para se juntar a quem tem dinheiro e que estar evidente que só estão na política por isso. Buscou apoio até de empresário que se envolveu em escândalo de falcatruas recentemente, segundo a imprensa. Outra, que abandonado pela maioria das lideranças políticas críticos a atual VIA VELHA, foi se juntar  a outro empresário que subtende que só entrou na política por influência da fortuna que tem. Que nunca tinha se falado nele em Maracanaú e quer assumir a Prefeitura  3a VIA PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE e sair das mãos de quem é de fora. JORNALISTA MARACANAUENSENEWS estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saberem.



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