Maracanaú: Prefeitura decide que aulas presenciais só voltam em 2021

 Mesmo após a volta às aulas em determinadas etapas de ensino ter sido autorizada para a macrorregião, pelo governo do Estado.

Após a volta às aulas em determinadas etapas de ensino ter sido autorizada para a macrorregião de Saúde da Capital, oito municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) optaram por não retomar as atividades presenciais das unidades municipais neste ano. A decisão é conjunta entre Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

A deliberação foi confirmada em nota pela Prefeitura de Caucaia, na tarde desta quinta-feira (24). A gestão municipal informou que “em conjunto com os municípios que integram a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 1), decidiu continuar as aulas do período letivo de 2020 de forma remota. As aulas presenciais serão retomadas a partir de 2021”.

Nota da assessoria de imprensa de Maracanaú reforça que as aulas no modelo presencial não retornarão este ano para a rede municipal. As assessorias de comunicação de Maranguape e Aquiraz também confirmaram o posicionamento.

No último dia 19, o governador Camilo Santana divulgou que a oferta de aulas presenciais será ampliada em 1º de outubro para mais séries nas escolas da macrorregião de Fortaleza, onde aulas já estão parcialmente autorizadas. Atualmente, apenas creches e pré-escolas da rede privada podem ofertar aulas presenciais. Com a mudança, serão permitidas aulas em mais quatro anos letivos em escolas públicas e privadas.

Em uma sondagem feita pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) no início de setembro, entre todas as 184 cidades cearenses, 125 expressaram a intenção de voltar às aulas presenciais somente no ano que vem.

“Estamos orientando em cada município para que eles possam procurar uma avaliação técnica da parte sanitária, juntamente com a secretaria de saúde municipal e com o conselho de saúde, e, posteriormente, uma avaliação e um complemento para que toda a sociedade possa participar. É uma coisa muito importante que a gente tenha aprovação também dos conselhos municipais de educação”, diz Nilson Diniz, presidente da Aprece.

Segundo ele, a Aprece está oferecendo apoio aos municípios durante esse processo de decisão, garantindo a autonomia de cada prefeitura. “Esperamos que a gente consiga que os nossos alunos tenham retorno daquilo que for possível. Queremos preservar a vida de todos, para que a gente tenha um Ceará mais forte”, afirma.

As aulas presenciais foram suspensas no Ceará em março, no início da pandemia, e foram autorizadas a retomar em 1º de setembro, para turmas do ensino infantil.

O G1 questionou a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) sobre quantos municípios informaram sobre o não retorno das atividades presenciais em 2020. No entanto, a pasta estadual se limitou a responder que cabe aos municípios optar pelo retorno conforme autorização e regulamentação do decreto governamental.

"Desde junho, a Seduc vem realizando um amplo processo de construção do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, baseado no diálogo, por meio de reuniões com as prefeituras e secretarias municipais da Educação. O decreto governamental Nº 33.742, de 20 de setembro de 2020, autoriza uma nova fase de transição para a retomada da educação na macrorregião de Fortaleza, a partir de 1º de outubro, que compreende as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 35% da capacidade; o 1º, 2º e 9º ano do Ensino Fundamental, com 35% dos alunos; a 3ª série do Ensino Médio e educação profissional, com 35% de capacidade e a Educação Infantil, com 50% dos estudantes. Nos demais municípios, foram liberadas apenas as de educação infantil da rede privada, limitadas a 30%. Exceto na região do Cariri".

Com informações do G1 CE



#Artigo_de_21_09_2020
PORQUE FOI A 3ª VIA QUE SAIU EMPODERADA DO PERÍODO DE CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DAS ELEIÇÕES 2020 EM MARACANAÚ? O QUE DEVE VIM POR AÍ QUE VAI FAZER A 3ª VIA "CHEGAR COM TUDO" DIA 15 DE NOVEMBRO? O QUE A 3ª VIA TEM, QUE NÃO TEM VIAS VELHAS? E ASSIM CADA VEZ MAIS MARACANAÚ SERÁ BANHADA PELA ONDA "UM NOVO OLHAR PRA MARACANAÚ E UM BASTA DOS MESMOS"? COMO ESTE ARTIGO SEMANAL, DESDE 2018, FOI FUNDAMENTAL NO LEVANTAMENTO DA BANDEIRA 3ª VIA EM MARACANAÚ? E NOS QUATROS CANTOS O SENTIMENTO DE UMA VIA NOVA É O QUE MAIS FAZ BRILHAREM OS OLHOS DA POPULAÇÃO QUE ESTAR SE ENCHENDO DE ESPERANÇA; AO VER QUE AGORA É A VEZ DAS SUAS NECESSIDADES E DESEJOS.
Olha aí! Foi uma vitória da maioria da população que quer uma VIA NOVA na gestão municipal de Maracanaú, conseguindo em placar quatro candidaturas majoritárias nas Convenções. 
Agora são só menos de dois meses para os quatro candidatos buscarem realizar o sonho de um TEMPO NOVO. Não se preocupar com números e se conscientizarem que cada vez mais os eleitores decidem em quem votarem só bem próximo do Dia da Eleição.
ATÉ AS VIAS VELHAS ESTÃO AJUDANDO A 3ª VIA?
Hunrum! E como... As VIAS VELHAS se desgastaram mais ainda quando uma teve o manda chuva do seu partido se aliando aos seus inimigos e tendo bem menos candidatos a vereadores apoiando-o. E outra lançando "um vice paraquedista e forasteiro" sem a identidade devida com Maracanaú. Isso porque, de tão desgastado que estar em Maracanaú, não conseguiu se quer um nome pra vice. Que há um bom tempo fosse envolvido com o Social em Maracanaú. Desta forma a 3ª VIA parece ter mais conquistado adesão naturalmente, "coisa de vitória a vista" tendo "os ventos ao seu favor".  A BANDEIRA DA 3ª VIA ERGUIDA POR ESTE ARTIGO SEMANAL DESDE 2018 AUXILIOU À ABRIR ESTRADA PARA A VIA NOVA ENPODERAMDO-A?  Sim!  A partir do momento que era mostrado de acordo com a História e a Ciência Política porque existe todo um momento favorável e necessário pra VIA NOVA assumir a Prefeitura de Maracanaú em 2021.

JORNALISTA MARACANAUENSENEWS estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saberem.





Comentários