Maracanaú e outras cidades do CE teve 6 mortes de índios e mais de 800 infectados pelo Covid

 Os povos tradicionais sofrem com problemas históricos, potencializados durante a pandemia, e têm taxa de transmissão da doença ainda ativa.



O Ceará tem mais de 800 índios infectados pela Covid-19 e seis mortes, em 4 cidades do estado. Segundo a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE), 89% dos territórios registram casos.

 Os seis óbitos foram registrados em Caucaia, Maracanaú, Pacatuba e Tamboril. Apenas dois, dos 19 territórios indígenas no Ceará, não registram casos confirmados da Covid-19 entre essa população. Os locais são os municípios de Novo Oriente e Carnaubal.

Os povos tradicionais sofrem com problemas históricos, potencializados durante a pandemia, e têm taxa de transmissão da doença ainda ativa.

Para chegar ao levantamento dos óbitos entre indígenas, a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará considera dados das Secretarias da Saúde do Estado (Sesa) e Municípios. Além de dados da pesquisa realizada pelas organizações indígenas do Ceará. Segundo o boletim, o Estado soma 549 casos confirmados entre indígenas aldeados e não aldeados. Do total, 86 permanecem doentes e 457 se recuperaram.

Um ponto a ser trabalhado no período de pandemia, segundo o coordenador dos Povos Indígenas do Nordeste, João Neto Cassimiro, é a conscientização sobre o não realização de rituais sagrados e festividades.

Segundo a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, os índices mais preocupantes são nos territórios do povo Tremembé, nas cidades de Itarema, com 164 casos de Covid-19 e Acaraú, com 19.

Com informações do CNEWS 


Artigo_de_10_08_2020
ENTÃO! POPULAÇÃO INDIGNADA NAS REDES DA PREFEITURA DE MARACANAÚ COMENTANDO PORQUE NÃO FIZERAM AS OBRAS DE DEZENAS DE BAIRROS; TEM A ESPERANÇA QUE SERÁ A 3a VIA ALIADA AO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL E PPPPs, JUNTOS TRARÃO UM TEMPO NOVO DANDO A DEUS AOS GRUPOS MUITO REJEITADOS QUE JÁ DERAM O QUE TEM PRA DAREM? O GRUPO ROBERTISTA É MAIS REPUDIADO AINDA A COLOCAR LEITOS DE COMBATE AO COVID EM HOSPITAL PARTICULAR, NÃO CONSEGUIR ESTANCAR O ALTO ÍNDICE DE INFECTADOS POR COVID E A PALHAÇADA DO CHEFÃO ENCABEÇAR O MOVIMENTO ELEIÇÕES LIMPAS SE SÓ GANHA ELEIÇÕES PORQUE TORRA R $ MILHÕES NA CAMPANHA E EM 15 ANOS  NÃO MUDOU A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO?
Chega um momento que a população vai pra cima mesmo de uma gestão pública que há muitos anos  praticamente só engana. Depois de uma década e meia o grupo Robertista não fez muitas ações que teriam que ser prioritárias. Praticamente esqueceu a periferia. É a falta que fez um gestor que vivenciou o dia a dia do povo. Até que enfim depois de três décadas surgiu um nome. Capacitado e  com serviços prestados sonha atender as necessidades e desejos dos maracanauenses. PORQUE A 1a E 2a VIA SÓ SE APROVEITA DE MARACANAÚ PARA TER  STATUS  POLÍTICO? NÃO VINDO DO POVO E SIM DA ÁREA NOBRE DA CAPITAL Isso mesmo. Foi um engano os maracanauenses entregar a cidade a um morador da Avenida Beira Mar. E esta Elite achando que os maracanauenses não vão dar UM BASTA DOS MESMOS, mais um do berço de ouro quer se aproveitar de Maracanaú. Agora Maracanaú tem uma 3a Via pra dar um basta nos convênios imorais em que muito dinheiro da Prefeitura são desperdiçados. Como a ida de cerca de uma dezena e meia de leitos pro combate ao Covid, para um hospital particular em Pajuçara. Depois de dispensar o Hospital de Campanha. Que já poderia ter diminuído o número alto de infectados em Maracanaú. Agora o Chefão da situação ainda comete o descalabro de criar Um Movimento para Eleições Limpas. Estaria ele se desculpando da população e não praticando injustiça com a 3a Via Pois o chefão vaiter que dar bom exemplo? JORNALISTA 3ª VIA, estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saber.


Comentários