Em Maracanaú, fabrica quebra devido a redução de vendas

A fábrica já vinha em crise. Vendendo sua matéria prima a outras fábricas concorrentes.


Atenção! A Danone, maior produtora mundial de iogurte, fechou sua fábrica no Ceará, que funcionava no Distrito Industrial de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Em nota enviada a esta coluna, a Danone confirmou o fechamento da fábrica.

A fábrica produzia iogurte e outros produtos lácteos.

Uma fonte do Sindicato da Indústria de Laticínios do Ceará disse a esta coluna que a decisão da Danone foi tomada por causa da queda das vendas, consequência da pandemia da Covid-19, o que não é verdade.

Outra fonte – que produz lacticínios no sertão cearense – também confirmou o fechamento, adiantando que sua empresa está, desde hoje, 27, comprando uma parte do leite que a Danone adquiria de pequenos produtores do Ceará.

O governador Camilo Santana e seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, foram informados na manhã desta segunda-feira, 27, do fechamento da fábrica da Danone em Maracanaú.

Uma terceira fonte diretamente ligada à indústria de lacticínios revelou a esta coluna que a cearense Betânia Lácteos – empresa líder do setor de laticínios no Nordeste – também já passou a receber boa parte do leite destinado à Danone.

A mesma fonte também adiantou que a Betânia está pronta para – depois de uma “compliance” – assumir a gestão da fábrica cearense da Danone.

Esta coluna tentou contato com Bruno Girão, CEO da Betânia Lácteos, mas ele está viajando para a Bahia, não tendo retornando à chamada telefônica.

NOTA DA DANONE

A Danone enviou às 15h40 a esta coluna a seguinte nota:

"A Danone Brasil confirma o encerramento das operações da fábrica de Maracanaú (CE) como parte de uma readequação estrutural que garantirá maior eficiência operacional para manutenção da sustentabilidade do negócio.

"A companhia está prestando todo o suporte necessário aos colaboradores para assegurar boas condições de saída, incluindo pacote de benefícios acima do previsto pela legislação com ajuda externa especializada para apoiar na recolocação no mercado de trabalho, bolsa de estudos, extensão do plano de saúde e ajuda alimentação em função do atual momento.

"A Danone reitera seu compromisso de levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas".

Uma fonte da Danone disse à coluna que os equipamentos da fábrica de Maracanaú que produzem iogurte serão transferidos para a sua unidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

A mesma fonte revelou que, em 2012, a fábrica de Maracanaú produziu 54 Kton; em 2013, 48 Kton. Daí até este ano, as vendas despencaram, sendo que, nos três últimos anos, essa queda foi tão acentuada que inviabilizou a operação da unidade.

Com informações do Diário do Nordeste


#Artigo_de_27_07_2020
PORQUE MARACANAÚ JÁ CHEGOU A 5.000 INFECTADOS PELO CORONAVÍRUS? PORQUE NÃO TEM NADA SOBRE CONTROLE COMO A PREFEITURA QUER QUE A POPULAÇÃO ACREDITE NISSO? COMO O HOSPITAL DE CAMPANHA DO ESTADO QUE FOI DISPENSADO PELA PREFEITURA TERIA REDUZIDO O GRANDE No DE INFECTADOS? PORQUE PARECE QUE PARA O GRUPO ROBERTISTA QUANTO MAIOR O No DE INFECTADOS MELHOR?
PORQUE DEPOIS DE VARIOS MESES DE PANDEMIA A PREFEITURA AINDA NÃO COMBATE O COVID-19 COMO DEVERIA? 
A pandemia atinge mais as cidades que tem uma gestão pública que deixa muito a desejar, segundo especialistas. O controle do vírus também é quando é evitado que haja um grande número de infectados, colocando em prática as medidas mais eficientes. Evitando o sofrimento de centenas e centenas de famílias que sofrem juntos com o familiar contaminado.  Numa situação dessa a Prefeitura jamais deveria dispensar uma Unidade de Saúde de um opositor. Como que um grupo político quer se perpetuar no poder "ilhado" sem parcerias com o Governo do Estado? Não deixando de egoísmo, mesmo em caso de doença e muitas mortes. Querer usar uma pandemia pra uma "queda de braço" com o opositor político abrindo mão de ter mais condições de combater a pandemia, como uma grande força tarefa de fiscalização e atender devidamente os doentes é de uma injustiça "tamanho do mundo".  Quando uma gestão municipal não tem capacidade, por mais tempo que se tem pra resolver um problema, essa não consegue. E cada vez mais aumenta o desejo e necessidade da população de mudar o comando da cidade.
ENTÃO O QUE SERÁ DE MARACANAÚ NO RESTANTE DA PANDEMIA E O QUE DEVERIA SER FEITO PARA EVITAR TANTO SOFRIMENTO? Olha só! A população deve ir pra cima mais ainda. Além do grande número de críticas nas redes sociais, deve fazer mais ainda denúncias na imprensa. Deve compartilhar as denúncias das pessoas indignadas. Denunciar também  o descumprimento das medidas por uma parte da população. Por fim, reivindicar sempre da gestão municipal que cumpra seu dever. Como, está,  sonha em se perpetuar no poder deve logo atender um bocado de gente. JORNALISTA 3ª VIA, estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saber.

Comentários