Em Maracanaú, decreto rígido proibe uso de praças e calçadões e feiras


Tem que comprovar se fará algo essencial para poder sair de casa.
Como também é proibido usar outros espaços públicos.


O prefeito Firmo Camurça, por meio do decreto 3.985 de 11 de maio de 2020, prorrogou até 31 de maio e intensificou as medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e de isolamento e distanciamento social em Maracanaú. O novo decreto municipal estabelece regras ainda mais rígidas para pessoas físicas e jurídicas.
O prefeito Firmo Camurça, por meio do decreto 3.985 de 11 de maio de 2020, prorrogou até 31 de maio e intensificou as medidas de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e de isolamento e distanciamento social em Maracanaú. O novo decreto municipal estabelece regras ainda mais rígidas para pessoas físicas e jurídicas. 
Uso de máscara e isolamento
É obrigatório, em todo o território de Maracanaú, o uso de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas que precisarem sair de suas residências.
Circulação de pessoas
A circulação de pessoas em espaços e vias públicas somente é permitida com uso de máscara e somente para alguns dos seguintes propósitos: deslocamento para farmácias; supermercados e outros estabelecimentos que forneçam itens essenciais à subsistência; deslocamentos por motivos de saúde para hospitais, clínicas e postos de saúde; deslocamento para agências bancárias e similares;  deslocamentos para outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.
Proibidos
Até 31 de maio, estão proibidos: realização de feiras, uso de espaços públicos, tais como praças e calçadões, eventos públicos de qualquer natureza.
Ponto facultativo
O ponto facultativo nos órgãos públicos municipais foi prorrogado até 31 de maio. A medida não se aplica aos equipamentos da área de saúde, que funcionarão normalmente, como Secretaria de Saúde, Hospital Municipal, Hospital da Mulher, UPA 24 da Pajuçara, UAB 24h no Centro, postos de saúde, bem como aos órgãos que prestam serviços essenciais, que estarão em regime de plantão.
Transporte público
Até 31 de maio, a frota do transporte público municipal, regular e complementar de passageiros, está autorizada a circular conforme a demanda de passageiros, desde que ocorra a higienização diária dos veículos.
Motorista, cobrador e passageiros têm que usar, obrigatoriamente, máscara de proteção. Transporte particular de passageiros (táxi e mototáxi) somente poderão circular, com os permissionários e passageiros utilizando máscara de proteção, bem como com a adoção de medidas de higienização com álcool em gel 70%.
Escolas Municipais
As escolas municipais, a partir dia 13 de maio e enquanto durar o isolamento social, ficarão com as aulas presenciais suspensas. As atividades letivas serão realizadas mediante atividades não presenciais, conforme Parecer nº 05/2020 do Conselho Nacional de Educação e Regulamento da Secretaria de Educação, desde que viável operacionalmente. 
Regras obrigatórias para as empresas
Os serviços e atividades autorizados a funcionar, de acordo com o Decreto Estadual nº 33.519, de 2020 e suas alterações, deverão:
i) Disponibilizar álcool 70% a clientes e funcionários, preferencialmente em gel;
ii) Uso obrigatório, por todos os trabalhadores, de máscaras de proteção, bem como de outros equipamentos de proteção individual;
iii) Impedir o acesso ao estabelecimento de pessoas que não estejam usando máscaras e garantir o distanciamento social mínimo de 2 (dois) metros entre clientes;
iv) Autorização para ingresso nos estabelecimentos de somente uma pessoa por família;
v) Atendimento prioritário das pessoas do grupo de risco da COVID-19;
vi) Afixar avisos, nas respectivas entradas, informando sobre a obrigatoriedade de uso de máscaras de distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas.
Autorização excepcional de funcionamento de empresas
O decreto autoriza o funcionamento, em caráter excepcional, de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços de Maracanaú, com a finalidade de produzir insumos hospitalares, materiais de limpeza e de higiene, equipamentos de proteção individual (EPI´s), máscaras protetoras e vestimentas hospitalares destinados aos profissionais da área da saúde que trabalham na linha de frente ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19), assim como destinados a doação e à população em geral e aos demais servidores públicos, bem como aos que estão auxiliando na execução dos serviços essenciais de atendimento à população.

Com informações do CNEWS

#ARTIGO_DE_11_05_2020
COMBATE AO IMPACTO DA PANDEMIA EM  MARACANAÚ CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR; ALÉM DE MAIS DE 1.300 OCORRÊNCIAS ENTRE MORTOS, INFECTADOS E SUSPEITOS, POR COVID-19, EM 55 DIAS DE ISOLAMENTO SOCIAL, A PREFEITURA SÓ DEU UMA "MÃO CHEIA" EM KITS DE ALIMENTOS AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA E CONTAVAM COM FEIJÃO ESTRAGADO E IOGUTE PRESTES A VENCER, SEGUNDO DENÚNCIAS; NEM FALAM EM AUXILIO FINANCEIRO; CADÊ O DINHEIRO DA CÂMARA E  SECRETARIAS PARADAS?
Mais cedo ou mais tarde, por mais que se esconda reais pretensões, a verdade vem a tona. Em Maracanaú, com a Pandemia estar sendo demostrado que o grupo político Robertista é incapaz e/ou desinteressado, pensando primeiro só em se dar bem na gestão pública e depois o que "sobrar" será feito para o povo. PORQUE SE TEM ESTA CONCLUSÃO? Por conta, das ações pífias, que em boa parte de quase dois meses de isolamento social a Prefeitura executou. E só faz algo quando é pressionado a fazer, por conta de estar acontecendo em outros lugares. Com isso a letalidade do novo coronavirus em Maracanaú é superior a 11%, quase o dobro da nacional. ORA, E COMO DAVA PRA TER EVITADO ISSO? Com competência e muita vontade de servir a maioria dos maracanauenses. E a gestão do grupo Robertista ter parado de ser os que mais se beneficiam dos recursos municipais. Também se tivesse levado o isolamento mais sério, deixado pra lá o "oposicionismo" ao governador e ter "arregaçado as mangas" no combate a Pandemia como deveria. COM FISCALIZAÇÃO, MUITO ANTES, E OS RECURSOS DA CÂMARA  E SECRETARIAS PARADAS  DESTINADOS A PANDEMIA, MARACANAÚ NÃO ESTARIA SOFRENDO TANTO? Exatamente! tinha evitado uma grande contaminação da população e poderia ter um hospital mais equipado, evitando dezenas de mortes. Além de ter criado um AUXILIO FINANCEIRO MENSAL para as pessoas se alimentarem adequadamente e terem imunidade maior.
EM VEZ DISSO DERAM ALIMENTOS ESTRAGADOS E QUASE VENCIDOS? É o que lideranças publicaram em redes sociais, depois de receberem reclamações das famílias que receberam kits de alimentos nas escolas.
 JORNALISTA 3a. VIA CONTINUA ENTENDENDO E EXPLICANDO TUDO O QUE A POPULAÇÃO NÃO PODE

Comentários